sábado, 28 de agosto de 2010

Homenagem ao P. João Ferreira Rodrigues

A Associação Cultural Recreativa e Desportiva "Construir", de Valdigem, promove uma homenagem ao P. João Ferreira Rodrigues, em Valdigem nos dias 28 e 29 de Agosto.

No dia 28 de Agosto, sábado, terá lugar a Eucaristia de Sufrágio do 1º. aniversário do seu falecimento, com início pelas 18h00, seguida de romagem ao Cemitério.

No dia 29 de Agosto, pelas 17h00, o Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese de Lamego, preside à Eucaristia, na Igreja Matriz de Valdigem, seguindo-se uma homenagem com a inauguração da Exposição "Um Sacerdote, um Amigo... Vida e Obra em Valdigem", que ficará patente na Sede da Associação.

O P. João Ferreira Rodrigues nasceu a 10 de Março de 1958, em Valdigem, concelho de Lamego, frequentou os Seminários Diocesanos desta Diocese. Foi ordenado diácono a 01 de Dezembro de 1982 e Sacerdote a 20 de Agosto de 1983, pelas mãos de D. António Xavier Monteiro. Nesse mesmo ano, em Dezembro, começou a auxiliar o Rev. Pe. João Cardoso dos Santos mas só em 1990 seria nomeado Pároco da sua terra natal.

Em 1985, foi nomeado Capelão Militar, com a responsabilidade de exercer o seu ministério no Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE).

P. Doutor Gonçalves da Costa homenageado

Para assinalar o centenário do nascimento do P. Doutor Manuel Gonçalves da Costa, a Liga dos Amigos do Museu de Lamego, em colaboração com esta instituição promove uma conferência sobre a sua vida e obra, proferida pelo Sr. D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro. O evento terá lugar no próximo dia 6 de Setembro, no Museu de Lamego.

P. Doutor Manuel Gonçalves da Costa nasceu em Penude, concelho de Lamego, no dia 1 de Agosto de 1910. Foi ordenado sacerdote a 13 de Maio de 1942. Depois da ordenação sacerdotal, prosseguiu os seus estudos em Letras no Universidade de Dublin, na Irlanda.

Regressado à Diocese de Lamego, foi nomeado Pároco, em 1950, de Meijinhos e Melcões, no Arciprestado de Lamego. Mais tarde, seria também Pároco de Lalim.

Dedicou a maior parte da sua vida à pesquisa e à escrita de obras de carácter histórico, entre as quais se destaca a "História da Cidade e do Bispado de Lamego", monumento literário em 6 volumes. Em 1990, publicou também a obra "Seminários e Seminaristas de Lamego".

Faleceu e 17 de Abril de 1997, em Lamego, cidade onde residiu praticamente toda a sua vida e que agora, no centenário do seu nascimento, o homenageia.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Bispo de Lamego lamenta encerramento de escolas

O Bispo de Lamego alertou para as implicações familiares e sociais do encerramento de escolas primárias, uma decisão governamental com particular incidência no Concelho, onde encerram 21 estabelecimentos.

“Estamos a retirar das nossas populações, já tão carenciadas e esquecidas, um meio que ainda poderia ser um factor de atracção, pelo que o encerramento das escolas é um factor que no futuro contribuirá, sem dúvida, para uma maior desertificação”, sublinha D. Jacinto Botelho, em declarações à Agência ECCLESIA.

O prelado, que ficou surpreendido quando soube que o concelho lamecense é o mais afectado pela decisão, critica o encerramento generalizado de estabelecimentos com menos de 21 estudantes, embora reconheça que a medida é positiva no caso de as escolas agora fechadas não terem “o mínimo de condições”.

As consequências familiares da medida são uma das principais preocupações de D. Jacinto Botelho: “O retirar as crianças aos pais implica afastá-los do ambiente próprio da sua educação, onde elas poderiam crescer de forma normal”.

O prelado alerta para a retenção dos alunos durante “praticamente todo o dia” nos centros escolares para onde vão ser transferidos e para a distância entre a residência e os estabelecimentos de ensino, que poderá “obrigar as crianças a levantar-se demasiadamente cedo”.

D. Jacinto Botelho também manifesta a sua perplexidade pelo facto de o Governo apontar para a necessidade de travar a desertificação das regiões do interior ao mesmo tempo que executa uma medida que, no seu entender, vai estimular o abandono das povoações afastadas dos centros urbanos.

“É um valor que existia nas nossas comunidades e que se vai perdendo” lamenta o prelado, que não esconde a “tristeza” pelo fecho dos 21 estabelecimentos de ensino no concelho.

Este responsável defende que os estabelecimentos de ensino com mais de dez crianças deveriam permanecer abertos: “Se há mais de uma dezena de alunos num lugar, dá-me a impressão de que deveriam continuar com as escolas existentes”.

Para D. Jacinto Botelho, esta é “uma questão complexa para a qual é preciso haver um discernimento muito equilibrado, sem sentimentalismos exacerbados, mas ao mesmo tempo com a preocupação de procurar ver a realidade”.

“Tudo o que seja em favor de uma melhor educação é óptimo. Mas é preciso que ela ajude ao crescimento em muitos aspectos”, realça.

No entender do prelado, a causa destes encerramentos está na diminuição da natalidade, situação que por sua vez radica numa questão moral: “Há um grande egoísmo por parte das famílias na questão da paternidade, pelo que hoje os filhos são muito menos”.

As Direcções Regionais de Educação divulgaram esta Quarta-feira a lista dos 701 estabelecimentos de ensino que vão encerrar no próximo ano lectivo, ao abrigo do programa de reordenamento da rede escolar.

A região Norte será a mais afectada, ao ver 384 escolas a fechar portas no início do próximo ano lectivo. No Centro serão encerradas 152 escolas, na região de Lisboa e Vale do Tejo outras 121, no Alentejo 32 e no Algarve 12.

Novos Sacerdotes da Diocese de Lamego celebram Missas Novas

Depois do P. José Filipe ter celebrado a sua Missa Nova em Nespereira, no concelho de Cinfães, também os restantes novos sacerdotes da Diocese de Lamego o fizeram.

O P. André Pereira, de S. Joaninho, no concelho de Castro Daire, celebrou a sua Missa Nova no dia 18 de Julho, na sua terra natal. A Igreja foi pequena para acolher todos aqueles que desejaram associar-se à sua alegria. A homilia, na Eucaristia, foi proferida pelo Sr. P. António Silva Mendes, conterrâneo e primo do novo sacerdote.

O P. Bernardo Maria Magalhães celebrou a sua Missa Nova na Paróquia de Santa Comba, no concelho de Vila Nova de Foz Côa, onde realizou o seu estágio pastoral como Diácono. A Santa Missa contou com a participação de alguns membros do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, com o qual o P. Bernardo também colaborou nos últimos meses.

O P. António Giroto celebrou a sua Missa Nova na Igreja de Parada, no concelho de Castro Daire, no dia 01 de Agosto. Foram muito numerosos os familiares e amigos que marcaram presença na Eucaristia.