segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Cáritas de Lamego lança apelo à ajuda para o Haiti

Com data de 14 de Janeiro de 2010, a Cáritas Diocesana de Lamego, na pessoa do seu Presidente, Pe. Adriano Monteiro Cardoso, enviou uma carta aos sacerdotes da Diocese, a apelar à recolha de fundos para ajudar a população do Haiti.

Nessa carta, refere-se que "é inseparável da fé, a prática da caridade, já que no gesto ao irmão concretiza-se o amor a Deus. Na carta de Bento XVI, Deus Caritas est, afirma-se a necessidade da Igreja, como tal, exercer a caridade. Para isso, esta deve ser organizada e ser assumida como sinal, o mesmo é dizer, tornar-se sacramento do amor de Deus aos homens."

No momento em que a população do Haiti vive um momento dramático na sua história, "cada cristão como membro desta Igreja tem de ser sinal de esperança para todos os sofredores, não podendo deixar de viver este momento em comunhão e solidariedade com todos os homens e mulheres" daquele país.

A Carta da Cáritas de Lamego termina com o pedido que, em toda a Diocese, haja uma mobilização "dos grupos de Acção Sócio Caritativa, Comunidades Eucarísticas ou paroquiais, Centros Sociais Paroquiais, Misericórdias para a recolha de ofertas, em dinheiro, a entregar nas Paróquias e que estas farão chegar à Cáritas Diocesana, que, por sua vez, as reencaminhará para a Cáritas Nacional."

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Nota do Gabinete de Imprensa

A Conferência de Imprensa, marcada para esta manhã, no Museu Diocesano de Lamego para a apresentação do projecto "Douro Religioso: conhecer, visitar, reconhecer", da Turel em parceria com a Diocese de Lamego realizar-se-á à hora prevista.

Para mais informações, pode ser contactado o Rev. Sr. Cón. Manuel Leal Domingues.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Diocese e Turel apresentam projecto

A Diocese de Lamego e a Turel, Turismo Cultural e Religioso, apresentam o projecto "Douro Religioso: conhecer, visitar, reconhecer".

Este projecto, aprovado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) para receber fundos do QREN, será apresentado, em conferência de imprensa, no próximo dia 11 de Janeiro, a partir das 11h00, no Museu Diocesano - Casa do Poço (à frente da Sé Catedral).

A importância deste projecto está no facto de ele dar a conhecer, com um conjunto de iniciativas e eventos, a importância do património cultural e religioso da zona que envolve o Douro, na qual está inserida também a Diocese de Lamego.

Para eventuais esclarecimentos, pode ser contactada a TUREL e o Sr. Cón. Manuel Leal Domingues.

Secretariado da Pastoral Vocacional da Diocese de Lamego apresenta projectos


O Secretariado da pastoral das Vocações da Diocese de Lamego divulgou, no Jornal "Voz de Lamego", um conjunto de iniciativas para o ano pastoral que estamos a viver, marcado pelo Ano Sacerdotal convocado pelo Santo Padre Bento XVI.

Os objectivos foram traçados "tendo como meta do seu trabalho a sensibilização da Diocese para a questão vocacional, partindo da chamada de Deus à santidade".

As iniciativas agora apresentadas, desafiam a Diocese "a entrar numa rede de oração, que una e vivifique os corações de todos os que oram e suplicam ao Senhor da Messe que envie mensageiros".

Entre as iniciativas, podem destacar-se as seguintes:

Mensalmente, na Capela do Espírito Santo, no centro da cidade de Lamego, na primeira quinta-feira de cada mês, será celebrada a Santa Missa, pelas 10h00, seguida de Adoração ao Santíssimo, que ficará exposto. às 14h30 será recitado o terço e, pelas 15h00, encerra com a Bênção do Santíssimo Sacramento. Ao longo deste dia, haverá disponibilidade de atender no Sacramento da Reconciliação todos os que o desejarem.

Também mensalmente, o Secretariado promoverá, num Arciprestado, uma hora de adoração ao Santíssimo Sacramento, para a qual serão convidadas todas as Paróquias daquele Arciprestado.

Ao longo do ano lectivo, será promovido um Fórum de Vocações em várias escolas secundárias no território da Diocese.

Na Quaresma, será promovido um retiro espiritual, a realizar nos dias 27 e 28 de Fevereiro.

Especial relevância será dada à Semana das Vocações, que ocorrerá de 18 a 25 de Abril de 2010. Além de uma Vigília de Oração pelas Vocações, no dia 23 de Abril, no dia seguinte terá lugar a Jornadas para Adolescentes, que será realizada em colaboração com o Secretariado para a Catequese.

O responsável pelo Secretariado das Vocações é o P. José Fernando Duarte Mendes.