sábado, 24 de outubro de 2009

VI Fórum das Vocações

Renovar a mensagem vocacional aos jovens; propor a pastoral vocacional como opção educativa das comunidades educativas da fé; desenvolver e alargar a proposta vocacional dos itinerários educativos são os grandes os objectivos do VI Fórum Nacional das Vocações, a realizar em Fátima, nos dias 30 e 31 de Outubro.

Com o tema «Ide e anunciai o Evangelho da Vocação», esta iniciativa terá como orador José Luis Moral, professor de Teologia Prática (Pastoral Juvenil) na Universidade Pontifícia Salesiana de Roma. O Pe. António Jorge, do Secretariado da Pastoral das Vocações, Juventude e Ensino Superior de Viseu; Isabel Azevedo, do Secretariado da Catequese do Porto; Pe. Pablo Lima, do Departamento Nacional da Juventude; a Irmã Idalina Faneca das Escolas Católicas; e Dimas de Oliveira Pedrinha, do Departamento do Ensino nas Escolas do SNEC, darão também o seu testemunho.

Deste Fórum “sairão com certeza dinamismos e estímulos para uma atenção mais adequada a esta dimensão, desenvolvendo percursos pastorais mais fecundos nos espaços educativos e para um acompanhamento mais personalizado e pró activo aos jovens que sentem o apelo de Deus a uma vida de consagração total” – realça o Pe. Jorge Madureira.

Programa
30 de Outubro
17h30 Acolhimento e Registo dos Participantes
18h30 Abertura: D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro e Presidente da CEVM
19h00 Conferência: Como viver hoje a fé cristã para que esta seja proposta credível? - P. José Luís Moral sdb
21h30 Uma pastoral unitária não é uma estratégia, é um acto e um facto da Igreja
Testemunho do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, Juventude e Ensino Superior de Viseu (P. António Jorge)
O evangelho da vocação sacerdotal: uma prioridade do Ano Sacerdotal
Programação da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios

31 de Outubro
9h00 Oração da Manhã (Igreja da Santíssima Trindade - Capela da Morte do Senhor)
10h00 Conferência: Estabelecer uma “nova aliança” com os jovens! - Pe. José Luís Moral sdb
11h00 Intervalo
11h30 Conferência: “Educar(-se)” reconstruindo com os jovens a fé e a religião - Pe. José Luís Moral sdb
14h30 Painel: A pastoral vocacional como acção educativa. Anunciar a fé como vocação, é possível?
Partilha de um Secretariado da Catequese (Isabel Azevedo), da Juventude (P. Pablo Lima), das Escolas Católicas (Irmã Idalina Faneca, S. José de Cluny) e do Ensino nas Escolas (Depart. EMRC - Dimas de Oliveira Pedrinha) sobre as questões suscitadas pelo P. José Luís Moral
15h30 Intervalo
16h00 Diálogo com o conferencista
17h30 Eucaristia (Igreja da Santíssima Trindade - Capela da Morte do Senhor)

In Agência Ecclesia

Falece Missionário da Boa Nova natural de Magueija

O P. Agostinho Pereira de Sousa, filho de José de Sousa e de Sara Pereira Nunes, nasceu em Magueija, diocese de Lamego, em Portugal, em 6 de Novembro de 1928. Frequentou os Seminários das Missões de Tomar, Cernache do Bonjardim e Cucujães.

Fez o Juramento missionário no Seminário de Cucujães em 15 de Setembro de 1952 e ali foi ordenado sacerdote em 29 de Junho de 1955. Até 1961 trabalhou no Seminário de Cernache do Bonjardim como professor, prefeito e vice-reitor.

Em 1961 partiu para Moçambique, para a diocese de Nampula, onde trabalhou quase até à morte. Foi professor do Colégio diocesano e professor, vice-reitor e reitor do Seminário diocesano de Nossa Senhora de Fátima. Foi Vigário Geral por duas décadas, interrompidas por um intervalo em Portugal, de 1986 a 1991, como Membro do Conselho Geral da Sociedade Missionária e Reitor do Seminário de Cucujães.

Trabalhou em várias Missões, dirigindo por muitos anos a do Karamaja e a do Marrere. Foi Superior Regional da Sociedade Missionária em Nampula e participou em quatro Assembleias Gerais e em vários conselhos intercalares da Sociedade.

Dotado de boa intuição apostólica e extraordinária capacidade de gerar consensos e de reconciliar tendências, foi um orientador ímpar de missionários, bispos e comunidades. Todos o procuravam nas horas difíceis, mesmo autoridades administrativas e políticos. Homem de coragem, de fé e de espiritualidade vivida e comprometida, o P. Agostinho a todos acolhia e aconselhava bem firme nos direitos fundamentais das pessoas e nos princípios cristãos assentes na sua espiritualidade comprometida com as situações das pessoas.

Regressou a Portugal, gravemente doente, no fim de 2007. Após operação ao coração, foi diagnosticado tumor maligno sem esperança de ser operado. Consciente da situação, viveu com fé os últimos tempos no Seminário da Boa Nova, em Valadares, Portugal.

Faleceu no Hospital de S. João, no Porto, na manhã de 21 de Outubro de 2009. Seu corpo foi velado na Igreja do Seminário da Boa Nova. Na sua presença foi celebrada missa às 19.30 horas. No dia seguinte, dia 22, foi, celebrada missa às 09.30 horas. Seguidamente foi levado à sua terra natal, Magueija, para as últimas exéquias. Celebrada a missa de corpo presente, pelas 16.30 horas, ali foi sepultado, por vontade da família.

In Missionários da Boa Nova

O funeral foi presidido pelo Sr. Bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho, estando ainda presentes o Sr. Vigário Geral da Diocese, Sr. Cón. Joaquim Dias Rebelo e o Pároco de Magueija, Pe. Hermínio Lopes.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Lamego: Cáritas parceira do Projecto «Mediador Municipal para a Comunidade Cigana»

A Cáritas Diocesana de Lamego assinou a 1 de Outubro um contrato de trabalho com o mediador municipal para a comunidade cigana.

A acção do mediador procurará melhorar o acesso das comunidades ciganas a serviços e equipamentos locais, bem como promover a comunicação entre esta população e os habitantes que residem nas zonas envolventes, com vista à prevenção e gestão de conflitos.

O mediador, que receberá formação do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), desempenhará as suas funções num gabinete da autarquia de Lamego e em contacto directo com as comunidades ciganas.

A iniciativa resulta de uma parceria entre o ACIDI, a Câmara Municipal de Lamego e a Cáritas, que intervém enquanto entidade gestora.

O projecto terá a duração de um ano, eventualmente renovável por acordo das partes.

In Agência Ecclesia

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Movimento da Mensagem de Fátima peregrina ao Santuário de N. S. da Lapa


Foi no dia 10 de Outubro que o Movimento da Mensagem de Fátima, da Diocese de Lamego, peregrinou até à Lapa. No lema da Peregrinação, duas figuras chamavam a atenção dos Mensageiros/peregrinos: S. Paulo, o Apóstolo universal da Palavra e o Beato Francisco, adorador silencioso da Eucaristia.

Os Mensageiros foram chegando, vindos de vários pontos da Diocese, muitos passaram pelo Sacramento da Penitência e prepararam a caminhada que se faria até o recinto da celebração da Eucaristia.

Tudo começou com uma encenação da Aparição do Anjo, envolvendo as figuras dos três Pastorinhos, com o Francisco a cantar:

«Sou um pobre pastor
Rezo sempre a Maria
Nomeio do meu rebanho,
Sou o sol do meio-dia».


Mas seria Paulo a grande figura da caminhada. Ao longe se ouvia o grito sempre repetido entre cada texto lido por vários Mensageiros: Ai de mim, se eu não evangelizar.

Os diversos textos, extraídos das Cartas de S. Paulo, mostraram a todos as suas preocupações e os seus desabafos: Para mim viver é Cristo… servidor do Evangelho… combati o bom combate… foram as últimas palavras que ressoaram aos ouvidos dos presentes, antes de outra encenação, já perto do Altar e com os Pastorinhos em frente do Anjo e de Maria.

O Senhor D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese, presidiu à Eucaristia, concelebrada por dez Sacerdotes, entre os quais estavam o P.e Manuel Antunes, do Secretariado Nacional e o P.e Joaquim Silvestre, do Secretariado Diocesano; dois dos novos Diáconos da Diocese estavam também e acolitaram ao Altar. No fim da celebração, o P.e Silvestre havia de os apontar como a «grande esperança do Movimento, nem sempre compreendido pelos Padres novos».

Ali se encontravam o Director do Secretariado Nacional da Mensagem de Fátima e os Responsáveis do Secretariado da Diocese de Lamego; à volta do recinto onde se encontra o Altar, representantes das paróquias seguravam a sua bandeira do Movimento e a assembleia dispersou-se pelo recinto, procurando a sombra, pois Nossa Senhora brindou-nos com um sol brilhante e que aquecia os que a ele ficaram expostos.

Solenizou a Eucaristia o Coro do Santuário da Lapa, orientado pelo Capelão, P.e José Alves de Amorim.

Um belo cântico a Maria iniciou a celebração, com o coro a cantar: «Caminhamos para Ti desde o nascer da aurora…» e todos a repetir o refrão, que retratava a sua condição de peregrinos para Maria.

Na homilia, o Senhor D. Jacinto explanou as ideias decorrentes das leituras do dia e aproveitou as duas figuras propostas no lema da Peregrinação para falar da «palavra» em Joel e no Evangelho. Referiu a complicação do texto de Joel, que nos dava a entender que, um dia, seremos julgados, mas o Senhor é o nosso refúgio e abrigo, pelo que devemos colocá-Lo na nossa vida. É que, disse, o que se passava no tempo de Joel, continua a passar-se hoje. E Cristo veio dizer-nos a ideia do Profeta: o Senhor é o caminho da verdade, da dignidade e do respeito mútuo que nos leva à conversão do coração e, assim, fez a ligação com a Mensagem de Fátima.
Continuou, com a figura da mulher entusiasmada ao ouvir Jesus e louvando a figura de Sua Mãe, para falar, de novo, da palavra que devemos ouvir, rezar, meditar e levar à vida. Paulo voltou à homilia e, depois, seria o Francisco a figura descrita e apontada na sua fuga para o Sacrário, o seu silêncio, a sua intimidade com Deus.
E a terminar fez o apelo para que «seja a Senhora da Lapa a entusiasmar o nosso coração» para sairmos daqui mais conscientes da nossa missão de Mensageiros.
Duas meninas de Alvarenga foram admitidas como Mensageiras, comprometendo-se diante de todos a cumprir os seus deveres; apresentadas pela Responsável Diocesana, o Senhor Bispo ouviu as suas disposições e aceitou a sua admissão.

A Comunhão foi distribuída pelo Senhor Bispo, vários Sacerdotes e os dois Diáconos.
Na parte da tarde, os Responsáveis Diocesanos e Paroquiais reuniram-se para ouvir dificuldades e sugestões e dar orientações para o futuro, tendo ouvido o Director do Secretariado Nacional. No Santuário foi recitado o Terço, meditado e com adoração ao Santíssimo Sacramento, acto sempre seguido por gente que enche todos os espaços disponíveis nos diversos recantos do local.

Mensageiros de Fátima presentes no Santuário da Lapa! Uma Diocese alertada para a Mensagem da Senhora e que acorre, já há alguns anos, em resposta ao apelo do Secretariado Diocesano. Mais um vez e com esperança de continuar.

Mons. Armando Ribeiro

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Peregrinação Anual do Movimento da Mensagem de Fátima

No dia 10 de Outubro, o Movimento da Mensagem de Fátima peregrinou ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa.

A peregrinação foi presidida pelo Sr. Bispo, D. Jacinto Botelho, e nela participou um elevado número de fiéis.

D. Jacinto Botelho na ordenação Diaconal

D. Jacinto Botelho, Bispo de Lamego, na homilia da Ordenação de 5 novos Diáconos da Diocese de Lamego, realça a importância da vida espiritual no exercício do ministério.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Recolecções para os Sacerdotes da Diocese

À semelhança dos anos anteriores, a Diocese de Lamego promove uma recolecção mensal para os sacerdotes da Diocese de Lamego.

Neste Ano Sacerdotal, estes encontros com Deus assumem um significado ainda mais relevante, já que são ocasião propícia para crescer em intimidade com Deus.

A Recolecção terá lugar na Casa de Retiros de S. José, e constará do seguinte horário:

10.30h: Exposição do Ss.mo Sacramento e Recitação da Hora Intermédia
10.45h: Momento de reflexão
11.30h: Tempo de oração pessoal e para Confissões
12.15h: Bênção com o Ss.mo Sacramento
12.30h: Almoço e convívio

As Recolecções realizar-se-ão nas próximas datas:
15 de Outubro de 2009
19 de Novembro de 2009

terça-feira, 6 de outubro de 2009

III Assembleia Geral do Clero da Diocese de Lamego

No dia 5 de Outubro, o presbitério da Diocese de Lamego reuniu no Seminário Maior de Lamego. A III Assembleia do Clero desta Diocese foi presidida pelo Sr. Bispo, D. Jacinto Botelho.

O encontro, com início marcado para as 9h30, começou com a recitação da Hora Intermédia.

Na sua saudação inicial, o Sr. Bispo de Lamego comentou uma passagem da Segunda Epístola de S. Paulo aos Coríntios (2Cor 13, 11): “Irmãos, vivei com alegria; trabalhai pela vossa perfeição; animai-vos uns aos outros; tende os mesmos sentimentos; vivei em paz.” Dizia o Sr. D. Jacinto que “trabalhar pela própria perfeição é a luta pela santidade, com um plano de vida espiritual, com uma intensa vida sacramental, não só como dispensadores dos sacramentos, mas também como primeiros beneficiários desses mesmos sacramentos, em especial no sacramento da reconciliação”.

Dirigindo-se aos poucos mais de 70 sacerdotes que marcaram presença, o Sr. Bispo referiu que “é importante que nos ouçamos uns aos outros, mas é ainda mais importante ouvirmos o Espírito Santo para procurarmos cumprir a a vontade de Deus. Entregamos os bons frutos deste encontro a Nossa Senhora e invocamos também o Santo Cura d'Ars, para que este Ano Sacerdotal produza na nossa vida uma maior fidelidade a Cristo.”

Em seguida, o Rev. P. José Abrunhosa, Secretário do Conselho de Presbíteros e Pároco de Almacave, introduziu um painel, no qual participaram o Dr. Joaquim Sarmento, a Prof. Cristina Teixeira, o Prof. Delfim Morgado e a Dr. Susana Matias. A estes quatro leigos foi pedido que falassem sobre o que esperam dos sacerdotes e quais as prioridades que devem ser dadas ao exercício do ministério sacerdotal. Todas as intervenções foram muito apreciadas e, na sua variedade, transmitiram aos sacerdotes várias ideias interessantes.

Seguiu-se um momento de partilha de testemunhos e de interpelação entre os sacerdotes e o Sr. Bispo.

Os trabalhos da parte da manhã terminaram com a intervenção do Rev. P. Jorge Madureira, Secretário da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios. Na sua comunicação, procurou resumir em vários pontos as várias intervenções da manhã, relacionando-as com as conclusões do recente Simpósio do Clero, que decorreu em Fátima no início do passado mês de Setembro.


Na parte da tarde, o Rev. Cón. José Manuel Melo, responsável do Secretariado da Catequese da Diocese de Lamego, apresentou a programação para o ano pastoral na Diocese de Lamego que, este ano, “aprofunda o sentido e a vivência do Sacramento da Eucaristia, como centro da comunidade eclesial e referência fundamental para a santificação pessoal e comunitária”.

Diocese de Lamego com 5 novos Diáconos

A Sé Catedral de Lamego foi pequena para acolher todos aqueles que participaram na ordenação de 5 novos Diáconos da Diocese de Lamego. O solene Pontifical foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. Jacinto Botelho, e teve início pelas 16h.

Os novos Diáconos são o André Pereira, natural de S. Joaninho, concelho de Castro Daire; o António Giroto, natural de Mós, Parada de Ester, também do concelho de Castro Daire; o Bernardo Magalhães, natural de Cedofeita, concelho do Porto; o José Filipe Pereira, de Nespereira, concelho de Cinfães; e o Tiago Cardoso, natural da Paróquia da Sé de Lamego.

Participaram na celebração cerca de 70 sacerdotes, provenientes de várias Dioceses, entre os quais se contava o Rev. D. Luís Aranha, Abade do Mosteiro Beneditino de Singeverga, e tio de um dos novos diáconos.

Na homilia, o Sr. D. Jacinto referiu que a odenação diaconal “é antes de tudo motivo para agradecermos ao Senhor a liberalidade deste Dom absolutamente gratuito da Sua Graça que ninguém merece, e que por isso mesmo exige de cada um uma resposta sem calculismos, sem ambiguidades, e que seja expressão duma disponibilidade para o serviço generosa e sempre cuidada.”

Referindo-se ao Ano Sacerdotal convocado pelo Santo Padre, o Sr. Bispo de Lamego acrescentou que a “fidelidade e testemunho só podem ser garantidos por uma piedade robustecida no conhecimento profundo da Palavra de Deus, assiduamente reflectida e rezada, e alimentada todos os dias na Eucaristia celebrada no Santo Sacrifício do Altar e demoradamente adorada no Santíssimo Sacramento. A oração deve ser o clima normal da nossa vida, a nossa permanente respiração espiritual.”

Dirigindo-se àqueles que, pouco depois, receberiam a ordenação diaconal, fez-lhes notar que “o carinho e a delicadeza, a afabilidade e a atenção, a compreensão e o perdão, são qualidades que a relação com os outros, privilegiando, como Jesus, os mais pequeninos, os pobres, os que sofrem, os fracos, os incompreendidos, os marginalizados, os abandonados e sem voz, vai consolidando, aperfeiçoando e purificando, para que o rosto do Bom Pastor se torne em vós mais perceptível pelos que servireis em Seu nome.”

Depois da homilia, seguiu-se o rito de ordenação. No final da Santa Missa, os familiares a amigos dos novos diáconos tiveram oportunidade de os saudar nos claustros da Sé de Lamego.

Algumas fotografias:






Fotos gentilmente cedidas por FOTOCONTA

domingo, 4 de outubro de 2009

Ordenação de 5 novos Diáconos

A Sé Catedral de Lamego acolhe, esta tarde (com início pelas 16h), a ordenação de 5 novos diáconos. São eles o André Pereira, o António Giroto, o Bernardo Magalhães, o José Filipe Pereira e o Tiago Cardoso.

A presidir às ordenações será o Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo de Lamego.