segunda-feira, 11 de julho de 2011

Diác. Manuel João Amaral: testemunho vocacional

“Senhor, à Tua Palavra lançarei a redes” (Lc 5,5)

Esta é a grande resposta de confiança e de fé que Pedro dá ao Senhor Jesus Cristo quando Este o convida a lançar, uma vez mais, as redes ao mar.
Os discípulos tinham andado toda a noite na pesca. Mas não tiveram sucesso!
Ao romper da aurora, sem que o soubessem, aparece-lhes Jesus que os convida por mais uma vez, lançar as redes ao mar.
Num misto de loucura e de despojamento, Pedro e os companheiros lançam as redes ao mar e apanham tão grande quantidade de peixe que as redes quase que se rompem!
Neste cenário e com tudo o que se passa à volta de todo aquele acontecimento, o Senhor é reconhecido pelos Seus discípulos.
Hoje, volvidos dois mil anos, o Senhor convida-nos a lançar as redes. Porém, desta vez, não quer que pesquemos peixes, mas sim homens e mulheres sequiosos do Seu Amor.
Foi neste contexto de resposta ao apelo que o Senhor me lançava que, no dia dezoito de Setembro de mil novecentos e noventa e oito, dei entrada no Seminário de Nossa Senhora de Lourdes, em Resende. Não com o intuito de ser padre, mas na procura do amadurecimento de uma vocação que começava a despontar.
Ao longo dos seis anos que ali passei, fui percebendo que Ele me chamava a seguir as pisadas dos Seus discípulos. Maria, que da gruta olhava para cada um de nós amavelmente, parecia dizer-me: “Faz tudo o que Ele te disser”.
Foi na certeza de que Cristo me chamava a caminhar com Ele, que a cinco de Outubro de dois mil e quatro dei entrada no Seminário de Jesus, Maria e Ana em Lamego.
Aí, num contexto diferente do Seminário de Resende, pude aprofundar mais seria e conscientemente a minha vocação.
Foram muitas as dificuldades, mas foram muitas as vezes que eu senti que fui levado ao colo de Jesus Cristo e de Sua Mãe.
Durante os anos que frequentei o Seminário de Lamego, tive a oportunidade de conhecer e estagiar em algumas paróquias da nossa Diocese: Bustelo, Gralheira, Ramires, Ferreiros de Tendais e Oliveira do Douro, do Concelho de Cinfães, paroquiadas pelo Reverendo Senhor Padre Sérgio Lemos; Penajóia, Concelho de Lamego, paroquiada pelo Reverendo Senhor Padre Joaquim Dionísio.
Terminados os estudos teológicos no Seminário, foi-me proposto fazer o estágio pré-diaconal e diaconal na paróquia de Almacave, cidade de Lamego. Para ser sincero, não estava à espera deste local de estágio e pensava para mim: “- O que é que alguém de uma vila tão pequena como Penedono, vai fazer numa paróquia da grandiosidade de Almacave? Que lhes vou eu ensinar?” E a resposta parecia ecoar: “-Nada!”
Contudo, na vida quando nada é certo, tudo é possível.
Deixei-me guiar pela mão do Senhor e pela docilidade das Suas escolhas. E assim, comecei o meu estágio em Almacave no dia nove de Outubro de dois mil e dez. O primeiro acto em que participei foi uma oração de Taizé, durante a qual pus nas mãos do Senhor o meu estágio e todos aqueles que me tinham sido confiados.
Tive a sorte de poder contar com a amabilidade, a entrega generosa e o saber da equipa paroquial de Almacave- Reverendo Padre José Abunhosa e Reverendo Monsenhor José Guedes. Mais do que orientadores de estágio, pude encontrar neles dois verdadeiros amigos, sempre dispostos a ajudar-me na preparação e concretização das tarefas a meu cargo. O medo com que entrei em Almacave deu lugar a um clima de confiança e abertura total entre mim e os paroquianos, chegando mesmo a sentir-me um deles!
Contudo, esta caminhada não acaba aqui. Ainda não cheguei ao fim da Meta! O tiro de partida só agora foi ouvido no meu coração. É necessário correr atrás d’Ele nos homens e mulheres que ainda não o conhecem.
Para vós e convosco serei ordenado sacerdote no próximo Domingo, dia dezassete de Julho, pelas mãos do Reverendo Senhor D. Jacinto Tomás, na Sé de Lamego.
É com a finalidade de servir o Povo de Deus, mas consciente das dificuldades que irei encontrar, que me disponho a lançar as redes à palavra do Senhor.
Conto com a vossa oração e com o vosso carinho, e peço a Deus que ao lançar as redes estas se encham do Amor que Ele tem por cada um de nós.
Que o Senhor me ajude a estar disponível para que às Suas palavras eu possa sempre lançar as minhas redes…

Manuel João Nogueira Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário