terça-feira, 6 de outubro de 2009

III Assembleia Geral do Clero da Diocese de Lamego

No dia 5 de Outubro, o presbitério da Diocese de Lamego reuniu no Seminário Maior de Lamego. A III Assembleia do Clero desta Diocese foi presidida pelo Sr. Bispo, D. Jacinto Botelho.

O encontro, com início marcado para as 9h30, começou com a recitação da Hora Intermédia.

Na sua saudação inicial, o Sr. Bispo de Lamego comentou uma passagem da Segunda Epístola de S. Paulo aos Coríntios (2Cor 13, 11): “Irmãos, vivei com alegria; trabalhai pela vossa perfeição; animai-vos uns aos outros; tende os mesmos sentimentos; vivei em paz.” Dizia o Sr. D. Jacinto que “trabalhar pela própria perfeição é a luta pela santidade, com um plano de vida espiritual, com uma intensa vida sacramental, não só como dispensadores dos sacramentos, mas também como primeiros beneficiários desses mesmos sacramentos, em especial no sacramento da reconciliação”.

Dirigindo-se aos poucos mais de 70 sacerdotes que marcaram presença, o Sr. Bispo referiu que “é importante que nos ouçamos uns aos outros, mas é ainda mais importante ouvirmos o Espírito Santo para procurarmos cumprir a a vontade de Deus. Entregamos os bons frutos deste encontro a Nossa Senhora e invocamos também o Santo Cura d'Ars, para que este Ano Sacerdotal produza na nossa vida uma maior fidelidade a Cristo.”

Em seguida, o Rev. P. José Abrunhosa, Secretário do Conselho de Presbíteros e Pároco de Almacave, introduziu um painel, no qual participaram o Dr. Joaquim Sarmento, a Prof. Cristina Teixeira, o Prof. Delfim Morgado e a Dr. Susana Matias. A estes quatro leigos foi pedido que falassem sobre o que esperam dos sacerdotes e quais as prioridades que devem ser dadas ao exercício do ministério sacerdotal. Todas as intervenções foram muito apreciadas e, na sua variedade, transmitiram aos sacerdotes várias ideias interessantes.

Seguiu-se um momento de partilha de testemunhos e de interpelação entre os sacerdotes e o Sr. Bispo.

Os trabalhos da parte da manhã terminaram com a intervenção do Rev. P. Jorge Madureira, Secretário da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios. Na sua comunicação, procurou resumir em vários pontos as várias intervenções da manhã, relacionando-as com as conclusões do recente Simpósio do Clero, que decorreu em Fátima no início do passado mês de Setembro.


Na parte da tarde, o Rev. Cón. José Manuel Melo, responsável do Secretariado da Catequese da Diocese de Lamego, apresentou a programação para o ano pastoral na Diocese de Lamego que, este ano, “aprofunda o sentido e a vivência do Sacramento da Eucaristia, como centro da comunidade eclesial e referência fundamental para a santificação pessoal e comunitária”.

Sem comentários:

Enviar um comentário