segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Artigo sobre Pe. José Justino Lopes

Com data de 30 de Agosto, o jornal Diário de Notícias publicou um artigo sobre o Rev. Sr. Pe. José Justino Lopes, actualmente Pároco de Vila Nova de Paiva e de Fráguas, e Arcipreste daquele concelho.
Em seguida, reproduz-se integralmente o artigo, da autoria de Amadeu Araújo:

«Conta que os tempos eram mais duros, mas as pessoas mais atentas e apegadas à Igreja. Hoje, aos 66 anos, dá missa em Vila Nova de Paiva.

"Eram tempos mais duros, mas sentíamos as pessoas mais alegres, atentas. Falávamos e via-se que o povo queria saber, queria ouvir. Tinham fome da palavra da Igreja."

Aos 66 anos, Justino Lopes, padre na paróquia de Vila Nova de Paiva, recorda-se bem do ano de 1968, quando acabou o Seminário, em Lamego, e foi nomeado pároco de Nespereira de Cinfães. O sacerdócio "começou em Nespereira de Cinfães, uma das maiores paróquias da diocese de Lamego". Só havia uma estrada principal, conta, acrescentando: "O resto era andar por aqueles povos da serra a pé ou de cavalo. Só mesmo um padre novo para aquelas paróquias."

O padre, que este mês celebrou 41 anos de sacerdócio, lembra que eram uns tempos em que a Igreja estava na revolução provocada pelo Concílio do Vaticano. "Quando me ordenei ainda celebrei missas em latim, mas pouco depois tornou-se vernácula." Foi nesse ano que "começaram a surgir grupos de renovação da liturgia. Os cânticos eram adaptados às novas letras, mais bíblicas e litúrgicas. Havia, inclusive, grupos de jovens entusiasmados com o Concílio e surgiu um conceito de liberdade porque a Igreja estava toda posta em questão. Eu estava na minha juventude e até diziam que no princípio o concílio abalou a igreja. Foi neste ambiente que eu comecei", recorda o sacerdote. Daqueles tempos fica a certeza de que "as pessoas eram mais aproximadas à Igreja". Embora houvesse revolução na Igreja, em Portugal havia a ditadura, sublinha. Uma condicionante que colocou "cuidados especiais". "Quando pregávamos éramos vigiados pela PIDE, mas conseguimos, levados pelo espírito do Concílio, incutir a liberdade de pensar no povo." Nas aldeias, recorda, "havia o padre e o professor, e as pessoas procuravam-nos para nos contarem os seus problemas". Outra recordação do padre Justino é a guerra de África. "Nesses anos, o Papa João XXIII considerou o dia 1 de Janeiro como Dia da Paz e nós tínhamos de alterar a mensagem do Papa porque nas homilias tínhamos a polícia à perna." Apesar de tudo, era um tempo em que as pessoas "gostavam da liturgia porque para eles o Concílio era celebrar missa em português. Para o povo isso era uma abertura, uma novidade".»

In DN

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Faleceu o Pe. João Rodrigues, Pároco de Valdigem e Capelão do CIOE de Lamego

Ao início da tarde de hoje, entrou na Casa do Pai o Rev. Sr. Pe. João Ferreira Rodrigues, Pároco de Valdigem, de onde era natural, e Capelão Militar no Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE), sediado em Santa Cruz, na Cidade de Lamego.

Nascido a 10 de Março de 1958, em Valdigem, concelho de Lamego, frequentou os Seminários Diocesanos desta Diocese. Foi ordenado diácono a 01 de Dezembro de 1982 e Sacerdote a 20 de Agosto de 1983, pelas mãos de D. António Xavier Monteiro. Nesse mesmo ano, em Dezembro, começou a auxiliar o Rev. Pe. João Cardoso dos Santos mas só em 1990 seria nomeado Pároco da sua terra natal.

Em 1985, foi nomeado Capelão Militar. Actualmente era Capelão junto do Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE).

O seu estado de saúde foi ficando debilitado ao longo dos últimos meses e, em particular, depois da morte da sua mãe, ocorrida há pouco tempo.

O Sr. Bispo, todo o Presbitério e os fiéis da Diocese de Lamego unem-se à dor da família do Sr. Pe. João Rodrigues, e da Paróquia de Valdigem, agradecendo a Deus o dom do seu fecundo ministério sacerdotal e não deixará de elevar-Lhe orações de sufrágio pela sua alma.

O seu corpo estará em câmara ardente na sua casa, em Valdigem, de onde partirá, amanhã, pelas 17.30h para a Igreja Paroquial, onde se realizarão as Exéquias solenes, presididas pelo Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo de Lamego.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Normas Pastorais para a celebração das festas religiosas

Num momento em que, por toda a Diocese e por todo o país, se celebram muitas festas populares, a maioria delas em honra de Santos, pode ser útil recordar quais sejam as Normas Pastorais em vigor na Diocese relativamente às festas religiosas.

O texto completo das normas pode ser encontrado AQUI >>

Novo ano pastoral inicia com Conselho de Arciprestes e Assembleia Diocesana do Clero

O novo ano pastoral da Diocese de Lamego será marcado por dois importantes acontecimentos: o Conselho de Arciprestes e a Assembleia Geral do Clero.

O Conselho de Arciprestes da Diocese de Lamego reunirá no dia 18 de Setembro, na Casa de S. José, em Lamego. O encontro terá início com a recitação da Hora Média, pelas 10h00. O Conselho será presidido pelo Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese que, a seguir à oração inicial, fará uma breve alocução. O encontro prolongar-se-á ao longo do dia e terminará a meio da tarde.

A Assembleia Diocesana do Clero decorrerá no dia 5 de Outubro, no Seminário Maior de Lamego. Esta Assembleia reunir-se-á pelo terceiro ano consecutivo. Terá início pelas 10h00 e nela serão abordados os temas que, oportunamente, serão enviados a todos os sacerdotes.

Um tema que será abordado nas duas reuniões, será o Ano Sacerdotal. Recorde-se que em Nota datada de 4 de Agosto, o Sr. D. Jacinto convidava todos os fiéis a "pedir intensamente pela santificação dos sacerdotes e pelas vocações sacerdotais."

sábado, 22 de agosto de 2009

Família que faleceu em Albufeira é de Britiande, concelho de Lamego

Em Albufeira, uma família inteira perdeu a vida: o Sr. António José Baptista Mota da Fonseca, a sua Esposa e as suas filhas foram as vítimas de uma derrocada imprevisível, na praia Maria Luísa.

Eram naturais de Britiande, concelho de Lamego, apesar de residirem em Ramalde, no Porto. Encontravam-se de férias em Albufeira, quando, na praia Maria Luísa se deu o inesperado.

Os seus funerais realizar-se-ão em Britiande, na Igreja Paroquial, pelas 11.30h. Está prevista a presença de autoridades civis, incluindo uma representação do Governo. A Santa Missa será presidida pelo Pároco, Mons. Armando Ribeiro.

A Diocese de Lamego associa-se ao luto da família e não deixará de elevar a Deus preces pelas suas almas.

Fonte: Douro Hoje

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Homenagem a D. Manuel Linda na sua terra natal


D. Manuel Linda, Bispo auxiliar nomeado para a Arquidiocese de Braga e pertencente ao presbitério da Diocese de Vila Real será homenageado em Paus, concelho de Resende, terra da qual é natural.

A Paróquia de Paus, em colaboração com a Câmara Municipal de Resende, tomou a iniciativa de promover esta homenagem, que consta de uma sessão pública solene e de uma Santa Missa, presidida pelo Sr. Bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho.

A sessão solene terá lugar no Auditório Municipal de Resende, no dia 22 de Agosto, sábado, com início pelas 22.00h. Nesta sessão, será proferida uma conferência subordinada ao tema "O Bispo na vida e na história da Igreja", pelo Reverendo Pe. Doutor João António Pinheiro, também ele natural do concelho de Resende.

A Santa Missa será no dia 23 de Agosto, domingo, terá lugar no recinto da sede do Rancho Folclórico e Etnográfico de Paus, estando o seu início marcado para as 17.00h. Marcarão presença, além do Sr. Bispo e do Sr. Vigário Geral, os sacerdotes do Arciprestado de Resende.

Cónego Delfim celebrou Bodas de Ouro Sacerdotais

Foi no Mezio, onde nasceu, que o Cónego Delfim de Almeida celebrou as suas Bodas de Ouro Sacerdotais, numa iniciativa da Família e que congregou a sua paróquia natal e duas dezenas de Sacerdotes à volta do altar. Foi no dia 16 do corrente.

Presidiu o nosso Bispo, Senhor D. Jacinto Botelho, alguns dos sacerdotes eram do Opus Dei e, da Diocese, estavam vários do Arciprestado de Lamego, do de Castro Daire, do de Tarouca e um do de Resende, o seu sobrinho P.e Arménio Gaspar de Almeida, Capelão Militar e Pároco de Cárquere e outras (in solidum).

Mons. Bouça Pires fez a admonição de entrada e o Coro era o da Paróquia e ao órgão estava o P.e José Patrício; dois familiares proclamaram as duas primeiras leituras e o Evangelho foi lido pelo P.e Arménio.

Na homilia, o Senhor Bispo deixou logo uma palavra sobre «a mensagem muito clara: eu sou o pão da vida, quem comer deste pão viverá eternamente». Focou a contestação dos judeus, mas a afirmação continuou e continua sempre, que logo associou a Maria no mistério da sua Assunção, celebrada no dia anterior: «Ela foi elevada ao céu, Ele desceu do céu».

Trata-se de «um pão que há-de influenciar a nossa vida de cristãos», disse ainda, num banquete que nos comunica inteligência e a força do Espírito Santo. «Viemos aqui para comungarmos a alegria do desta comunidade na celebração dos cinquenta anos de Sacerdócio do Cónego Delfim» e salientou a sua fidelidade sacerdotal que teve a «base cristã da família».

Traçou, em seguida, o perfil do homenageado, desde o Seminário de Resende, onde foram companheiros e amigos separados por um ano de escolaridade, com trabalhos em conjunto no de Lamego, de onde partiu para ser Pároco em Prova e Aveloso, no concelho da Meda, voltando aos dois Seminários para fazer parte das equipas formadoras, chegando a Reitor do de Lamego. Formado em Teologia Bíblica na Universidade de Navarra, que ensinou em Lamego e Instituto Católico de Viseu, veio a ser nomeado Pároco da Sé – Lamego, membro do Cabido da Catedral, onde é o Deão. «Discreto, mas eficiente, piedoso, de uma grande disponibilidade no Sacramento da Penitência, entrou na intimidade de Maria para a fidelidade que o aproxima da fidelidade de Cristo», sublinhou o Senhor Bispo.

O Cónego Delfim ajudou a distribuir a Comunhão, após o que se cantou o Magnificat e se deu início às palavras do Pároco, P.e Diogo Pereira Filipe, que salientou o apreço e gratidão que tem para com o homenageado pelo que dá à paróquia e à Igreja; depois, foram várias as palavras em nome da

O Apostolado da Oração que lhe entregou um ramalhete pela mão de uma criança; de uma Responsável Diocesana da Acção Católica que salientou a sua missão e testemunho, uma jovem pela ACR paroquial, em nome de quem ofereceu um quadro e em nome da freguesia foi-lhe oferecida uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, trabalhada à mão.
A todos agradeceu o Cónego Delfim, começando elos que influenciaram a sua vida, os pais e irmãos, continuando pelos Párocos, Bispos e Opus Dei e aqueles que tomaram parte na celebração, sem esquecer o organista e o grupo coral.

Uma salva de palmas ecoou pela igreja do Mezio que, depois da bênção dada pelo Senhor Bispo e Cónego Delfim em simultâneo, logo se esvaziou para participar numa merenda oferecida pela Família aos membros do Clero, familiares e amigos, com alguns convidados; a merenda foi servida em casa de familiares e serviu de convívio entre todos.

VOZ DE LAMEGO saúda o Sr. Cónego Delfim e pede ao Senhor que continue a dar-lhes a Sua graça e forças para continuar o seu apostolado.

Mons. Armando Ribeiro, in Voz de Lamego, 2009.08.19

Festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios

A festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, uma das mais importantes romarias de Portugal, ocorre, anualmente, no dia 8 de Setembro.

Este ano, à semelhança do que é habitual, a festa será preparada por uma novena que terá início no dia 30 de Agosto e decorrerá no Santuário dedicado a Nossa Senhora dos Remédios. A pregação da Novena está a cargo do Sr. Pe. José Fernando Mendes, sacerdote do presbitério da Diocese de Lamego.

O horário da novena preparatória para a festa é o seguinte:

06.15h: Recitação do Ângelus e oração da manhã
06.20h: Exposição do Santíssimo Sacramento
Recitação do Terço
Ladainha de Nossa Senhora
Bênção com o Santíssimo
07.00h : Santa Missa com Pregação

No dia 6 de Setembro, depois da Novena, pelas 08.00h, a imagem de Nossa Senhora dos Remédios será levada, em procissão, do Santuário para a Igreja das Chagas, na Cidade de Lamego.

No dia 08 de Setembro, o Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo de Lamego, presidirá à Solene Eucaristia da Festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios no Santuário que lhe está dedicado. A Santa Missa terá início pelas 10.00h.

No mesmo dia, da parte da tarde, pelas 16.00h, realizar-se-á a Majestosa Procissão que, saindo da Igreja das Chagas, levará a imagem de Nossa Senhora dos Remédios da Igreja das Chagas para o Santuário.

A Procissão será subordinada ao tema "Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração" (Jer 3, 15), por estarmos a viver o Ano Sacerdotal. Além do Andor de Nossa Senhora dos Remédios e de Nossa Senhora da Assunção, irão na procissão:
- o Andor de Nossa Senhora, Mãe dos Sacerdotes;
- o andor de Nossa Senhora de África, visto que, este ano, ocorrem os 700 anos do Santuário de Nossa Senhora da Europa, em Gibraltar, ponto de partida dos missionários portugueses que evangelizaram o continente africano e, também, porque no próximo mês de Outubro decorrerá, em Roma, o Sínodo dos Bispos Africanos, convocado por Sua Santidade o Papa Bento XVI;
- o Andor de S. Nuno de Santa Maria, o Santo Condestável, canonizado, em Roma, no passado dia 25 de Abril.

Paralelamente, ocorrerá na Cidade de Lamego um programa de festejos, promovido pela autarquia.

O programa completo das festas pode ser consultado no site da Rádio Douro Sul.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Lamego prepara a festa de Nossa Senhora dos Remédios

Também conhecidas por Romaria de Portugal, as festas atraem anualmente muitos milhares de pessoas. O ponto alto ocorrerá a 8 de Setembro, dia em que se celebra a missa que evoca a padroeira da cidade e se realiza a «Procissão do Triunfo».

O presidente da autarquia, Francisco Lopes, realçou que se mantém a tradição de os andores irem armados sobre carros puxados por juntas de bois.

A tradição da romaria remonta ao século XIV, com os festejos a realizarem-se na Ermida do Monte de Santo Estêvão.

“Em 1750 passou a ser dedicada à Nossa Senhora dos Remédios, com base numa imagem trazida de Roma. Desde o início do século XX as festas têm tido um programa muito aproximado ao actual”, afirmou à Agência Lusa o presidente da Câmara Municipal.

Orçamento mais baixo


O orçamento das festas, que animam Lamego de 27 de Agosto a 9 de Setembro, é este ano mais baixo devido à crise, mas a autarquia garante a manutenção da qualidade do programa.

“Este ano temos um orçamento de 300 mil euros, quando o habitual era entre 350 e 400 mil euros. Conseguimos uma economia significativa, para um programa equivalente”, explicou o presidente da edilidade.

Segundo o autarca, a preocupação da organização foi “apesar do tempo de crise, conseguir dar às festas da Nossa Senhora dos Remédios todo o brilho que devem ter, mas com alguma economia, nomeadamente no que respeita aos grupos musicais e mantendo a iluminação e o fogo de artifício, que são fundamentais”.

Francisco Lopes salientou o contributo de várias colectividades, com “iniciativas que enriquecem o programa que, por ser muito longo, ficaria muito dispendioso” se fosse só da responsabilidade da autarquia.

Com Lusa

In Agência Ecclesia

Sacerdote do Patriarcado de Lisboa, natural de Ranhados, na Casa do Pai

O presbitério do Patriarcado Lisboa perdeu esta Segunda-feira dois dos seus membros.

Faleceu esta Segunda-feira, 17 de Agosto de 2009, no Hospital Egas Moniz em Lisboa, com 47 anos de idade, o Padre Francisco José Soares Amorim, membro do Presbitério do Patriarcado de Lisboa.

Nascido em Ranhados, Meda, Lamego, estudou no Seminário dos Olivais, e foi ordenado presbítero em 29 de Junho de 2002.

Exerceu funções pastorais sucessivamente nas paróquias de Loures e Lousa, como vigário paroquial e nas de Alguber, Figueiros, Painho e Salir do Porto, como pároco. Presentemente, era capelão do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus.

Os restos mortais do P. Francisco José Soares Amorim estão em câmara ardente na igreja de Camarate, a partir das 17 horas desta Terça-feira. Amanhã, dia 19, pelas 10h30, celebrar-se-ão as exéquias, presididas pelo Cardeal Patriarca.

O funeral seguirá para o Cemitério de Sacavém.

In Agência Ecclesia

Cepões, de Lamego, recebe férias apostólicas

Por Irmã Eugénia Figueiredo

De 2 a 9 de Agosto realizaram-se as Férias Apostólicas na paróquia de Cepões, Diocese de Lamego.
Participaram duas jovens, a Raquel e a Catarina, que juntamente com as Irmãs Beatriz e Eugénia, se entregaram alegre e generosamente a uma semana diferente.
Tivemos momentos intensos de oração na paróquia: Adoração ao Santíssimo, Terço, Vésperas; encontros (para crianças, adolescentes, jovens, pais, catequistas), e vários dias de visitas a doentes (visitámos cerca de vinte e cinco). Foi com alguma surpresa que nos apercebemos que a paróquia aderia com entusiasmo às actividades, e que os doentes manifestavam muito reconhecimento pelas visitas que fazíamos. Foi muito bonito o facto de alguns jovens da terra (a Cristina, a Sara e o Nelson) terem querido vir connosco às visitas. Nós já tínhamos elaborado postais com pensamentos de Luiza Andaluz, que íamos distribuindo, cantávamos para eles, e dialogávamos. Faz-nos muito bem escutarmos os sofrimentos dos outros. Ajuda-nos a relativizar os nossos pequenos problemas do dia-a-dia.
Com as crianças realizámos jogos, canções com gestos, lanchámos e depois tivemos uma pequena catequese sobre o gosto de fazermos a Vontade do Pai. No fim, as crianças orientaram o terço na Paróquia.
O encontro dos adolescentes consistiu numa espécie de gincana, em que existiam equipas, cada uma das quais tinha e realizar dez tarefas. O tema era “a felicidade”. No fim houve plenário, lanche, e prémio para a equipa vencedora. Achámos curioso que estes quiseram partilhar o seu prémio (uma tablete de chocolate) por todos, pois partilhar é uma forma de sermos felizes!
Com os jovens reflectimos sobre a relação entre fé e vida, com os pais sobre a educação cristã dos filhos, e com os catequistas, sobre a “alegria de ser catequista”.
Se foi uma semana cheia de apostolado, não foi menor a proposta de oração: começávamos sempre o dia com as Laudes, e depois do pequeno-almoço, fazíamos um tempo de lectio divina partilhada. Na sexta-feira, dia 7, na parte da manhã, tivémos um tempo de oração mais prolongada, e à tarde, peregrinámos a Nossa Senhora dos Remédios. O dia 8, sábado, foi dia de passeio com as Irmãs da comunidade de Lamego: visitámos o mosteiro de S. João de Tarouca e o Santuário de Nossa Senhora da Lapa.
As Férias Apostólicas foram encerradas na Eucaristia do dia 9, finda a qual o Padre Inocêncio ofereceu a cada uma de nós uma pequena lembrança da terra.
Damos graças a Deus por esta semana de doação, na certeza que nesta entrega pelo Reino, recebemos sempre cem vezes mais: “Quem dá e se dá por amor, não dá, recebe” (Luiza Andaluz). (Irmã Eugénia Figueiredo)

In Luzes no Caminho

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Pe. Henrique Paulo da Fonseca celebra as suas bodas de ouro sacerdotais

Depois de uma celebração na paróquia da Horta, onde se congregaram as suas três paróquias da Horta, Numão e Pereiros, e os Sacerdotes dos Arciprestados de Vila Nova de Foz Côa e S. João da Pesqueira, o P.e Henrique recebeu a homenagem dos seus conterrâneos da Póvoa de Penedono no dia 2 de Agosto corrente.
À Eucaristia presidiu o Senhor D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese, e reuniu-se um um bom número de Sacerdotes. Já paramentados, estes dirigiram-se para a igreja paroquial; uma passadeira de flores ornamentava a rua e a igreja estava belamente preparada para a Eucaristia.
O Senhor Bispo explanou o tema do Sacerdócio – estamos a viver o Ano Sacerdotal – a que o P.e Henrique se devotou há cinquenta anos; companheiros ainda nos Seminários Diocesanos, conhecem-se perfeitamente, podendo historiar um pouco do percurso ali vivido.
No fim da celebração, abrilhantada pelo Grupo Coral de Penedono, usaram da palavra seu irmão, Coronel Fernando, o Presidente da Junta de Freguesia e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penedono.
O P.e Henrique usou da palavra para agradecer e manifestar a sua alegria pelo Sacerdócio que abraçou e tem orientado a sua vida. Lembrou várias pessoas, desde os pais já falecidos – a mãe faleceu uns dias antes da sua ordenação sacerdotal – aos irmãos, agradeceu ao Senhor Bispo, Colegas e outras pessoas.
Num restaurante, já perto da Ponte do Abade, foi servido um jantar à família e convidados, que serviu para um convívio alargado e encontro de amigos que há muito não se viam.
VOZ DE LAMEGO congratula-se com o P.e Henrique Paulo e pede para ele as maiores bênçãos de Deus.

Mons. Armando Ribeiro, in Voz de Lamego, 2009.08.12

sábado, 15 de agosto de 2009

Festa de Nossa Senhora, dia do sacerdócio

O dia 15 de Agosto, no qual toda a Igreja celebra a festa de Nossa Senhora da Assunção, foi, frequentemente, o dia em que a Diocese de Lamego se enriquecia com novos sacerdotes. Por isso, muitos sacerdotes, juntamente com o Sr. D. Jacinto Botelho, celebram, neste dia, o aniversário da sua ordenaçäo sacerdotal.

O dia da Mäe do Céu pode, com toda a propriedade, ser também chamado dia do sacerdote. A todos os que hoje celebram os seus aniversários de ordenação sacerdotal, a Virgem Santa Maria conceda abundantes frutos.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Chama da solidariedade passa por Lamego

A Chama da Solidariedade vai iniciar novo périplo apostada em mobilizar as populações e as Instituições Particulares de Solidariedade Social para a Festa da Solidariedade, marcada para o próximo dia 19 de Setembro, na cidade de Viseu.

De Barcelos vai sair a Chama, uma vez que em 2008 foi esta a cidade que acolheu a Festa, organizada localmente sob a chancela da CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade.

O programa da Chama não está ainda completamente definido, mas é certo que sairá de Barcelos em direcção a Chaves no dia 15 de Setembro, chegará a Vila Real a 16, a Lamego dia 17 e a Viseu no dia 18. No dia 19 fará um percurso em Viseu até ao recinto da Festa.

João Carlos Dias, coordenador da iniciativa, explica ao jornal «Solidariedade» que a Chama não tem um significado específico, mas “permite encontrar muitos significados”.

“A sua passagem de mão em mão até ao local da Festa representa a união de esforços para alcançar um objectivo, que é a Solidariedade”. A passagem é organizada pelas IPSS locais, que em parceria com as autarquia e colectividades, organizam o percurso e envolvem a população.

A própria Chama gera “emoção nas pessoas”, assume o coordenador. Unindo as Festas da Solidariedade, “quem com ela se cruza, a recebe e a entrega a alguém, é conduzido por uma emoção que não esperava”.

In Agência Ecclesia

Sagração Episcopal de D. Manuel Linda

Nomeado recentemente como Bispo Auxiliar da diocese de Braga, o Padre Manuel Linda será sagrado Bispo na igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Real, em cerimónia que terá lugar pelas 16 horas.

D. Manuel Linda é natural de S. Martinho de Paus, concelho de Resende, diocese de Lamego e foi ordenado padre pelo Bispo D. António Cardoso Cunha, já falecido.
Exercia as funções de Reitor do Seminário Diocesano da diocese de Vila Real.

In Notícias de Vila Real

Santas Missas de 7º. dia por alma da mãe do Sr. Bispo de Aveiro

Hoje, dia 10 de Agosto, será celebrada a Santa Missa por alma da Sra. Donzelina dos Santos, mãe do Sr. Bispo de Aveiro, na sua terra natal. A Eucaristia terá início pelas 18.30h, na Igreja Matriz da Paróquia de Tendais.

Amanhã, 11 de Agosto, será a vez da Paróquia de Almacave, pelas 19.00h, celebrar a Santa Missa por alma dela.

Na quarta feira, na Sé Catedral de Lamego, a Santa Missa de 7º. dia será celebrada pelas 18.30h.

Homilia do Sr. Bispo de Lamego nas exéquias solenes da mãe de D. António Francisco

Já está disponível o texto da homilia proferida por D. Jacinto Botelho nas solenes exéquias de D. Donzelina dos Santos, na Sé Catedral de Lamego.

O texto pode ser consultado no site da Diocese de Lamego.

sábado, 8 de agosto de 2009

Mensagem de agradecimento de D. António Francisco dos Santos

«Tu, segue-me!» (Jo 21, 22).

Estas palavras, que Jesus dirige a Pedro, exprimem o mistério da passagem deste mundo para a Casa do Pai.

Foram as palavras que a minha querida Mãe ouviu ao longo de toda a sua vida. Na Cruz, Jesus, ofereceste a tua Santíssima Mãe a cada homem, de cada tempo. Hoje sou eu que entrego nos Teus braços o bem mais precioso que me concedeste nesta terra. A Ti agradeço o dom da vida da minha mãe. Agradeço o seu exemplo, a sua dedicação, o seu espírito de sacrifício, que sempre acompanharam o meu ministério.

Desejaria expressar o meu profundo agradecimento, e o da minha família, por todos os gestos de solidariedade recebidos, não só ao longo da prolongada doença da minha mãe, mas também neste momento de delicado sofrimento.

Não posso deixar de referir o Sr. D. Jacinto, Bispo de Lamego, o clero e cristãos desta Diocese que me viu nascer e o clero e cristãos das Dioceses de Braga e de Aveiro que fui chamado a servir e que, de muitas maneiras, me fizeram chegar a certeza das suas orações de sufrágio.

Desejo, também, deixar uma palavra de profunda gratidão à Casa de S. José e a todas as pessoas que cuidaram para que nada faltasse à minha mãe ao longo dos seus últimos anos de vida nesta terra.Agradeço a todas as autoridades civis e militares a proximidade que tiveram neste momento de luto.

Gostaria, ainda, de manifestar o meu mais sincero reconhecimento a todas as pessoas que, de alguma maneira, não deixaram de marcar a sua presença amiga e orante. Deus, que é Pai misericordioso, não deixará de recompensar a generosidade demonstrada nestes últimos dias.

A Maria se eleva o meu olhar e o meu coração, renovando o meu fiat à vontade do Pai. Acolhei, na presença de Deus, a minha mãe e juntas, continuem a velar por mim e por todos aqueles que Deus confiou ao meu ministério e agora me confia na Diocese de Aveiro.

Lamego, 7 de Agosto de 2009

+ D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro

Exéquias solenes da mãe de D. António Francisco, Bispo de Aveiro


A Solene Eucaristia exequial teve lugar na Sé Catedral de Lamego. Nela marcaram presença 11 Bispos, cerca de 200 sacerdotes, duas dezenas de diáconos e um elevado número de membros de congregações religiosas e fiéis leigos.

Ao início da manhã, os restos mortais da Sra. D. Donzelina dos Santos, mãe de D. António Francisco, Bispo de Aveiro, tinham sido trasladados da Casa de S. José, onde esteve em câmara ardente, para a Sé Catedral.

Pelas 11.00h, teve início o cortejo de entrada, onde marcavam presença sacerdotes de várias Dioceses, mas sobretudo de Lamego e de Aveiro, cujos presbitérios quiseram expressar a sua comunhão com D. António Francisco.

A Santa Missa foi presidida pelo Sr. Bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho. Estavam ainda presentes o Sr. Arcebispo de Braga e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Jorge Ortiga, e Bispos de outras Dioceses. Marcou também presença D. Manuel Linda, nomeado Bispo auxiliar da Arquidiocese de Braga, natural da Diocese de Lamego.

Na homilia, o Sr. D. Jacinto destacou os momentos mais marcantes da vida de D. Donzelina e da importância que ela teve na vocação e na vida de D. António Francisco.

No final da Santa Missa, o Sr. D. António Francisco dirigiu umas sentidas palavras de agradecimento a Deus, pela mãe que lhe tinha concedido nesta terra. Teve ainda uma palavra de apreço para com o Sr. Bispo de Lamego, bem como para com a Casa de S. José e para com as pessoas que mais directamente assumiram os cuidados de saúde com a sua mãe. Teve ainda uma palavra de agradecimento para com as autoridades civis presentes e para com os restantes fiéis. Invocou ainda a memória da sua mãe para, mais uma vez, agradecer a Deus o dom que lhe fez de a ter como mãe.

Depois de terminada a Eucaristia, o cortejo fúnebre seguiu para Tendais, no Concelho de Cinfães, onde o Sr. D. Jacinto presidiu à Santa Missa do funeral, seguindo os restos mortais de D. Donzelina dos Santos para o cemitério local.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Faleceu a mãe do Sr. Bispo de Aveiro, Sra. D. Donzelina Santos

Ao início da noite de ontem, Deus chamou à Sua presença a Sra. Donzelina dos Santos, mãe do Sr. D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro.
Depois de longos anos de enfermidade, vivida em profunda união com Deus, foi chamada para a Casa do Pai.

Os seus restos mortais encontram-se em câmara ardente na Casa de Retiros de S. José, em Lamego, onde residiu nos últimos anos.

A Solene Missa Exequial realizar-se-á na Sé Catedral de Lamego, amanhã, sexta-feira, pelas 11.00h. O seu funeral seguirá para a sua terra natal, Tendais, no concelho de
Cinfães, onde será celebrada Santa Missa de Corpo presente, pelas 17.00h.

A Diocese de Lamego, o seu Bispo, o seu Clero e todos os fiéis associam-se à dor de D. António Francisco e à da sua família, e não deixará de elevar a Deus preces pela alma desta generosa mãe que ofereceu tudo o que tinha à Igreja.

Neste momento, importa também destacar a generosidade das pessoas que, mais de perto, foram acompanhando a Sr. D. Donzelina na sua doença, e sempre a cuidaram com todo o carinho e atenção.

Deus, que nunca se deixa vencer em generosidade, acolha a alma desta sua serva. Possa ela gozar da visão beatífica na presença do Eterno Pai.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Mensagem de D. Jacinto Botelho no dia de S. João Maria Vianney

Aproveito a circunstância para congratular-me com a utilização deste meio oportuno de comunicar e por isso mesmo valioso instrumento de evangelização.
Faço-o no dia em que celebramos a memória litúrgica de S. João Maria Baptista Vianney, precisamente quando ocorre o 150.º aniversário da sua morte, o que motivou Bento XVI para proclamar o Ano Sacerdotal, do qual o Santo Cura de Ars é a referência a reflectir e a imitar.
O propósito de Sua Santidade está bem claro no lema por ele mesmo escolhido para a sua celebração: Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote. Bem podemos dizer que esta foi a preocupação permanente do humilde pároco de Ars, garantida com uma vida de oração e de sacrifício inexcedíveis e determinantes duma disponibilidade e de um zelo iimparáveis e incansáveis que arrastaram àquela pequeníssima localidade que paroquiava multidões vindas de toda a parte, para experimentarem a presença e a Graça de Deus tão palpável nele, como confessava deslumbrado um advogado de Lyon depois de o contactar: “Vi Deus num homem”.
A Pastores Dabo Vobis recorda-nos que “o sacerdote é o homem de Deus, aquele que pertence a Deus e faz pensar em Deus”. Todos temos consciência das nossas limitações, da fragilidade espiritual do exercício do nosso ministério que acompanha a pobreza moral da nossa vida.
Deste modo, para todos nós sacerdotes, o Ano Sacerdotal deve ser estímulo de revigoramento interior, de propósitos sérios e decididos de conversão e entrega ao Senhor que, não obstante a nossa miséria, nos chamou; e para os nossos fiéis motivo para agradecer o Dom e Mistério do sacerdócio e pedir intensamente pela santificação dos sacerdotes e pelas vocações sacerdotais.
Entreguemos à Mãe Sacerdotal, Mãe de Jesus e Mãe nossa, todas as resoluções que conscientemente vamos assumir.
Lamego, 4 de Agosto, dia de S. João Maria Baptista Vianney, de 2009

+ Jacinto Tomás de Carvalho Botelho, bispo de Lamego