domingo, 27 de fevereiro de 2011

Diocese de Lamego vive Dia do Catequista

No dia 26 de Fevereiro, o Centro Paroquial de Almacave acolheu os catequistas que, de toda a Diocese, vieram participar no encontro organizado pelo Secretariado Diocesano da Catequese. O encontro, presidido pelo Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese, contou com a presença de um considerável número de sacerdotes.

Pelas 09h30, a recepção aos catequistas foi sendo feita ao som da voz de Claudine Pinheiro. Pelas 10h00, teve início a oração da manhã, presidida pelo Sr. D. Jacinto, que, na sua reflexão, deu as boas vindas a todos os participantes e salientou a importância, para a comunidade eclesial, do serviço que os catequistas prestam em todas as paróquias.

Em seguida, o P. Filipe Rosa, responsável pela organização do encontro, fez a apresentação da Dra. Cristina Sá Carvalho, responsavel nacional do Departamento da Catequese que abordou o tema: "Nova catequese, novos catequistas, novos catecismos". Com abundantes referências a textos do Magistério e em particular, ao Directório Geral da Catequese, foi delineando os critérios gerais que devem presidir à catequese nos tempos de hoje.

Seguiu-se a Eucaristia, presidida pelo Sr. Bispo, na Igreja de Almacave. Na homilia, o Sr. Bispo animou a que todos pusessem em prática as indicações recebidas, e a prestar o serviço de transmissão da fé com sentido de missão.

Na parte da tarde, as Ed. Salesianas organizaram vários ateliers, onde os catequistas puderam participar. O encontro terminou pelas 16h00, com a cerimónia de envio.

Sem comentários:

Enviar um comentário