sexta-feira, 27 de maio de 2011

Semana de Oração pelas Vocações

Na passada semana, 8 a 15 de Maio, vivemos a 48º Semana de Oração pelas vocações. Na Diocese de Lamego foram realizadas várias actividades vocacionais ao longo desta semana, articuladas entre o Secretariado das Vocações e Seminário Maior de Lamego. 

O primeiro investimento foi dirigido para a reflexão e meditação com base na mensagem do Santo Padre, que nos convidava a “propor as vocações na Igreja local”, dizendo-nos que “também hoje, o seguimento de Cristo é exigente; significa aprender a ter o olhar fixo em Jesus, a conhecê-Lo intimamente, a escutá-Lo na Palavra e a encontrá-Lo nos Sacramentos; significa aprender a conformar a própria vontade à d’Ele”.

No seguimento, a 13 de Maio, dia de Nossa Senhora de Fátima, o Seminário Maior de Lamego e os membros do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações deslocaram-se à Paróquia de Castro Daire onde, sob a presidência do Sr. Bispo, através da oração do Terço e da celebração da Santa Missa, todos pedimos a Deus que dê muitas e santas vocações à sua Igreja, sacerdotais, de vida consagrada e matrimoniais. Reunida grande assembleia na Igreja Matriz, destacando-se inúmeras crianças e jovens, os testemunhos da vocação ao matrimónio, da vida religiosa e sacerdotal, desafiaram a seguir o caminho do Senhor, a confiar-lhe a vida e a saborear o gozo de O seguir. A noite terminou em casa das irmãs dominicanas de Santa Catarina de Sena num fraternal convívio entre as religiosas de várias congregações, os sacerdotes e os seminaristas.

No sábado, dia 14, alguns seminaristas e o Sr. Reitor deslocaram-se à Paróquia do Touro. A tarde viveu-se no meio com as crianças, os seus catequistas, alguns pais e o Sr. Pe. Acácio. Falou-se da vocação enquanto resposta ao chamamento de Deus, falou-se dos seminários diocesanos, testemunhou-se o amor à Igreja e o seguimento de Jesus Cristo o Bom Pastor. Encerramos este dia com a celebração da Santa Missa, onde uma vez mais se insistiu na necessidade da comunidade cristã suscitar o compromisso vocacional nos seus membros. 

No Domingo do Bom Pastor, dia das vocações, de novo um grupo de seminaristas, desta vez acompanhados pelo Sr. Vice-Reitor, voltaram até às terras do Paiva. Durante a parte da manhã acompanhamos o Sr. Padre Acácio, celebrando a Santa Missa na comunidade da Póvoa e no Touro. Após saboroso almoço foi, uma vez mais, tempo para se falar sobre a vocação, desta vez num encontro com os jovens.

Pode dizer-se que foi uma Semana muito intensa, durante a qual se rezou e se trabalhou pelas vocações. Justifica-se o reconhecimento aos Sacerdotes que apoiaram estas acções e a todas as pessoas que se empenharam para que o Seminário se sentisse estimado e querido no meio do Povo de Deus.

Luís Rafael

Sem comentários:

Enviar um comentário