terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Faleceu o Sr. P. António Samuel Teixeira da Silva

No passado dia 7 de Janeiro, terminava a sua peregrinação terrena o Sr. P. António Samuel Teixeira da Silva, nas primeiras horas dessa manhã, na sua residência, em Vilarouco, concelho de S. João da Pesqueira.

Os seus restos mortais estiveram, primeiro, em Vilarouco, onde na manhã do dia seguinte, foi celebrada a Eucaristia de sufrágio, presidida pelo Sr. P. Amadeu Costa e Castro, Arcipreste de S. João da Pesqueira, com a presença de alguns sacerdotes. Nesse mesmo dia, os restos mortais do Sr. P. Samuel foram levados para Cujó, no concelho de Castro Daire, sua terra natal, onde ficaram em câmara ardente. Nesse mesmo dia, foram várias as Eucaristias celebradas na Igreja Paroquial de Cujó.

No domingo, 09 de Janeiro, as exéquias solenes foram presididas pelo Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese, e contaram com a presença de mais de oitenta sacerdotes e um expressivo número de fiéis, não só da sua terra natal, mas também das paróquias que servia ministerialmente.

Na homilia, o Sr. D. Jacinto salientou a bondade do seu carácter e referiu , entre as várias expressões de pesar, uma que chegou da Paróquia de Albufeira, na Diocese do Algarve, onde o Sr. P. Samuel passava, todos os anos, alguns dias de descanso, colaborando naquela Paróquia.

O P. António Samuel Teixeira da Silva tinha 47 anos. Nasceu a 1 de Maio de 1963 em Cujó, concelho de Castro Daire, filho de José Pereira da Silva e de Maria da Graça Teixeira da Silva. A 1 de Dezembro de 1987, recebeu, juntamente com outros seis colegas, a ordenação diaconal na Sé de Lamego, das mãos do Sr. D. António de Castro Xavier Monteiro. A 13 de Agosto de 1988, recebeu a ordenação sacerdotal. Desde esse ano, que exerceu sempre o ministério sacerdotal no concelho de S. João da Pesqueira: Vilarouco, Valongo dos Azeites, Trevões, Várzea, Espinhosa e Castanheiro do Sul foram as paróquias por onde passou. No momento em que Deus o chamou à Sua presença, era o Pároco de Vilarouco, Valongo dos Azeites e Vale de Figueira, além de professor de EMRC em S. João da Pesqueira.

Aos seus pais, irmão, irmãs e demais família, a Diocese manifesta a sua proximidade e a certeza das suas orações de sufrágio.

In www.diocese-lamego.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário