terça-feira, 6 de outubro de 2009

Diocese de Lamego com 5 novos Diáconos

A Sé Catedral de Lamego foi pequena para acolher todos aqueles que participaram na ordenação de 5 novos Diáconos da Diocese de Lamego. O solene Pontifical foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. Jacinto Botelho, e teve início pelas 16h.

Os novos Diáconos são o André Pereira, natural de S. Joaninho, concelho de Castro Daire; o António Giroto, natural de Mós, Parada de Ester, também do concelho de Castro Daire; o Bernardo Magalhães, natural de Cedofeita, concelho do Porto; o José Filipe Pereira, de Nespereira, concelho de Cinfães; e o Tiago Cardoso, natural da Paróquia da Sé de Lamego.

Participaram na celebração cerca de 70 sacerdotes, provenientes de várias Dioceses, entre os quais se contava o Rev. D. Luís Aranha, Abade do Mosteiro Beneditino de Singeverga, e tio de um dos novos diáconos.

Na homilia, o Sr. D. Jacinto referiu que a odenação diaconal “é antes de tudo motivo para agradecermos ao Senhor a liberalidade deste Dom absolutamente gratuito da Sua Graça que ninguém merece, e que por isso mesmo exige de cada um uma resposta sem calculismos, sem ambiguidades, e que seja expressão duma disponibilidade para o serviço generosa e sempre cuidada.”

Referindo-se ao Ano Sacerdotal convocado pelo Santo Padre, o Sr. Bispo de Lamego acrescentou que a “fidelidade e testemunho só podem ser garantidos por uma piedade robustecida no conhecimento profundo da Palavra de Deus, assiduamente reflectida e rezada, e alimentada todos os dias na Eucaristia celebrada no Santo Sacrifício do Altar e demoradamente adorada no Santíssimo Sacramento. A oração deve ser o clima normal da nossa vida, a nossa permanente respiração espiritual.”

Dirigindo-se àqueles que, pouco depois, receberiam a ordenação diaconal, fez-lhes notar que “o carinho e a delicadeza, a afabilidade e a atenção, a compreensão e o perdão, são qualidades que a relação com os outros, privilegiando, como Jesus, os mais pequeninos, os pobres, os que sofrem, os fracos, os incompreendidos, os marginalizados, os abandonados e sem voz, vai consolidando, aperfeiçoando e purificando, para que o rosto do Bom Pastor se torne em vós mais perceptível pelos que servireis em Seu nome.”

Depois da homilia, seguiu-se o rito de ordenação. No final da Santa Missa, os familiares a amigos dos novos diáconos tiveram oportunidade de os saudar nos claustros da Sé de Lamego.

Algumas fotografias:






Fotos gentilmente cedidas por FOTOCONTA

Sem comentários:

Enviar um comentário