O Cón. Doutor Joaquim Assunção Ferreira, Vigário Judicial da Diocese de Lamego e Vigário Judicial Adjunto do Tribunal Interdiocesano Vilarealense foi eleito Presidente da Associação Portuguesa de Canonistas no passado dia 09 de Setembro. A eleição teve lugar na Assembleia Geral daquela Associação, que se realizou em Fátima.
A Associação Portuguesa de Canonistas é uma associação privada de fiéis, criada em 1990 e cujos Estatutos foram reconhecidos pela Conferência Episcopal Portuguesa. Dela fazem parte, actualmente, cerca de 180 associados e a principal finalidade desta Associação é cultivar e promover o estudo e a aplicação do Direito Canónico.
Nascido em 1951, na cidade de Lamego, o Sr. Cón. Doutor Joaquim Assunção Ferreira aliou uma longa carreira no ensino com os estudos em Direito Canónico, com a licenciatura e o doutoramento obtidos na Pontifícia Universidade de Salamanca. Exerce a função de Vigário Judicial Adjunto e de Juiz no Tribunal Interdiocesano Vilarealense, competente para tratar todas as causas canónicas das Dioceses de Lamego, Vila Real e Bragança-Miranda.
Nas breves palavras que proferiu a seguir à sua eleição como Presidente daquela Associação, destacou a importância do conhecimento e da aplicação do Direito Canónico na vida actual da Igreja e assumiu a tarefa de continuar a procurar que a Associação continue a ser uma referência, neste âmbito, em Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário