sexta-feira, 26 de junho de 2009

Seminário de Resende e outras instituições celebram protocolos

No pretérito dia 24 de Junho, dia de S. João, realizou-se, no Governo Civil de Viseu, a assinatura de um Contrato Programa de Equipamentos Urbanos de utilização Colectiva, entre a Direcção-Geral das Autarquias Locais, a CCDRN e o Seminário Menor de Resende. Presidiu à cerimónia de assinatura dos contratos de financiamento o Secretário de Estado Adjunto da Administração Local, o Dr. Eduardo Cabrita.

Este SubPrograma 2 tem como destinatários as instituições privadas sem fins lucrativos e que prossigam interesses públicos. Os projectos apoiados visam o financiamento de infra-estruturas de cariz religioso, desportivo, cultural e recreativo, cujos montantes de investimento não excedam os 100 mil euros.

O governo assumiu, através deste contrato, a comparticipação da requalificação do Centro de Acolhimento e Formação, situado no Seminário de Resende. Em concreto, o apoio, em 70% dos custos da obra, destina-se à requalificação da “camarata do fundo”. Atendendo às diversas iniciativas de formação e acolhimento que nos últimos tempos se têm realizado no Seminário de Resende (Cursos de Acólitos, Encontros para Ministros Extraordinários da Comunhão, Retiros, Encontros de Férias, Reuniões de Grupos de Pastoral), consideramos oportuno este investimento na requalificação da “camarata do fundo”. Este espaço ficará dotado de vinte quartos, podendo albergar até cerca de cinquenta pessoas. Para além da rentabilização desta estrutura, que estará ao serviço da Igreja e das comunidades, esta será, por certo, a melhor forma de preservamos um dos lugares mais emblemáticos do Seminário de Resende e um dos que mais significativas recordações sempre deixou em todos aqueles que um dia passaram pelo Seminário de Resende: as camaratas.

Em nome de toda a comunidade do Seminário fica registada uma palavra de sincero agradecimento o eng. António Borges, presidente da Câmara Municipal de Resende, pelo interesse e apoio dispensado ao longo da candidatura e, sobretudo, pelo estímulo fortificante que sempre tem concedido ao Seminário de Resende. Ao Eng. Carlos Arão e à sua equipa de trabalho o nosso reconhecimento pela elaboração do projecto.

Pe. Paulo Alves

Além do Seminário de Resende, foram ainda contempladas outras 3 instituições da Diocese de Lamego, pertencentes às paróquias de Vila da Rua, Cinfães e Várzea da Serra.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Falecimento

Entrou na Casa do Pai o Rev. Sr. Pe. Joaquim Sobral Ferreira Esteves, Sacerdote da Congregação dos Missionários do Espírito Santo, que residia em Freixo de Numão, no concelho de Vila Nova de Foz Côa.

As exéquias terão lugar na manhã desta terça feira, pelas 11h30m, em Freixo de Numão.

Pe. Dr. Correia Duarte apresenta "A viúva de Goujoim"


O Rev. Sr. Pe. Dr. Joaquim Correia Duarte apresentou um novo livro, cujo título é "A viúva de Goujoim".

A apresentação oficial ocorreu no passado dia 25 de Abril, no Auditório da Câmara Municipal de Resende. No entanto, no passado domingo, dia 07 de Junho, ocorreu uma outra apresentação promovida pela Câmara Municipal de Armamar. Esta última esteve a cargo do Rev. Sr. Pe. Fernando Artur Mergulhão.

O livro, baseado numa história verdadeira, procura retratar a realidade da emigração para o Brasil nas décadas de meados do século passado.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Assembleia Diocesana das Famílias

Assembleia Diocesana de Famílias


20 de Junho, VI Assembleia Diocesanda Família. Tabuaço. Uma oportunidade para destacar o papel da família na construção de uma sociedade mais solidária, mais fraterna, mais compreensiva.
A família é fundamental para a sociedade. A família é fundamental para a Igreja. É nela que se aprendem os sentimentos, é nela que se aprende a amar.
O tema vem de encontro aos 50 anos do Monumento ao Cristo Rei, em Almada, celebrando o Sagrado Coração de Jesus, que celebrámos, em toda a Igreja, no dia anterior (19 de Junho) e do Imaculado Coração de Maria, que se celebrava hoje.
Iniciou-se o encontro pelas 10 horas, no Auditório do Centro de Promoção Social de Tabuaço, com a Oração da Manhã. Para depois tomar a palavra o Professor universitário Juan Ambrósio, procurando desenvolver a temática proposta: "Família: do Coração de Deus ao Coração do Homem.
Estiveram representadas várias paróquias do Arciprestado de Tabuaço (Arcos, Chavães, Távora, Pinheiros, Tabuaço), do Arciprestado de Moimenta da Beira, do Arciprestado de Sernancelhe e do Arciprestado de Lamego.
Da parte de tarde, uma caminhada que se realizou no Parque Abel Botelho, mais conhecido como lugar do Calvário, onde se representaram alguns quadros e onde famílias deram o seu testemunho de vida cristã. A parte de tarde contou também com os meninos da catequese paroquial de Tabuaço. Seguiu-se a Eucaristia, presidida pelo nosso Bispo, D. Jacinto.


In Paróquia de Tabuaço

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Secretariado da Pastoral Juvenil convida a participação no Festival Jota

O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Lamego convida todos os jovens a participar no Festival Jota, que ocorrerá na Diocese de Aveiro, nos dias 24, 25 e 26 de Julho.

Em Carta dirigida aos Sacerdotes e Grupos de Jovens da Diocese, o Secretariado fornece as informações pertinentes à participação neste evento. Essas informações podem ser consultadas AQUI>> ou no site oficial do Festival Jota.

Entre as actividades, especialmente dirigidas aos jovens, destacam-se os concertos musicais, os fóruns e a celebração eucaristica conclusiva, que será presidida pelo Sr. D. António Francisco dos Santos, no último dia do Festival.

Carta para a proclamação do Ano Sacerdotal de S. S. Bento XVI

Com data de 16 de Junho, o Santo Padre Bento XVI escreveu uma Carta a convocar um Ano Sacerdotal, com início no dia 19 de Junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e 150º. aniversário da morte de S. João Maria Vianney.

Texto integral da Carta>>

Agenda

O Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo de Lamego, presidirá à Assembleia Diocesana de Famílias, que decorrerá em Tabuaço, durante o dia de amanhã.

No Domingo, 21 de Junho, o Sr. Bispo presidirá à celebração dos Crismas na Paróquia de Cinfães, que terão início pelas 10h00.

Por sua vez, o Sr. Vigário Geral conferirá o Sacramento do Crisma na Paróquia de Avões, depois de descerrar a inauguração das obras de restauro da Igreja Matriz daquela Paróquia.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

D. Jacinto Botelho presente nas Jornadas Pastorais da CEP

Tiveram início, hoje, ao início da tarde, as Jornadas Pastorais da Conferência Episcopal Portuguesa.

Da Diocese de Lamego, além do Sr. Bispo, estão presentes o Sr. Vigário Geral e o Sr. Pe. Adriano Monteiro Cardoso, Director da Cáritas Diocesana de Lamego.

Mais informação em Agência Ecclesia

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Agenda episcopal

No dia 13 de Junho, o Sr. D. Jacinto fará a visita pastoral às paróquias de Póvoa de Penela (10h00) e de Penela da Beira (16h00), no Arciprestado de Penedono.

No dia 14 de Junho, o Sr. Bispo administrará o Sacramento da Confirmação na Paróquia de Almacave (10h00) em Lamego e, da parte da tarde, na Paróquia de Picão, Arciprestado de Castro Daire (16h00).

Também no dia 14 de Junho, o Sr. Vigário Geral administrará o Sacramento do Crisma na Paróquia de Penajóia, Arciprestado de Lamego (10h00).

Festa do Corpus Christi

À semelhança do que aconteceu um pouco por todo o Orbe católico, também na Diocese de Lamego foi vivida intensamente a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.

Na cidade, as Paróquias da Sé e de Almacave, à semelhança do que acontece há já vários anos, uniram as suas comunidades numa única celebração, que contou com a presença do Sr. Bispo, que presidiu à Santa Missa na Sé, e tomou parte na procissão com o Santíssimo Sacramento.

Em todas as Paróquias da Diocese, sucederam-se procissões e actos de adoração à Eucaristia.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Reunião do Conselho de Presbíteros

Na próxima sexta feira, dia 12 de Junho, reunirá o Conselho de Presbíteros da Diocese de Lamego.
Da agenda da reunião consta uma reflexão sobre a situação do Seminário Maior de Lamego no âmbito do "Processo de Bolonha" e da consulta efectuada aos sacerdotes da Diocese de Lamego.
Um dos temas também a ser tratado será a análise dos espaços pastorais, com o estudo sobre uma eventual associação de Arciprestados em ordens a futuras colocações de sacerdotes.
A reunião do Conselho de Presbíteros terá lugar na Casa de S. José, em Lamego, terá início às 10h00 e será presidida pelo Sr. Bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho.