quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Retiro anual do Clero de Lamego

Realizou-se, entre os dias 11 e 14 de Setembro de 2011, o retiro anual do clero da Diocese de Lamego.

Em 1961, ano em que foi inaugurado pelo então Bispo de Lamego, D. João da Silva Campos Neves, o actual edifício do Seminário Maior de Lamego, a primeira actividade que se realizou naquele edifício foi o retiro do clero da Diocese. As comemorações do cinquentenário daquele edifício começaram, também, com o retiro que decorreu, nestes dias, naquela casa.

Orientado pelo Sr. D. António Francisco dos Santos, actual Bispo de Aveiro, mas que, alguns anos antes, tinha sido Vice-Reitor do Seminário Maior, o retiro, no qual participaram cerca de 40 sacerdotes, acompanhados pelo Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese, foi uma oportunidade para voltar aos inícios da vocação e com a memória, agradecida, ao período de formação sacerdotal. No retiro tomaram ainda parte os seminaristas do Seminário Maior de Lamego.

Com a sua humildade, mas com reconhecida sabedoria, o Sr. D. António foi orientando os participantes a reconhecerem a importância do Seminário e da vida espiritual no exercício do ministério sacerdotal.

Na Eucaristia do último dia, foram especialmente lembrados os sacerdotes que, este ano, já entraram na eternidade, juntamente com familiares de sacerdotes que Deus também já chamou à Sua presença. Foram ainda recordados os sacerdotes e familiares de sacerdotes que estão doentes.

Ao Sr. D. António Francisco todos agradeceram a riqueza das suas exposições e a amizade e o carinho que demonstrou para com a sua Diocese natal e com todos os participantes do retiro que dele saíram mais enriquecidos.

Ao Seminário Maior de Lamego, que quis abrir as suas portas para que nele se realizasse este retiro e, desta maneira, dar início às celebrações do seu cinquentenário, todos os participantes estão gratos pelo modo tão caloroso como foram recebidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário