segunda-feira, 18 de abril de 2011

Exposição Fotográfica "Rotas D'ouro" e "No princípio..." em exposição na Casa do Poço

A Turel, em parceria com a Diocese de Lamego e o Turismo do Porto e Norte de Portugal, inaugurou na sexta-feira, dia 15 de Abril, no Museu Diocesano de Lamego a exposição de fotografia "Rotas D'ouro".

Esta é a segunda exposição no âmbito do projecto "Douro Religioso: conhecer, visitar, reconhecer" e conta com um espólio de 40 fotografias, da autoria de Hermínio Lopes e Marco Mota, e são o resultado do inventário do património religioso e paisagístico do Douro.

A exposição está organizada por três rotas temáticas, depois de inventariados 93 recursos imóveis, foram seleccionados 30 que agora compõem as três "Rotas D'ouro": "Douro Maravilhoso" focada nos principais monumentos religiosos do Douro; a "Rota das Paisagens e Religião", voltada para as principais panorâmicas/miradouros que o Douro tem para oferecer, associadas/os ao património religioso e a "Rota do Douro a 7 chaves", centrada nos locais que normalmente estão fechados ao público e cujo acesso implicará contacto com os guardiães, ou seja, com a população local.

Durante o acto inaugural o director do Museu Diocesano de Lamego, P. João Carlos Morgado referiu que "estas rotas abrem-nos caminho desde as margens do rio até às "terras do Demo" numa diversidade de paisagens e monumentos que se complementam e enriquecem mutuamente", aludindo à abrangência territorial dos recursos incluídos nestas rotas.

Abílio Vilaça, Vice-Presidente da Turel, frisou a importância do trabalho apresentado que "pode representar um elemento dinamizador da região, até porque, o turismo é uma das industrias que mais cresce a nível mundial" e indicou que "a experiencia do turismo religioso no Douro poderá mobilizar, em 2012, cerca de 5000 turistas, que podem gerar mais de 3 milhões de euros ao longo do ano", ressalvando, ainda, a importância que este sector poderá ter "na sustentabilidade de territórios do interior" como é o caso da região do Douro.

Por seu lado, o administrador do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Dr. Marco Sousa, sublinhou a importância desta exposição e do projecto, que considera "inovador e diferenciador para o Douro e um exemplo a replicar a toda a região Norte", ressalvou o facto das rotas estarem organizadas e preparadas para os turistas conhecerem e "representam um excelente produto turístico, para aumentar a oferta turística no Douro".

D. Jacinto Botelho, Bispo de Lamego, afirmou que o visitante da exposição fica "deslumbrado com o património que aqui é revelado, esta realidade existe mesmo" e para fraseando Miguel Torga disse: "Não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso da natureza" acrescentando que "devemos contemplar a arte e a espiritualidade destes lugares únicos, muitas vezes longe dos olhares dos visitantes".

Agora o publico terá oportunidade de contemplar todo este património através desta exposição "Rotas D'ouro" que estará patente até ao dia 5 de Junho, no Museu Diocesano de Lamego. A entrada é livre.

Para lá da exposição de fotografia, também, podem apreciar a exposição de Pintura "No princípio...", um conjunto de quadros de impressionismo e expressionismo, com elementos de arte sacra, da autoria de um duriense, o Padre José Miguel Almeida.

In Douro Sul Acontece

Sem comentários:

Enviar um comentário