quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Mailing List

A partir de hoje, o Gabinete de Imprensa da Diocese de Lamego disponibiliza um novo instrumento de informação, através da criação da mailing list.

Para aceder à distribuição da mailing list, bastará seguir este link e, à direita, escolher a opção "Aderir a este grupo".

Mensagem de Natal do Sr. Bispo de Lamego

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

P. Paulo Alves defende tese de doutoramento


O P. Paulo Jorge Pereira Alves, actualmente Reitor do Seminário Maior de Lamego, concluiu brilhantemente o Doutoramento em Psicologia, na área de especialização de Psicologia do Desenvolvimento, na Universidade de Coimbra com a tese subordinada ao tema: "Sabedoria: definição, multidimentionalidade e avaliação", cujos orientadores foram a Prof. Doutora Luísa Maria de Almeida Morgado, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, o Prof. Doutor José H. Barros de Oliveira, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

A defesa da tese de doutoramento teve lugar na Sala dos Capelos, da Universidade de Coimbra, no passado dia 11 de Dezembro. O Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo de Lamego, esteve presente, bem como o Sr. Vigário Geral e alguns sacerdotes da Diocese.

No Júri que julgou a tese do novo Doutor em Psicologia, estavam presentes a Prof. Doutora Helena Maria Marchand, da Universidade de Lisboa; o Prof. Doutor Fernando Félix Neto, da Universidade do Porto; o Prof. Doutor Mário Rodrigues Simões, da Universidade de Coimbra; e a Prof. Doutora Maria Teresa Machado, também da Universidade de Coimbra.

O Júri decidiu, por unanimidade, atribuir ao novo Doutor e à tese que redigiu a nota máxima com distinção.

Ao P. Paulo Alves deixamos as maiores felicitações pelo percurso académico de estudos brilhantemente concluído.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Extrato da homilia do Sr. Bispo de Lamego na Solenidade de Cristo Rei

D. Manuel Linda esteve no Seminário Maior de Lamego


Ao longo do presente ano, a comunidade do Seminário Maior de Lamego, tem vindo a acolher com entusiasmo e alegria aqueles que, com o seu testemunho de fé e de serviço, estão disponíveis para colaborar com a missão formativa do Seminário. Proposta esta que será cada vez mais conforme à vontade de Deus quanto melhor conhecer e experimentar o verdadeiro sentido da comunhão eclesial. Foi este o sentido em que se enquadrou a passagem do Sr. D. Manuel Linda pelo nosso estimado Seminário Maior, no passado dia 25 de Novembro.

Um pouco antes da Eucaristia, houve tempo para um encontro, de tom acentuadamente familiar, durante o qual o Sr. Bispo expôs com clareza a situação do sacerdote na contemporaneidade, analisando os riscos e os desafios que os nossos tempos sugerem à Igreja. Os tempos presentes exigem do sacerdote um revigorado compromisso com a fé da Igreja que o leve a optar sempre pelo bem e a viver para a oração e o serviço. O Sr. Bispo recomendava ainda que todos os sacerdotes devem empenhar-se na formação e no acompanhamento dos seminaristas e com o mesmo empenho devem participar na vida diocesana, sentindo-se plenamente integrados no presbitério.

Já durante a celebração da Eucaristia o Sr. D. Manuel Linda teve a oportunidade de nos advertir para o desfasamento do mundo presente com o projecto de Deus, revelado no acto Criador e Redentor. Este desfasamento não admite a acomodação ou o silêncio da Igreja. O Povo de Deus não pode resignar-se perante a força da secularização. A Igreja foi constituída para preparar e ordenar o mundo para o seu fim sobrenatural, vigiando para que a soberania do amor de Deus afecte a existência de cada homem. A instauração do Reino de Deus, dizia-nos o Sr. Bispo, compromete a actividade da Igreja e determina-a, é a sua razão de ser.
O mesmo Seminário que recebeu o Sr. D. Manuel Linda no início da sua formação filosófico-teológica acolheu-o agora no início do seu ministério episcopal e com filial gratidão reconhece o contributo testemunhal e o alento com que nos premiou durante a sua visita.

Adriano Assis
Seminarista