segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Bispo de Lamego escreve carta aos Sacerdotes da Diocese

O Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese de Lamego, escreveu uma carta a todos os seus sacerdotes, sobre algumas iniciativas da Diocese, abordando também o tema da sua renúncia como Bispo da Diocese, como previsto no Direito quando é atingida a idade de 75 anos.

Começando por se referir à Assembleia do Clero, que se realizou no passado dia 05 de Outubro, o Sr. Bispo de Lamego agradece “a participação empenhada na Assembleia do Clero, manifestação privilegiada da unidade do presbitério.” E continua: “os mais de setenta que estiveram presentes são testemunhas da seriedade da reflexão feita e do bom clima de fraternidade que se viveu.”

A carta contém, em seguida, o convite para a participação de todos, mas especialmente dos leigos mais comprometidos nas paróquias e nas várias instituições, no Dia da Igreja Diocesana, que ocorrerá a 21 de Novembro. Na parte da manhã desse dia será o momento de reflectir sobre o tema proposto pela Conferência Episcopal Portuguesa, “Repensar juntos a Pastoral da Igreja em Portugal”, e, na parte da tarde, o Sr. D. Jacinto preside à solene Eucaristia, na Catedral.

Nesta mensagem aos seus sacerdotes, o Sr. Bispo convida os sacerdotes a participar no retiro anual do clero, que terá lugar na Casa de S. José, entre os dias 26 e 29 de Dezembro. O retiro será orientado pelo Sr. D. João Lavrador, Bispo auxiliar do Porto. A este respeito, escreve o Sr. D. Jacinto: “o Retiro é dos meios espirituais mais eficazes para conseguirmos a graça de vivermos a alegria da consagração e testemunharmos a fidelidade sacerdotal alicerçada na fidelidade de Cristo, como nos lembrava Bento XVI em Fátima.”

A carta continua anunciando que, em união com o Santo Padre Bento XVI, e na sequência de um Ofício dirigido a todos os Presidentes das Conferências Episcopais por parte da Santa Sé, o Sr. Bispo presidirá, no dia 27 de Novembro de 2010, a uma vigília de oração “pela vida nascente.” A vigília terá lugar na Igreja de S. Francisco, em Lamego, com início pelas 21h00. O Sr. D. Jacinto convida todos os sacerdotes a promoverem iniciativas semelhantes nas Paróquias.
Por fim, o Sr. D. Jacinto refere-se, com as seguintes palavras, ao facto de ter completado a idade prevista para pedir a renúncia como Bispo da Diocese de Lamego: “Em 15 de Agosto último, aniversário da minha ordenação sacerdotal, de harmonia com o Cân. 401, § 1, escrevi ao Santo Padre a pedir a minha resignação como bispo diocesano, em virtude de completar os 75 anos de idade, no mês de Setembro. O Santo Padre aceitou o meu pedido, nunc pro tunc, (nomeação do novo Bispo de Lamego) comunicando-me o Senhor Núncio, em 4 de Outubro, que a designação do meu sucessor “ocorrerá, presumivelmente, daqui a um ano”, devendo permanecer na condução pastoral da Diocese de Lamego até essa data”.

Sem comentários:

Enviar um comentário