sexta-feira, 29 de julho de 2011

Benção da 1.ª pedra da nova igreja de Resende e Bodas de Diamante Sacerdotais do Padre Martins


O passado dia 24 de Julho foi dia de festa para a comunidade de Resende. Foi benzida a 1ª pedra da nova igreja já em início de construção na vila e celebrámos as Bodas de Diamante Sacerdotais do senhor Pe. Martins.


As celebrações começaram pelas 16h com a bênção da 1ª pedra da nova igreja no local onde as obras decorrem. Presidiu à cerimónia o senhor Vigário Geral da nossa Diocese e tomaram parte o senhor Presidente da Câmara, Presidente da Assembleia Municipal, Vereadores, Presidentes de Junta, Párocos, pessoal dos serviços técnicos da autarquia, membros do Conselho de Pastoral da Paróquia, arquitectos que conceberam o projecto, empreiteiro e demais membros da comunidade. 

As autoridades civis e religiosas, bem como o construtor, assinaram um pergaminho que foi colocado debaixo da primeira pedra assinalando a data do início da construção do templo. Depois decorreu a bênção, à qual se seguiram as palavras do Pe. Martins que lembrou rapidamente o historial deste projecto e agradeceu o empenho pessoal e institucional do senhor Presidente da Câmara para que este sonho antigo se tornasse realidade. Ao encerrar a cerimónia o senhor Presidente da Câmara lembrou a importância deste novo espaço de culto no contexto geográfico de Resende, mas sobretudo no contexto social e religioso das suas gentes.

Pelas 17h teve início a eucaristia de acção de graças pelos 60 anos de vida sacerdotal do senhor Pe. Martins. A igreja paroquial encheu-se com a presença amiga de todos quantos quiseram demonstrar a sua amizade e reconhecimento por aquele que tem sido o timoneiro espiritual desta comunidade há 44 anos. A introdução deu o mote do espírito da celebração pelo seu significado, pelo seu simbolismo, pela sua oportunidade e justiça. 

Foi traçado um breve historial do senhor Pe. Martins acentuando o reconhecimento pelo muito que ele tem dado a esta terra que adoptou como sua. A eucaristia foi presidida pelo senhor Vigário Geral e concelebrada por quase todos os sacerdotes do arciprestado. Tomaram parte muitas autoridades civis, muitos familiares do senhor padre Martins e paroquianos de Resende e Felgueiras, sobretudo, participaram muitos amigos que quiseram manifestar o seu reconhecimento e sentido de gratidão àquele que tem servido Resende como poucos. Na sua homilia o senhor Vigário Geral fez referência ao reconhecimento pessoal e do senhor Bispo pela pessoa e pelo sacerdote e agradeceu ao senhor Presidente da Câmara pelo empenho e apoio na construção da nova igreja. Pediu ainda a todos que se empenhassem na construção da igreja material, mas principalmente na Igreja de pedras viva que somos.

Ponto alto da celebração foi o momento simbólico da entrega de um arranjo com 60 rosas vermelhas alusivas aos 60 anos de doação e serviço sacerdotais. Foi momento de emoção pelo simbolismo e significado. A eucaristia foi animada pelo grupo coral da paróquia de forma brilhante dando ritmo e alegria a esta celebração festiva.

Para encerrar as celebrações foi serviço um lanche-convívio na actual sede dos escuteiros em Minhães. Da ementa faziam parte dois porcos no espeto, arroz de feijão, uma grande variedade de aperitivos, bebidas para todos os gostos, bem como as sobremesas diversificadas entre bolos e fruta. Não faltou o caldo verde e o bolo de aniversário. Tudo concorreu para que se tornasse um fim de tarde muito agradável. Durante algumas horas, o convívio esteve animado e prolongou-se pela noite dentro. Não faltou a comida e a bebida, como não faltaram os amigos que, à volta do senhor Pe. Martins quiseram manifestar a sua alegria por tão memorável data.

Em meu nome pessoal quero agradecer à Câmara Municipal, na pessoa do senhor Presidente, por todo o apoio dado para a realização destas celebrações, bem como pela presença massiva de toda a vereação. Agradecer aos colegas sacerdotes, aos senhores presidentes de junta e demais autoridades civis, aos familiares do senhor Pe. Martins, aos diversos grupos paroquiais envolvidos na sua dinamização de modo muito particular ao Grupo Coral e aos Escuteiros e a toda a comunidade que se envolveu e quis marcar a sua presença. Por último, e porque os últimos são os primeiros, ao senhor Nelson Rodrigues e esposa pelo delicioso toque de culinária que a todos deliciou.

Que Deus a todos abençoe e conceda ao Senhor Pe. Martins muitos anos de vida e saúde para continuar connosco servido com o sorriso de sempre.

Padre José Augusto Marques


Sem comentários:

Enviar um comentário