sábado, 28 de agosto de 2010

P. Doutor Gonçalves da Costa homenageado

Para assinalar o centenário do nascimento do P. Doutor Manuel Gonçalves da Costa, a Liga dos Amigos do Museu de Lamego, em colaboração com esta instituição promove uma conferência sobre a sua vida e obra, proferida pelo Sr. D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro. O evento terá lugar no próximo dia 6 de Setembro, no Museu de Lamego.

P. Doutor Manuel Gonçalves da Costa nasceu em Penude, concelho de Lamego, no dia 1 de Agosto de 1910. Foi ordenado sacerdote a 13 de Maio de 1942. Depois da ordenação sacerdotal, prosseguiu os seus estudos em Letras no Universidade de Dublin, na Irlanda.

Regressado à Diocese de Lamego, foi nomeado Pároco, em 1950, de Meijinhos e Melcões, no Arciprestado de Lamego. Mais tarde, seria também Pároco de Lalim.

Dedicou a maior parte da sua vida à pesquisa e à escrita de obras de carácter histórico, entre as quais se destaca a "História da Cidade e do Bispado de Lamego", monumento literário em 6 volumes. Em 1990, publicou também a obra "Seminários e Seminaristas de Lamego".

Faleceu e 17 de Abril de 1997, em Lamego, cidade onde residiu praticamente toda a sua vida e que agora, no centenário do seu nascimento, o homenageia.

Sem comentários:

Enviar um comentário