segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Rezar pelas Vocações

O Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional tem procurado desenvolver, mensalmente e por Arciprestado, uma hora de Oração pelas Vocações. A promoção vocacional deve começar, em primeiro lugar, pelo convite à escuta atenta da voz do Espírito, que suavemente provoca e interpela as crianças, adolescentes, jovens e adultos a responder à grande questão vocacional: a que é que Deus me chama?

No domingo, dia 7 de Fevereiro, dia em que a Igreja celebrava o Dia do Consagrado, deu-se o primeiro passo, para a concretização deste compromisso. O Secretariado, juntamente com a sua equipa coordenadora, rumou até à Meda. A Capela, do Patronato da Meda, tornou-se pequena para acolher, em ambiente de silêncio e oração, todos aqueles que disponibilizaram parte da sua tarde para se encontrar intimamente com o Deus Eucarístico. Rezamos, meditamos e pedimos a Deus vocações consagradas, verdadeiras vocações de Cristo e para Cristo. Num espaço terno e acolhedor a hora de adoração voou, sem que por isso déssemos conta. Com Jesus Cristo realmente ali presente, o tempo foi rápido e leve. Quando se está com Ele e para Ele não existe tempo, existe Deus. Uma palavra de gratidão à paróquia na pessoa do seu pároco, Padre Basílio pelo acolhimento e acompanhamento desta iniciativa, e às Irmãs Missionárias Reparadoras (irmãs do Patronato) pela simpatia, amizade e preparação do espaço de oração.

Rezar pelas vocações (sacerdotais, religiosas, missionárias, matrimoniais, laicais) é necessário e urgente. É da vocação matrimonial e laical que surge a semente para as vocações sacerdotais, religiosas e missionárias. A vocação é assim uma responsabilidade de todo o cristão. Rezar pelas vocações é disponibilizarmos um pouco de nós mesmo e, pedir ao nosso Deus que envie consagrados para o seu serviço, que trabalhem e exerçam a sua missão na Igreja e para a Igreja.

Secretariado Diocesano das Vocações

No próximo dia 07 de Março, haverá a Hora de Adoração pelas Vocações realizar-se-á  no Arciprestado de Sernancelhe, na Paróquia de Vila da Ponte, com início pelas 15h.

Sem comentários:

Enviar um comentário