quinta-feira, 20 de maio de 2010

Arneirós: oração pelas vocações

Por Maria Augusta


No Domingo da Solenidade da Ascenção de Jesus ao Céu, a paróquia de Vila Nova de Souto d’El Rei, viveu um dia cheio de reflexão e de oração onde a questão vocacional ocupou a beleza desse dia. A convite do pároco, Cón. Joaquim Assunção, o Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, juntamente com o seminarista e nosso conterrâneo, o Ângelo, deslocou-se à nossa paróquia para vivermos juntos uma tarde vocacional.

A tarde, que se adivinhava brilhante, acolhedora e suave, iniciou-se com a celebração da Eucaristia, presidida pelo director do secretariado, Pe. José Fernando. As suas palavras ajudaram-nos a reflectir na vivência e testemunho da nossa primeira grande vocação, a vocação à santidade. A busca da santidade concretiza-se em vocações especificas como a matrimonial, sacerdotal e religiosa, que devem brotar no seio da família, que numa intimidade forte com Deus, procura rezar e descobrir a vocação a que cada um dos seus membros é chamado a desempenhar, respondendo seriamente ao convite e apelo de Deus. Hoje, somos nós os continuadores da missão que Jesus nos deixou, urge descobrir os dons com que Deus nos dotou, e num acto ousado de coragem disponibilizá-los ao serviço dos outros. Houve ainda tempo para ouvirmos um testemunho vocacional do seminarista Joel.

Após a celebração da Eucaristia, o secretariado desenvolveu um momento de partilha e de reflexão. Visualizado um pequeno filme duas irmãs, das Servas de Nossa Senhora de Fátima e das Franciscanas Hospitaleiras, deixaram-nos o seu testemunho de descoberta vocacional. A vocação religiosa surge no meio de acontecimentos tão simples, mas cheios de significado, que numa repetição insistente levam à meditação e à resposta afirmativa do convite de Deus. Por fim, uma irmã, das Filhas de S. Camilo, deixou-nos o apelo para que rezássemos pelas vocações e que estivéssemos atentos aos diversos sinais, que Deus utiliza, para nos chamar. A comunidade, constituída pelas crianças, jovens, catequistas e leigos empenhados, que permaneceu toda depois da Eucaristia, agradeceu o dom dos sacerdotes e daqueles que têm alimentado espiritualmente esta comunidade nos últimos anos, e pede, para que a semente lançada possa vir a dar os seus frutos.

A tarde terminaria com um convívio, na residência paroquial, para todos os que quiseram participar onde, num ambiente próximo e alegre, nos aproximamos de cada elemento do secretariado e pudemos colocar e esclarecer algumas das nossas inquietações.

Ao Senhor da Messe agradecemos a alegria desta tarde, e pedimos para que a palavra semeada frutifique no crescimento da santidade.

Jornada Diocesana da Juventude, em Penedono

Por Mons. Armando Ribeiro

O dia 15 de Maio levou ao lugar de S.ta Eufémia, na paróquia de Penedono, os Jovens da Diocese de Lamego, apostados em celebrar o Dia Mundial da Juventude, como resposta ao convite e desafio feitos pela Igreja, através do Secretariado Diocesano.
Iam chegando em grupos e a primeira etapa a cumprir era, precisamente, fazer uma caminhada que os levaria à chegada, a meta para onde se dirigiam.
Chamava-os também um lema: dar uma resposta à pergunta que, um dia, foi feita a Jesus: «que devo fazer para alcançar a vida eterna?» Aquele homem, jovem ou adulto, ouviu a resposta à sua pergunta, mas foi-se embora. Algo o impediu de aceitar e seguir a resposta encontrada.

Aqui, os jovens chegaram e ficaram, mais ou menos atentos ao que ouviam, ao que os esperava e os faria regressar com outra disposição.
Convidados a passar por três tendas, levavam uns o livro adquirido numa delas, outros levavam consigo o tempo passado com Jesus, na Tenda do Encontro.
A Eucaristia foi presidida pelo nosso Bispo, D. Jacinto Botelho, e concelebrada por uma vintena de Sacerdotes, que tinham acompanhado os seus jovens. Estes vieram de todos os Arciprestados da Diocese, encontravam um espaço onde se deviam agrupar para a Eucaristia, solenizada por um grupo coral de vozes e instrumentos musicais, que os Párocos da Beselga prepararam e a que deram vida.

Várias encenações deram vida, também, à celebração ao ar livre; as leituras foram proclamadas por jovens e o próprio Evangelho foi uma encenação sobre o episódio que serviu de fundo ao tema da Jornada.

O nosso Bispo, que acompanhara Bento XVI de Lisboa até ao Porto, explanou algumas das ideias recebidas, «cheio de entusiasmo pelo valor das suas palavras e profundidade da sua mensagem». Evocou o exemplo de S.ta Eufémia, ali celebrada, sem esquecer que a resposta de Jesus se realizava com a prática dos Mandamentos, sublinhando o primeiro e o quarto, que os levava a amar a Deus e aos outros, exemplificados nos pais. E nova encenação procurou incutir no coração dos Jovens essa lição.

Eram os 25 anos do Dia Mundial da Juventude, o que serviu para chamar João Paulo II à celebração, e que ele iniciara com o lema agora repetido ou renovado.
E a exortação chegou: «aceitai um clima de exigência, de seriedade espiritual, seguindo Nossa Senhora e S.ta Eufémia».

Depois do almoço, um convívio continuou o clima de encontro entre os grupos que, com a oração do envio, assumiram o compromisso de «fazer deste encontro um ponto de partida para uma nova fase da sua vida de cristãos».

E a sabedoria e a força para o realizarem foram pedidas e esperam recebê-las de Cristo, o Mestre da vida.

In Voz de Lamego, 2010.05.20

Vilar (Moimenta da Beira): rezar pelas vocações

O Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional, ao longo ano, tem passado por diversos Arciprestados espalhando uma rede de oração pelas vocações.
Rezar pelas vocações é uma questão de todos. Porque todos somos chamados à felicidade, à santidade, para isso temos o dever de procurar o caminho que Deus preparou para cada um. Este caminho pode ser no matrimónio, na vida consagrada ou sacerdotal. Todos eles importantes e fundamentais na vida da Igreja. Por isso, a vocação não é preocupação só de alguns, todos nos devemos empenhar nesta causa, rezar pela vocação própria e das outras pessoas, para que todos descubram o seu caminho de felicidade, pois, só quando se é feliz se pode ajudar outros a encontrar a felicidade.

Foi com muito agrado que a equipa foi recebida, no dia 6 de Maio, primeira quinta-feira, na paróquia do Vilar, arciprestado de Moimenta da Beira, para rezarmos juntos pelas vocações, pelas 19h00, hora em que a comunidade paroquial se reúne todas as quintas-feiras pela mesma causa. Eram crianças, adolescentes, jovens, adultos e o presidente da comunidade paroquial o Pe. António Pereira Duarte. Depois, da leitura da vocação de Jeremias, o Pe. José Fernando, Director do Secretariado, dirigiu a palavra sobre a necessidade de cada um descobrir a sua vocação para ser feliz e contagiar outros com a sua felicidade. Após a recitação do Salmo 138, todos fizeram eco do versículo, frase ou expressão que mais lhe tinha tocado. Sentiu-se forte comunhão entre todos os participantes, neste momento de oração. Seguiu-se um simpático jantar, preparado por um casal da paróquia.
Todos os elementos do Secretariado consideram proveitosos estes momentos de oração que continuarão por outros arciprestados. Desejamos que ajude os jovens a descobrirem, no diálogo íntimo com o Senhor, a sua vocação e que todos unam esforços na oração pelas vocações.


Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Tendais com novo equipamento social

O secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, inaugurou, nesta quarta feira em Cinfães o novo lar de Santa Cristina de Tendais, que representa um investimento de 1,3 milhões de euros, anunciou fonte da autarquia local.

O empreendimento é propriedade do Centro Social e Paroquial de Tendais, cujo presidente é o Rev. Sr. P. Adriano Pereira.

O novo equipamento está preparado para acolher 30 utentes e prestar apoio domiciliário a mais 35 desta zona montanhosa do concelho de Cinfães. A entrada em funcionamento do novo lar vai permitir criar 20 novos postos de trabalho.

O edifício foi financiado pelo Governo através do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), e obteve também o apoio da Câmara Municipal de Cinfães.

Na cerimónia de inauguração, que ocorreu hoje de manhã, esteve presente o Sr. Bispo da Diocese de Lamego, D. Jacinto Botelho.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Cursos de Cristandade - Ultreia Diocesana

A Solenidade da Ascensão, no dia 16 de Maio, foi a data escolhida para a realização da Ultreia Diocesana dos Cursos de Cristandade da Diocese de Lamego. Este encontro nasceu do desejo de comemorar o 50º. aniversário da presença dos Cursos de Cristandade em Portugal.

O local escolhido foi a Paróquia de Alvite, no concelho de Moimenta da Beira, e contou com a presença do Sr. Bispo da Diocese, D. Jacinto Botelho, e de vários sacerdotes, além de um considerável número de cursilhistas.

O programa, depois do acolhimento, previa a Oração da manhã, uma Reflexão, com a Comunicação em Grupos e a Hora Apostólica. Depois de almoço, houve tempo para alguns testemunhos. O encontro terminou com a Eucaristia, presidida pelo Sr. Bispo que, na homilia, animou os presentes a um testemunho coerente da sua fé cristã, à semelhança daquilo que o Santo Padre Bento XVI havia pedido na sua recente viagem apostólica a Portugal.

A Ultreia foi promovida pelo Secretariado Diocesano dos Cursos de Cristandade.

Celebração do Crisma na Paróquia de Tarouca

O senhor Vigário Geral da Diocese de Lamego, Mons. Dr. Joaquim Rebelo, deslocou-se a Tarouca neste domingo para crismar 22 jovens - destes, quatro eram da Paróquia de Gouviães .
Pelo que senti, pelo que ouvi e pelo que referiu o senhor Vigário Geral, tudo correu bem, felizmente.

Os jovens portaram-se à maneira. Estiveram muito bem. Serenos, participativos, felizes.
Na homilia, Mons. Joaquim Rebelo falou-lhes, a partir das leituras, do Dia da Comunicação Social, da urgência de aquecer com o amor as nossas acções e atitudes, do Espírito Santo, Dom de Deus, que sustenta o nosso "permanecer" em Cristo, do compromisso dos crismados na vida da comunidade eclesial. "Sois crismados hoje para viverdes como crismados sempre."

Continuar a ler >>

In Paróquia de Tarouca