quinta-feira, 29 de abril de 2010

"Douro em Chamas" - Novo romance do P. Doutor Joaquim Correia Duarte

No dia 24 de Abril, no Auditório Municipal de Resende, decorreu a cerimónia de apresentação do livro “O Douro em Chamas”, o novo romance de carácter histórico da autoria de Joaquim Correia Duarte, na qual esteve presente o Presidente da Câmara, António Borges.

O novo romance histórico “O Douro em Chamas” é a memória dos tempos de terror e confusão que se viveram no Douro e no país, ao longo de quase todo o século XIX. O presente livro, com verdade histórica servida em bandeja literária ornada de imaginação e fantasia, pretende trazer ao conhecimento de todos os leitores o que se passou no Douro, nesses tempos espinhosos de mudança. No meio de tudo, a história ficcionada do amor proibido de dois jovens que tentou vencer os ódios políticos dos seus progenitores, mas que veio a acabar numa incomensurável tragédia.

Joaquim Correia Duarte nasceu na freguesia de Paus, Resende, em 1940, passou a sua infância em Felgueiras (Resende), cursou Filosofia e Teologia nos Seminários de Lamego e licenciou-se em Ciências Históricas na Universidade do Porto. É membro da Academia Portuguesa da História desde 14 de Fevereiro de 2007 e exerce a vida pastoral. Já publicou diversas obras de carácter histórico, enveredando mais tarde pelos caminhos da ficção, como é o caso do romance agora apresentado.

Joaquim Correia Duarte afirmou que com este livro pretendeu “evidenciar os feitos das gentes do Douro durante o século XIX, aquando da Guerra Civil. A história relata factos verdadeiros e reais aliados ao romance.” Sendo que, há muitos anos o autor tinha a intenção de escrever uma história portuguesa caracterizada por uma Guerra Civil.

Para o Presidente da Câmara Municipal, António Borges, este “é um momento em que a comunidade resendense sente orgulho. O doutor Joaquim Correia Duarte é capaz, com a sua simplicidade e descrição, de consagrar num livro muito daquilo que somos como povo. O Douro tem uma história e um caminho que o afirma todos os dias”. Acrescentou, ainda, que o autor do livro “consagra como poucos a história de Resende que nós testemunhamos de uma forma privilegiada e agradecida.”

Gabinete de Informação
C. M. Resende

Foto retirada de Douro Sul Acontece

Sem comentários:

Enviar um comentário