segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Bispo de Lamego anuncia criação de Fundo Diocesano Solidário


No passado dia 21 de Novembro de 2010, o Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo de Lamego, por ocasião do Dia da Igreja Diocesana, anunciou a criação de um Fundo Diocesano Solidário. É uma das respostas da Diocese e das suas instituições, como a Cáritas Diocesana, às crescentes necessidades das pessoas mais carenciadas.

Mundo precisa de uma «cidadania cristã mais coerente»

No rescaldo da cimeira da NATO, em Lisboa, bispo de Lamego defende que a paz tão procurada pelos homens deriva do Reino de Jesus

D. Jacinto Botelho chamou a atenção dos cristãos de Lamego para a importância de compreenderem, e porem verdadeiramente em prática, o exemplo da realeza de Jesus, sem a confundir com os paradigmas da realeza terrena.

“O reino de Jesus, como ele o afirma, não é deste mundo, é um reino de justiça, de verdade e de paz”, explica o bispo, na sua homília de dia 21 de Novembro.

Numa alusão à recente cimeira da NATO, que juntou em Portugal os principais líderes mundiais, o prelado defendeu que a paz, “com tanto afã procurada nas cimeiras internacionais”, só pode ser conseguida se derivar dos princípios do reino de Jesus.

Para que esta consciência se espalhe no coração de todos os homens, D. Jacinto Botelho defende que ela tem de ser visível na acção e no coração de todos os baptizados.

“Como membros deste reino e discípulos deste Rei”, realça o bispo de Lamego, “a nossa cidadania cristã tem de traduzir-se em gestos de coerência”, a partir do modelo deixado por Jesus, no Lava-pés antes da última Ceia:

“Compreendeis o que vos fiz? Chamais-Me Mestre e Senhor, e dizeis bem porque o sou. Se eu, que sou o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós os deveis lavar uns aos outros. Dei-vos o exemplo para que, como eu fiz, façais vós também”. (Jo 13,12-15).

Apontando esta passagem do Evangelho como um “actualíssimo e oportuníssimo programa, na situação concreta de crise e pobreza que já experimentamos”, o prelado toma como exemplo positivo a operação “10 milhões de Estrelas – um gesto de paz”, que está a decorrer em todo o país.

“Recomendo com todo o empenho esta iniciativa que, estou convencido, não deixará indiferente nenhuma das nossas paróquias”, realçou o bispo de Lamego.

Num Domingo também consagrado, em Lamego, como Dia da Igreja Diocesana, D. Jacinto Botelho referiu que esta deve ser uma ocasião para todos fortalecerem os laços comunitários, expressando um “empenhamento solidário e corresponsável, ao longo do ano pastoral que se inicia”.

No final da sua homilia, o prelado convidou todas as suas comunidades a participarem numa vigília de oração pela vida nascente, dia 27 de Novembro, na Igreja de S. Francisco, às 21h30, de acordo com o desafio lançado por Bento XVI para o início do Advento.

“Em sintonia com as igrejas particulares unidas ao Santo Padre, queremos ser o povo da vida, agradecendo ao Senhor que através do dom de Si, deu sentido e valor a toda a vida humana, e também para invocar a Sua protecção sobre cada ser humano”, conclui o bispo de Lamego.

In Agência Ecclesia

Diocese de Lamego apresenta Plano Pastoral



O Dia da Igreja Diocesana, no dia 21 de Novembro, foi o momento escolhido para apresentar o Plano Pastoral 2010 / 2011 da Diocese de Lamego.

Este plano contém as linhas gerais de orientação para as várias instituições diocesanas (Seminários, Paróquias, Associações, Movimentos, Instituições de Solidariedade Social) e tem como tema central “Um novo rumo para uma Nova Evangelização”.
Como escreveu o Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese, na introdução, «é apresentada aos cristãos em Portugal uma proposta de discernimento pastoral que envolva a todos, sacerdotes, religiosas e religiosos, e leigos, ligados a movimentos, associações de fiéis e outras obras eclesiais, para que, com o espírito e o estilo dum itinerário sinodal, se pronunciem e se co-responsabilizem. A Diocese de Lamego adere a esta movimentação a que o Plano Pastoral do próximo ano se subordina.»

Esta planificação pastoral inclui as actividades promovidas pelos vários Departamentos diocesanos, das quais se destacam as várias acções de promoção vocacional nos Arciprestados e a preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude, que terão lugar em Madrid, no mês de Agosto de 2011.

Um outro aspecto a salientar é a importância dada à crescente urgência social que se faz sentir. Como resposta, por parte da Diocese, a planificação pastoral procura potenciar as possíveis respostas que a Cáritas Diocesana e os Centros Sociais Paroquiais podem dar às necessidades mais prementes que estão a surgir no território, de profunda interioridade, da Diocese.

O plano pastoral está disponível no site da Diocese (www.diocese-lamego.pt), para consulta e download.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Vigilia das Vocações


No dia 12 de Novembro, a Igreja Paroquial de Vila Nova de Paiva acolheu a Vigília Diocesana pelas Vocações, presidida pelo Sr. Bispo, D. Jacinto Botelho.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Bispo de Lamego dá posse à Direcção da Cáritas Diocesana

No passado dia 06 de Novembro, na Residência Episcopal, Sua Ex.ª Rev.ma, Senhor D. Jacinto Tomás de Carvalho Botelho deu posse à Direcção, por ele nomeada através do Decreto 04/2010.

O Presidente da Direcção da Cáritas Diocesana informou os presentes acerca da situação actual desta Instituição da Igreja, bem como, do trabalho a fazer em ordem a uma abrangência verdadeiramente diocesana, que envolva cada vez mais o espírito de entreajuda e partilha nas comunidades paroquiais, como identidade do ser cristão.

Ao tomar a palavra, o Sr. Bispo referiu o papel preponderante da Cáritas como a “alma”, e citando Papa Bento XVI “o coração que vê” olhos nos olhos as verdadeiras necessidades de cada pessoa que está constituída em necessidade.

No final do acto, foi lida a acta/registo da tomada de posse da Direcção, tendo seguidamente sido assinada pelos seus membros e por Sua Ex.ª Rev.ma, Senhor D. Jacinto Botelho.

A Direcção da Cáritas

Jornadas Teológicas do IST - Viseu

O Instituto Superior de Teologia - Viseu, promove as Jornadas Teológicas 2010 subordinadas ao tema "Repensar a Igreja numa sociedade em mudança", nos dias 22 e 23 de Novembro de 2010.

Mais informações: Jornadas Teológicas do IST 22-23 nov. 2010

Bispo de Lamego escreve carta aos Sacerdotes da Diocese

O Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese de Lamego, escreveu uma carta a todos os seus sacerdotes, sobre algumas iniciativas da Diocese, abordando também o tema da sua renúncia como Bispo da Diocese, como previsto no Direito quando é atingida a idade de 75 anos.

Começando por se referir à Assembleia do Clero, que se realizou no passado dia 05 de Outubro, o Sr. Bispo de Lamego agradece “a participação empenhada na Assembleia do Clero, manifestação privilegiada da unidade do presbitério.” E continua: “os mais de setenta que estiveram presentes são testemunhas da seriedade da reflexão feita e do bom clima de fraternidade que se viveu.”

A carta contém, em seguida, o convite para a participação de todos, mas especialmente dos leigos mais comprometidos nas paróquias e nas várias instituições, no Dia da Igreja Diocesana, que ocorrerá a 21 de Novembro. Na parte da manhã desse dia será o momento de reflectir sobre o tema proposto pela Conferência Episcopal Portuguesa, “Repensar juntos a Pastoral da Igreja em Portugal”, e, na parte da tarde, o Sr. D. Jacinto preside à solene Eucaristia, na Catedral.

Nesta mensagem aos seus sacerdotes, o Sr. Bispo convida os sacerdotes a participar no retiro anual do clero, que terá lugar na Casa de S. José, entre os dias 26 e 29 de Dezembro. O retiro será orientado pelo Sr. D. João Lavrador, Bispo auxiliar do Porto. A este respeito, escreve o Sr. D. Jacinto: “o Retiro é dos meios espirituais mais eficazes para conseguirmos a graça de vivermos a alegria da consagração e testemunharmos a fidelidade sacerdotal alicerçada na fidelidade de Cristo, como nos lembrava Bento XVI em Fátima.”

A carta continua anunciando que, em união com o Santo Padre Bento XVI, e na sequência de um Ofício dirigido a todos os Presidentes das Conferências Episcopais por parte da Santa Sé, o Sr. Bispo presidirá, no dia 27 de Novembro de 2010, a uma vigília de oração “pela vida nascente.” A vigília terá lugar na Igreja de S. Francisco, em Lamego, com início pelas 21h00. O Sr. D. Jacinto convida todos os sacerdotes a promoverem iniciativas semelhantes nas Paróquias.
Por fim, o Sr. D. Jacinto refere-se, com as seguintes palavras, ao facto de ter completado a idade prevista para pedir a renúncia como Bispo da Diocese de Lamego: “Em 15 de Agosto último, aniversário da minha ordenação sacerdotal, de harmonia com o Cân. 401, § 1, escrevi ao Santo Padre a pedir a minha resignação como bispo diocesano, em virtude de completar os 75 anos de idade, no mês de Setembro. O Santo Padre aceitou o meu pedido, nunc pro tunc, (nomeação do novo Bispo de Lamego) comunicando-me o Senhor Núncio, em 4 de Outubro, que a designação do meu sucessor “ocorrerá, presumivelmente, daqui a um ano”, devendo permanecer na condução pastoral da Diocese de Lamego até essa data”.

Semana dos Seminários

A Igreja Católica em Portugal celebra entre 7 e 14 de Novembro a Semana dos Seminários, desta feita subordinada ao tema “Seminário, comunidade dos discípulos de Cristo e irmãos no presbitério”.

Os últimos dados disponibilizados pela Santa Sé mostram que os seminaristas de filosofia e teologia no nosso país são menos, nos últimos anos: de 547, entre diocesanos e religiosos, no ano 2000, passou-se para 444 em 2008 (menos 19%). Lisboa, Porto, Braga, e Funchal são as dioceses com mais candidatos ao sacerdórcio.

O presidente da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios (CEVM), D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro, considera que esta semana é uma oportunidade para passar uma mensagem de “confiança”, “como tempo e oportunidade para valorizarmos o trabalho e a missão dos Seminários na formação dos futuros sacerdotes”.

“Queremos dizer uma palavra de muita alegria e renovada confiança a todos os seminaristas de Portugal e testemunhar sentida gratidão a quantos se entregam diariamente com exemplar dedicação e inexcedível generosidade à exigente causa da formação nos nossos Seminários”, indica o Bispo de Aveiro.

O lema para a celebração segue o mesmo tema da semana dos formadores dos seminários de Portugal, realizada no último mês de Setembro, nos Açores.

“Estou consciente e confiante de que aos Seminários nunca faltará a comunhão fraterna e exemplar dos presbitérios diocesanos e religiosos nem a oração, o afecto e a generosidade das comunidades cristãs”, diz o presidente da CEVM, na sua mensagem para esta ocasião.

A semana dos seminários de 2010 fica, naturalmente, marcada pela carta aos Seminaristas de todo o mundo que Bento XVI divulgou no último dia 18 de Outubro. No texto, o Papa lembra a sua própria caminhada no seminário, afirmando que então sabia que “mais do que nunca que haveria necessidade de sacerdotes”, deixando uma palavra de encorajamento, perante as dificuldades que a Igreja sentiu recentemente.

Em texto escrito para a Agência ECCLESIA, o padre João Alves, do Seminário de Santa Joana Princesa, Aveiro, define um “seminarista maduro” como aquele que “adquiriu a capacidade de agir livremente, que integrou e desenvolveu virtudes humanas, que adquiriu uma capacidade de autocontrolo e integração das diversas forças emotivo-afectivas”.

Já o padre Miguel Neto, do gabinete de informação da Diocese do Algarve, sublinha que os futuros sacerdotes desta nova era tem de ser um “nativo digital” que olha para esta rede como o melhor e mais rápido lugar onde encontra as aspirações, não só dos cristãos, mas sobretudo daqueles que são objecto do primeiro anúncio da fé”.

Valença do Douro com novo pároco

No início da Semana dos Seminários, 7 de Novembro, o Pe. Marcos Alvim tomou posse das paróquias que lhe são confiadas pelo Sr. Bispo, Desejosa e Valença do Douro, ambas no Arciprestado de Tabuaço.

Numa tarde solarenga, a comunidade de Valença do Douro aguardou, em festa, a chegada do novo pároco e do pároco que se despedia, passados 33 anos de serviço à comunidade.

Pouco a pouco as pessoas aproximaram-se da Igreja Paroquial. O Pe. Marcos Alvim e o Pe. Frederico Martins, juntamente com o Sr. Vigário Geral e outros convidados, estavam para chegar da Desejosa.

Tudo preparado, os bombos davam colorido à espera. Entretanto foram chegando ilustres convidados, o Sr. Governador de Viseu, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tabuaço, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia. Num contexto eclesial, a presença dos reverendos Pe. Albano, Pe. Ildo, Pe. Manuel, párocos do Arciprestado de Tabuaço, o pároco de Cinfães, Pe. Francisco Marques, com alguns jovens, Pe. Hermínio, colega de ano do Pe. Marcos, Pe. Ponciano, natural de Valença, e Pe. Libório, Arcipreste de Armamar e pároco de Fontelo de São Domingos, de onde é natural o Pe. Marcos, e o seminarista Ricardo Barroco.

O Sr. Vigário Geral deu posse ao reverendo Pe. Marcos, no início da celebração eucarística, agradecendo, em nome do Sr. Bispo e da Igreja, ao Pe. Frederico Martins pelo seu serviço ao longo de muitos anos e também ao pároco que toma posse pela disponibilidade em ter aceitado mais esta missão para lá das que já vem acumulando.

Durante a celebração da Eucaristia tomaram a palavra o Pe. Frederico, para sublinhar o trabalho realizado ao longo dos anos e a colaboração da comunidade, permitindo, entre outras obras, a construção da Igreja paroquial; o Presidente da Junta, para agradecer ao pároco que cessou a sua missão e dar as boas vindas ao novo pároco; o Pe. Marcos Alvim, para agradecer a presença de todos, da sua família, de seus amigos, dos colegas, da comunidade, disponibilizando-se para trabalhar com a ajuda de todos.

Durante a homilia o reverendo Vigário Geral da nossa diocese sublinhou que a missão do novo pároco, Pe. Marcos Alvim, seria precisamente anunciar a palavra de Deus, o Evangelho de Jesus Cristo, testemunhando a ressurreição de Jesus, e encaminhando as pessoas para a vida eterna.

Tomou também a palavra um paroquiano de Valença do Douro para homenagear o reverendo Pe. Frederico Martins e igualmente manifestar o ensejo de que a missão do novo pároco fosse profícua.

Depois da Eucaristia, o convívio à volta de outras mesas. E, como referiu o novo pároco de Valença do Douro, que seja tudo para maior glória de Deus Pai.