quinta-feira, 10 de junho de 2010

Peregrinação ao Santuário de N. S. da Lapa

O dia 10 de Junho, no qual, liturgicamente se celebra a memória do Anjo de Portugal, é também o dia em que um elevado número de paróquias da Diocese de Lamego faz a sua romaria anual ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa, que fica situado em Quintela, concelho de Sernancelhe.

A romaria é preparada por uma novena, vivida como um retiro aberto a todos aqueles que nela participam.

Hoje, de manhã, a partir das 10h da manhã, começaram as procissões das várias Paróquias, com as suas cruzes e bandeiras, desde o cruzeiro até ao Santuário de Nossa Senhora.

Pelas 11h30, teve início a procissão com o andor de Nossa Senhora, desde o Santuário até ao recinto, onde foi celebrada a Santa Missa. Presidiu à Eucaristia o Mons. Joaquim Dias Rebelo, Vigário Geral da Diocese de Lamego. 

No início da Eucaristia, o Reitor do Santuário da Lapa, Sr. P. José Amorim, deu as boas vindas a todos os presentes, incentivando a que todos contribuíssem a criar um ambiente de oração.

Na homilia, o Sr. Vigário Geral começou por referir o encanto da Lapa e a atracção que aquele lugar exerce para muitas pessoas, que ali encontram paz e repouso. Lembrou ainda a importância dos Anjos da guarda na vida dos cristãos, e, referindo-se às aparições do Anjo aos três videntes de Fátima, como esses seres espirituais nos ajudam a amar mais a Nossa Senhora e a melhor adorar a Santíssima Eucaristia.

O Sr. Vigário Geral disse ainda que o Sr. Bispo se encontra em Roma, a participar no Congresso conclusivo do Ano Sacerdotal, e animou todos os presentes a rezarem pela santificação de todos os sacerdotes.

Na peregrinação tomou parte activa o Seminário Maior de Lamego, que animou a liturgia. 

Foram muitas as pessoas que marcaram presença, apesar das condições atmosféricas serem um pouco adversas.

Sem comentários:

Enviar um comentário