quinta-feira, 30 de julho de 2009

Regresso de emigrantes

Nesta altura do ano, à semelhança do que acontece noutras partes do país, a população da Diocese de Lamego aumenta consideravelmente com o regresso de muitos emigrantes que aproveitam os meses de Verão para regressar à Diocese.

Por isso, nas comunidades cristãs da Diocese, as várias estruturas (Diocese, Paróquias, etc.) esforçam-se por atender às necessidades daqueles que chegam do estrangeiro e procuram serviços religiosos. E esta situação é um desafio e uma nova oportunidade de evangelização, pois são mais as pessoas que, quer através das festas populares, quer através da procura dos sacramentos, recorrem à Igreja e aos seus Pastores.

É, também, nos meses de Julho e Agosto, que são passadas um maior número de licenças para a celebração dos sacramentos, nomeadamente matrimónios. No entanto, uma análise puramente numérica demonstra como, nos últimos anos, temos assistido a um decréscimo acentuado no número de matrimónios católicos (que os dados oficiais do INE confirmam).

No final do ano passado, a Diocese de Lamego registou cerca de seis centenas de casamentos católicos realizados ao longo do ano. Este ano, pelos dados actualmente disponíveis, devemos ficar áquem desse número. Estes dados têm concerteza várias explicações (entre as quais está o decréscimo da população mais jovem). No entanto, numa Diocese que, há menos de 10 anos realizava cerca de dois mil casamentos canónicos, os números demonstram uma progressiva descristianização da população, que torna ainda mais urgente a tarefa de uma nova missão evangelizadora a nível diocesano.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Nota da Vigararia Geral da Diocese de Lamego sobre a Gripe A (H1N1)

Em consonância com as recentes tomadas de posição de alguns Bispos e da Comissão Nacional da Pastoral da Saúde, torna-se oportuno prestar alguns esclarecimentos aos sacerdotes e aos demais fiéis da Diocese de Lamego. Assim:

1. É necessário que todos nos esforcemos por impedir, dentro das nossas possibilidades, a disseminação da Gripe A (H1N1), seguindo os conselhos que as autoridades sanitárias civis fornecem a todos os cidadãos, para a contenção da propagação da doença.

2. A Carta Circular enviada a todos os sacerdotes pela Comissão Nacional da Pastoral da Saúde contém um conjunto de orientações para as comunidades cristãs, que devem ser consideradas como recomendações úteis, não constituindo, porém, qualquer tipo de imposição ou norma litúrgica.

3. Importa respeitar as sugestões relativas à higiene das mãos e ao arejamento dos templos.

4. Convém simplificar o rito da paz, atribuindo-lhe a qualidade que as normas litúrgicas recomendam, isto é, saudando apenas a pessoa que está do lado direito e a que está do lado esquerdo.

5. Deve fazer-se a distribuição da Sagrada Comunhão com toda a dignidade, evitando qualquer risco acrescido de propagação da doença.

6. É esta uma ocasião propícia para lembrar a todos os fiéis, quer comunguem na boca quer comunguem na mão, a forma correcta de o fazerem e o máximo respeito que nos deve merecer o Santíssimo Sacramento.

7. A autoridade eclesiástica acompanha de perto a situação da evolução da Gripe A, e, se for caso disso, posteriormente dará outras indicações concretas sobre o modo de proceder nas assembleias litúrgicas.

Lamego, 22 de Julho de 2009
O Vigário Geral: Joaquim Dias Rebelo

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Missa Nova Pe Miguel Peixoto

Imagens da Missa "Nova" de Pe. Miguel Peixoto, da Diocese de Lamego, celebrada em Vila Nova de Foz Côa, a 12 de Julho de 2009

Os padres não se regem pela popularidade


O bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho, considerou que os padres "não são embaixadores de popularidade, sempre sedutora e facilmente conseguida". Ainda que a mensagem cristã possa "incomodar os destinatários", os sacerdotes não estão autorizados "a mudar a belo prazer a verdade" que lhes foi confiada para ser guardada e transmitida.

Durante a homilia da missa do último Sábado, em que foram ordenados dois presbíteros, o prelado sublinhou que a exigência de fidelidade dos sacerdotes se deve ao facto de terem sido escolhidos para serem "santos e irrepreensíveis", na tarefa de modelar todas as realidades do mundo segundo o projecto de Cristo.

Para o bispo de Lamego, estas ordenações, além de serem a maior dádiva divina concedida à diocese durante o Ano Sacerdotal, constituem uma oportunidade para se reflectir no projecto que Deus tem para a humanidade, bem como na dimensão sobrenatural inerente à identidade de todos os padres, a qual ultrapassa "infinitamente a nossa limitação e fragilidade de criaturas".

Uma das vertentes mais acentuadas por D. Jacinto Botelho foi a necessidade de os sacerdotes estarem unidos a Cristo através de uma relação intensa e permanente.

Citando Bento XVI, o vogal da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios lembrou que "a oração é a primeira obrigação, o verdadeiro caminho de santificação dos sacerdotes, a alma da autêntica ‘pastoral vocacional'". Neste sentido, exortou os novos presbíteros a mergulharem, "através duma vida de piedade exigente e profunda, na torrente do sobrenatural", pois só desta forma se consegue transmitir "a alegria e a riqueza do Evangelho".

A eficácia da difusão da mensagem cristã não passa, em primeiro lugar, pela inteligência ou pela simpatia de quem anuncia, mas pelo "despojamento" e por uma "vontade generosa e desprendida de servir".

Depois de criticar uma "certa mentalidade surgida depois do Concílio Vaticano II que defendia que a prioridade da missão do sacerdote deveria ser em primeiro lugar a construção duma sociedade diferente", D. Jacinto Botelho afirmou que a palavra e o sacramento são as "colunas fundamentais" da missão desempenhada pelos padres.

Rui Martins, in Agência Ecclesia

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Imagens de uma ordenação sacerdotal

Romeiros peregrinam a Santa Helena


No segundo domingo de Julho de cada ano, muitos romeiros sobem até à Capela de Santa Helena, situada no monte com o mesmo nome, em Tarouca.

Esta Capela, dedicada a Santa Helena da Cruz, fica a 1100m de altitude, e constitui um dos miradouros mais extraordinários do país.

A festa em honra de Santa Helena, uma das mais populares da Diocese de Lamego, foi preparada com uma novena, este ano orientada pelo Sr. Cón. José Manuel Melo, Director do Secretariado da Catequese da Diocese de Lamego.

O Sr. Pe. Manuel Carlos Lopes, como é seu hábito, não se poupou a esforços, juntamente com o Conselho Económico, para que tudo decorresse da melhor maneira.

Mais informações sobre a festa e sobre a Capela de Santa Helena podem encontrar-se em Asas da Montanha e no site da Paróquia de S. Pedro de Tarouca

Fotografia retirada do site da Paróquia de S. Pedro de Tarouca

domingo, 12 de julho de 2009

Diocese de Lamego inaugura canal no Youtube

Com breves passagens da homilia que o Sr. D. Jacinto Botelho proferiu na ordenação sacerdotal de Miguel Peixoto e Ponciano Santos, a Diocese de Lamego inaugura um canal no youtube.

O youtube é uma ferramenta extraordinária de partilha de sons e imagens. Com este novo canal, a Diocese de Lamego pretende intensificar os seus esforços de evangelização.

O canal pode ser encontrado em http://www.youtube.com/user/diocesedelamego

D. Jacinto Botelho, Homilia ordenação sacerdotal

Extracto da homilia do Sr. Bispo de Lamego nas ordenações sacerdotais do dia 11 de Julho de 2009

sábado, 11 de julho de 2009

Diocese de Lamego tem dois novos sacerdotes


A Diocese de Lamego conta, a partir de hoje, com dois novos sacerdotes: Miguel Peixoto e Ponciano Santos foram ordenados presbíteros na Sé Catedral de Lamego, pelo Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese.

Numa Catedral completamente cheia, com fiéis provenientes de Valença do Douro e Vila Nova de Foz Côa, terras natais dos novos sacerdotes, e de Resende e Quintela da Lapa, onde realizaram o seu estágio pastoral de preparação para o sacerdócio, foi na presença de cerca de sessenta sacerdotes que a Igreja de Lamego celebrou a alegria da ordenação sacerdotal.

Na homilia, o Sr. D. Jacinto referiu a absoluta necessidade da oração na vida do sacerdote, chamado, não a ser servido, mas a servir com o próprio ministério todos os fiéis.

O rito da ordenação sacerdotal foi intensamente vivido por todos aqueles que, com a sua amizade e oração acompanharam os novos sacerdotes.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Encontro dos Secretariados Diocesanos das Migrações - Quarto Dia

Este penúltimo dia de Encontro e preenchido, na parte da manhã, pela partilha de vários dos Secretariados Diocesanos das Migrações.

No final da manhã, realizou-se uma Mesa Redonda, que contou com a presença do Sr. Bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho, o Sr. Bispo de Beja, D. António Vitalino, e o Sr. Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, subordinada ao tema «A falta de agentes pastorais é um desafio que provoca a Igreja a olhar para a Pastoral das Migrações como uma prioridade que exige disponibilidade de pessoas, de meios e de tempo».

A Mesa Redonda, moderada pelo Sr. Pe. António Gomes de Matos, constituiu, sobretudo, um testemunho dos vários Bispos sobre a necessidade de encontrar as pessoas e os meios necessários para atender pastoralmente aos imigrantes.

Algumas fotografias:


quarta-feira, 8 de julho de 2009

Encontro dos Secretariados Diocesanos das Migrações - Terceiro Dia

Neste segundo dia, a parte da manhã do Encontro fica marcada pelo painel dedicado ao tema «Envolvimento dos Imigrantes no protagonismo da acção pastoral da Igreja». Participaram neste painél o Secretariado do Porto, o Secretariado de Lisboa e o Secretariado de Leiria, com experiências concretas de como está organizada a pastoral da mobilidade humana em cada uma destas dioceses.
O Moderador do painel foi o Sr. Pe. Manuel Soares.

Algumas fotografias:

Encontro dos Secretariados Diocesanos das Migrações - Segundo Dia

No primeiro dia do Encontro dos Secretariados Diocesanos das Migrações, o dia iniciou com a Eucaristia, presidida por D. Manuel Quintas, Bispo do Algarve, e membro da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana da Conferência Episcopal Portuguesa.

Da parte da manhã, o tema tratado foi "Fundamentar a nossa acção Pastoral», em duas dimensões: a dimensão bíblica, tratada pelo Fr. João Duarte Lourenço, ofm, e a dimensão Catequética, abordada pelo Pe. Paulo Malícia, do Patriarcado de Lisboa. O moderador deste primeiro painel foi o Pe. Abílio Manuel Ferreira de Araújo.

Depois de um breve intervalo, seguiu-se uma Conferência palestrada pelo Sr. Pe. Valentim Gonçalves pela Irmã Júlia Barroso, subordinada ao tema «O Tráfico de seres humanos em Portugal».

Da parte da tarde, foi tratado o tema: "Como investir para qualificar a resposta de forma que não frustre as expectativas dos imigrantes»
"O papel da Igreja" foi exposto por D. António Vitalino, Presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana e Bispo de Beja. A moderação esteve a cargo de Maria Teresa Chaves.

Na segunda parte da tarde, realizou-se uma Mesa Redonda, moderada pelo Dr. Paulo Rocha, na qual participaram o Pe. António Estevinho, da Diocese de Bragança-Miranda, a Dra. Ana Maria Ferreira, da RTP, o Sr. Henrique Neto, jornalista da Rádio Renascença e o Pe. António Rego, Director da Agència Ecclesia. O tema da Mesa Redonda foi: «O papel dos Média na Integração dos Migrantes e na divulgação das questões ligadas às Migrações».

Algumas fotos da Mesa Redonda:



terça-feira, 7 de julho de 2009

Teve início o Encontro dos Secretariados Diocesanos das Migrações

Nesta segunda feira, pelas 21.30h, decorreu, na Casa de S. José, a sessão de abertura do Encontro Nacional de Secretariados Diocesanos das Migrações. Presidiu à sessão o Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo de Lamego, e o Sr. D. António Vitalino Dantas, Presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana.

Marcou ainda presença um representante do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lamego.

Os trabalhos do encontro decorrem até à próxima sexta feira, na Casa de S. José, em Lamego, e contam com a presença de cerca de 50 participantes.

Algumas fotografias: