quinta-feira, 20 de maio de 2010

Arneirós: oração pelas vocações

Por Maria Augusta


No Domingo da Solenidade da Ascenção de Jesus ao Céu, a paróquia de Vila Nova de Souto d’El Rei, viveu um dia cheio de reflexão e de oração onde a questão vocacional ocupou a beleza desse dia. A convite do pároco, Cón. Joaquim Assunção, o Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, juntamente com o seminarista e nosso conterrâneo, o Ângelo, deslocou-se à nossa paróquia para vivermos juntos uma tarde vocacional.

A tarde, que se adivinhava brilhante, acolhedora e suave, iniciou-se com a celebração da Eucaristia, presidida pelo director do secretariado, Pe. José Fernando. As suas palavras ajudaram-nos a reflectir na vivência e testemunho da nossa primeira grande vocação, a vocação à santidade. A busca da santidade concretiza-se em vocações especificas como a matrimonial, sacerdotal e religiosa, que devem brotar no seio da família, que numa intimidade forte com Deus, procura rezar e descobrir a vocação a que cada um dos seus membros é chamado a desempenhar, respondendo seriamente ao convite e apelo de Deus. Hoje, somos nós os continuadores da missão que Jesus nos deixou, urge descobrir os dons com que Deus nos dotou, e num acto ousado de coragem disponibilizá-los ao serviço dos outros. Houve ainda tempo para ouvirmos um testemunho vocacional do seminarista Joel.

Após a celebração da Eucaristia, o secretariado desenvolveu um momento de partilha e de reflexão. Visualizado um pequeno filme duas irmãs, das Servas de Nossa Senhora de Fátima e das Franciscanas Hospitaleiras, deixaram-nos o seu testemunho de descoberta vocacional. A vocação religiosa surge no meio de acontecimentos tão simples, mas cheios de significado, que numa repetição insistente levam à meditação e à resposta afirmativa do convite de Deus. Por fim, uma irmã, das Filhas de S. Camilo, deixou-nos o apelo para que rezássemos pelas vocações e que estivéssemos atentos aos diversos sinais, que Deus utiliza, para nos chamar. A comunidade, constituída pelas crianças, jovens, catequistas e leigos empenhados, que permaneceu toda depois da Eucaristia, agradeceu o dom dos sacerdotes e daqueles que têm alimentado espiritualmente esta comunidade nos últimos anos, e pede, para que a semente lançada possa vir a dar os seus frutos.

A tarde terminaria com um convívio, na residência paroquial, para todos os que quiseram participar onde, num ambiente próximo e alegre, nos aproximamos de cada elemento do secretariado e pudemos colocar e esclarecer algumas das nossas inquietações.

Ao Senhor da Messe agradecemos a alegria desta tarde, e pedimos para que a palavra semeada frutifique no crescimento da santidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário