segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Diocese de Lamego apresenta Plano Pastoral



O Dia da Igreja Diocesana, no dia 21 de Novembro, foi o momento escolhido para apresentar o Plano Pastoral 2010 / 2011 da Diocese de Lamego.

Este plano contém as linhas gerais de orientação para as várias instituições diocesanas (Seminários, Paróquias, Associações, Movimentos, Instituições de Solidariedade Social) e tem como tema central “Um novo rumo para uma Nova Evangelização”.
Como escreveu o Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese, na introdução, «é apresentada aos cristãos em Portugal uma proposta de discernimento pastoral que envolva a todos, sacerdotes, religiosas e religiosos, e leigos, ligados a movimentos, associações de fiéis e outras obras eclesiais, para que, com o espírito e o estilo dum itinerário sinodal, se pronunciem e se co-responsabilizem. A Diocese de Lamego adere a esta movimentação a que o Plano Pastoral do próximo ano se subordina.»

Esta planificação pastoral inclui as actividades promovidas pelos vários Departamentos diocesanos, das quais se destacam as várias acções de promoção vocacional nos Arciprestados e a preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude, que terão lugar em Madrid, no mês de Agosto de 2011.

Um outro aspecto a salientar é a importância dada à crescente urgência social que se faz sentir. Como resposta, por parte da Diocese, a planificação pastoral procura potenciar as possíveis respostas que a Cáritas Diocesana e os Centros Sociais Paroquiais podem dar às necessidades mais prementes que estão a surgir no território, de profunda interioridade, da Diocese.

O plano pastoral está disponível no site da Diocese (www.diocese-lamego.pt), para consulta e download.

Sem comentários:

Enviar um comentário