segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Rezar pelas Vocações

O Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional tem procurado desenvolver, mensalmente e por Arciprestado, uma hora de Oração pelas Vocações. A promoção vocacional deve começar, em primeiro lugar, pelo convite à escuta atenta da voz do Espírito, que suavemente provoca e interpela as crianças, adolescentes, jovens e adultos a responder à grande questão vocacional: a que é que Deus me chama?

No domingo, dia 7 de Fevereiro, dia em que a Igreja celebrava o Dia do Consagrado, deu-se o primeiro passo, para a concretização deste compromisso. O Secretariado, juntamente com a sua equipa coordenadora, rumou até à Meda. A Capela, do Patronato da Meda, tornou-se pequena para acolher, em ambiente de silêncio e oração, todos aqueles que disponibilizaram parte da sua tarde para se encontrar intimamente com o Deus Eucarístico. Rezamos, meditamos e pedimos a Deus vocações consagradas, verdadeiras vocações de Cristo e para Cristo. Num espaço terno e acolhedor a hora de adoração voou, sem que por isso déssemos conta. Com Jesus Cristo realmente ali presente, o tempo foi rápido e leve. Quando se está com Ele e para Ele não existe tempo, existe Deus. Uma palavra de gratidão à paróquia na pessoa do seu pároco, Padre Basílio pelo acolhimento e acompanhamento desta iniciativa, e às Irmãs Missionárias Reparadoras (irmãs do Patronato) pela simpatia, amizade e preparação do espaço de oração.

Rezar pelas vocações (sacerdotais, religiosas, missionárias, matrimoniais, laicais) é necessário e urgente. É da vocação matrimonial e laical que surge a semente para as vocações sacerdotais, religiosas e missionárias. A vocação é assim uma responsabilidade de todo o cristão. Rezar pelas vocações é disponibilizarmos um pouco de nós mesmo e, pedir ao nosso Deus que envie consagrados para o seu serviço, que trabalhem e exerçam a sua missão na Igreja e para a Igreja.

Secretariado Diocesano das Vocações

No próximo dia 07 de Março, haverá a Hora de Adoração pelas Vocações realizar-se-á  no Arciprestado de Sernancelhe, na Paróquia de Vila da Ponte, com início pelas 15h.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Horário de Missas

SÁBADO

18h00
Lamego: Igreja de S. Francisco

18h30
Lamego: Sé Catedral

19h00
Lamego: Almacave


DOMINGO

08h00
Lamego: Igreja de S. Francisco, Senhora dos Meninos

09h00
Lamego: Sé Catedral, Mosteiro das Dominicanas
09h30
Lamego: Almacave

10h00
Lamego: Sé Catedral, Igreja de S. Francisco, Santuário de N. S. dos Remédios, Igreja da Graça, Lar de S. Camilo

11h00
Lamego: Almacave

11h30
Lamego: Sé Catedral

12h00
Lamego: Igreja das Chagas

17h30
Lamego: Igreja de S. Francisco

18h00
Lamego: Almacave

18h30
Lamego: Sé Catedral, Igreja de S. Francisco

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Mensagem para a Quaresma do Sr. Bispo de Lamego

Iniciamos hoje, Quarta-feira de Cinzas, o longo Retiro que todos os anos a Igreja nos proporciona. Percorremos o tempo favorável e de salvação da Quaresma, para que “pela oração mais intensa, pela caridade mais diligente, participando nos mistérios da renovação cristã”, cheguemos, revigorados e confirmados na fé, à Páscoa do Senhor.

Em Ano Sacerdotal, preparando já a Visita do Santo Padre e com os olhos no Santo Cura de Ars, referência e modelo que nos é proposto, ponhamos na celebração do Sacramento da Penitência, particular solicitude pastoral. Seja, para nós sacerdotes, a Confissão Sacramental, séria e cuidadosamente preparada, determinante da conversão a que todos somos chamados e meio privilegiadíssimo da renovação espiritual das nossas comunidades.

Comungaremos assim os sentimentos da mensagem que Bento XVI nos envia para esta Quaresma. Partindo da afirmação de S. Paulo: A justiça de Deus está manifestada mediante a fé e Jesus Cristo, o Santo Padre reflecte sobre a justiça que implica, como a define o direito romano, “dar a cada um o que é seu – dare cuique suum; e, iluminado pela Palavra do Senhor do Evangelho de S. Marcos sobre o que torna o homem impuro, detém-se no desenvolvimento do seu significado o qual, segundo o pensamento do Papa, é o resultado da troca consciente e exigente do meu, marcado pela limitação e pelo pecado do homem velho, expressão da minha indigência e auto-suficiência, pelo seu, que me é dado gratuitamente - a riqueza da Graça que me regenera como nova criatura e me aproxima do projecto de Deus ao criar-me à Sua imagem e semelhança. Diz o Santo Padre: “Isto acontece particularmente nos sacramentos da Penitência e da Eucaristia”, os quais portanto iremos celebrar e viver com especial fervor e devoção. A prática das Quarenta Horas, tradicional em várias paróquias que a vivem com tanta intensidade, e os tempos de Adoração ao Santíssimo Sacramento, por altura da celebração das Confissões Quaresmais nas comunidades, seguindo a orientação proposta no Plano de Pastoral para a Diocese, muito contribuirão para o cumprimento daquela recomendação que nos faz o Santo Padre.

Não esqueceremos a partilha fraterna, através duma caridade mais diligente, como rezamos na Liturgia, e que autentica o nosso testemunho de cristãos. Fomos certamente já muito generosos para com os nossos irmãos do Haiti, vítimas da tragédia que está longe de ultrapassar-se; e continuaremos a sê-lo, porque o destino da renúncia quaresmal deste ano é precisamente este, como pareceu bem no último Conselho de Arciprestes.

Concluo com os votos de Sua Santidade na referida mensagem e que me atrevo a formular também como meus: “ A Quaresma culmina no tempo Tríduo Pascal, no qual também este ano celebraremos a justiça divina, que é plenitude de caridade, de dom, de salvação. Que este tempo penitencial seja para cada cristão tempo de autentica conversão e de conhecimento intenso do mistério de Cristo que veio para realizar a justiça.”

Lamego, 17 de Fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, de 2010.


+ Jacinto Tomaz de Carvalho Botelho, bispo de Lamego

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Recolecção espiritual para os Sacerdotes da Diocese

Na próxima quinta feira, dia 18 de Fevereiro, realizar-se-á, na Casa de S. José, uma recolecção espiritual para os sacerdotes da Diocese de Lamego.

Esta recolecção mensal ocorre, habitualmente, nas terceiras quintas feiras de cada mês.

É uma maneira de viver, de modo concreto, o Ano Sacerdotal convocado pelo Santo Padre Bento XVI, e também um modo de preparar a Quaresma, com início marcado para a quarta feira de cinzas, no dia 17 de Fevereiro.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Testemunho de um sacerdote da Diocese de Lamego

O P. Vasco Pedrinho, de 32 anos, é um sacerdote da Diocese de Lamego que, actualmente, exerce o seu ministério na Diocese de Aveiro.

Neste Ano Sacerdotal, dá o seu testemunho, que pode ser encontrado AQUI>>