sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Iniciativa do Secretariado das Vocações de Lamego para o Ano Sacerdotal

O Secretariado das Vocações promove um tempo de adoração eucarística, no próximo dia 3 de Dezembro. O local será a Capela do Espírito Santo, em Lamego (junto à rotunda do Soldado Desconhecido), e terá o seguinte horário:

10h00: Eucaristia e Exposição do Santíssimo Sacramento
Tempo para receber o Sacramento da Reconciliação
14h30: Terço e Bênção com o Santíssimo Sacramento

Com esta iniciativa, o Secretariado pretende dinamizar a oração pelas vocações e é mais uma iniciativa concreta neste Ano Sacerdotal.

Para mais informações, pode ser contactado o P. José Fernando Mendes.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Capelania da Comunidade Ucraniana promove memorial religioso

A Capelania da Igreja Greco-Católica Ucraniana em Portugal promove, no próximo dia 29 de Novembro, um memorial religioso, cujo objectivo é prestar homenagem a todos os ucranianos que pereceram na Grande Fome dos anos de 1932-1933.

A numerosa comunidade ucraniana pede às comunidades paroquiais e religiosas que, no próximo dia 29, promovem um breve momento de oração que seja reflexo "do comum propósito, das Igrejas de Portugal e da Ucrânia, para estarmos unidos na denúncia das opressões e injustiças do nosso tempo e, assim, prestarmos homenagem a todas as vítimas que nelas perecem", como afirma a Capelania em Carta dirigida à Diocese.

Qualquer esclarecimento ou informação adicional podem ser pedidos junto do P. Ivan Hudz, Coordenador Nacional da Capelania Ucraniana de Rito bizantino em Portugal.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Nota da Vigararia Geral sobre o Dia da Igreja Diocesana

A Diocese de Lamego celebra, no próximo dia . É uma oportunidade para os cristãos afirmarem e testemunharem publicamente o seu espírito de comunhão e a consciência das suas responsabilidades.

O programa é o seguinte:
10h00: Tempo de oração
10h30: Reflexão, orientada pelo P. Dário Pedroso, S.J.
11h30: Trabalho de grupos
12h30: Plenário
13h00: Almoço
15h30: Pontifical na Sé Catedral, presidido pelo Sr. Bispo

O trabalho, da parte da manhã, decorrerá na Casa de S. José, em Lamego.

Como diz o Sr. Bispo na carta enviada a todos os Sacerdotes, "são bem-vindos todos quantos queiram participar".

Lamego, 08 de Novembro de 2009
Cón. Mons. Joaquim Dias Rebelo, Vigário Geral

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Diocese de Lamgo com 5 novos Monsenhores

Neste Ano Sacerdotal, Sua Santidade, o Papa Bento XVI, nomeou Monsenhores cinco sacerdotes da nossa Diocese: C. Joaquim Dias Rebelo, Vigário Geral, com o título de Prelado de Honra de Sua Santidade; os três sacerdotes que há mais tempo exercem o ministério de párocos, os Arciprestes, P. José do Nascimento Gomes, P. António Martins Teixeira e P. Cândido António Lemos Azevedo, com o título de Capelães de Sua Santidade; e o P. Henrique Paulo da Fonseca, Pároco de Horta do Douro, Numão e Pereiros, a celebrar as suas Bodas de Ouro Sacerdotais e responsável pela construção da Igreja Paroquial de Horta do Douro, também com o título de Capelão de Sua Santidade.

+ Jacinto Tomaz de Carvalho Botelho, bispo de Lamego

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Escola Profissional de Lamego celebra 20 anos

Para celebrar o seu 25.º aniversário, a Escola Profissional de Lamego (Escopal) promoveu uma festa no dia 26 de Outubro, associando à celebração a Escola de Formação Social de Lamego (Esfosol), a funcionar em Lalim, com um programa variado, que ainda englobou aulas, depois uma Eucaristia na Sé Catedral, um almoço para Professores, Alunos e Convidados e outras actividades.

A Eucaristia foi presidida pelo Senhor D. Jacinto, Bispo da Diocese, concelebrada por oito Sacerdotes, entre os quais o Director da Escola e do Centro Diocesano de Promoção Social, P.e Dr. Joaquim Proença Dionísio.
Os alunos encheram a Sé e participaram activamente na Liturgia, através do Grupo Coral, formado por alunos da ESCOPAL e da ESFOSOL, e a sua presença atenta e consciente do acto que se realizava.

O Senhor Bispo na sua homilia aliou a palavra de Deus à festa celebrada, sublinhando a atitude dos que estavam na sinagoga onde se realizou o milagre narrado por S. Lucas: o entusiasmo da multidão, do povo presente e a atitude crítica dos fariseus, sempre prontos a criticar Jesus pelo lado negativo. Pôs em destaque as figura do fundador, Mons. Ilídio Fernandes, a alma-mãe desta instituição.

O mesmo destaque foi dado pelo Director, aliando a esta figura de Sacerdote outras duas, D. Mariazinha Morgado e Prof. Osório, que tiveram uma acção preponderante no desenvolvimento do projecto inicial.

Nas instalações da Escola foi servido um almoço aos Professores, Alunos e Convidados, a que se associaram Dirigentes da DREN, que, mais tarde, haviam de usar da palavra para falar das Actividades Escolares na ESCOPAL. Houve actividades recreativas, a que todos puderam assistir, após o que foi apresentado um livro da ESCOPAL, que merecerá uma outra referência na próxima semana.

O encerramento foi feito com as palavras do nosso Bispo e uma surpresa: um bolo de aniversário, a comemorar vinte e cinco e a pedir outros tantos e os mais que a obra vai viver, pela vontade de Deus e pela acção dos seus Directores, Responsáveis, Professores e, claro, os seus Alunos, pois sem estes não haveria nenhuma Escola.

Mons. Armando Ribeiro, in Voz de Lamego, 2009.10.27