sábado, 24 de setembro de 2011

Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire celebra 150 anos

A Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire comemorou o seu 150º. Aniversário com uma sessão solene que decorreu no passado dia 24 de Setembro, e com a bênção da primeira pedra da nova unidade destinada a pessoas portadoras de deficiência.

Na sessão solene marcaram presença, entre outras pessoas, o Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese de Lamego; o Sr. Fernando Carneiro, Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire; o Dr. João Cruz, Director Adjunto do Centro Distrital da Segurança Social de Viseu; a Dra. Maria Infância Pamplona, Membro do Secretariado da União das Misericórdias Portuguesas e Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Santar; o Dr. Aurélio Loureiro, Presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire; e a Prof. Conceição Barros, Provedora da Instituição.

A sessão solene iniciou com um concerto, breve, mas tocante, proporcionado pela soprano Luísa Barriga, acompanhada ao piano por Ana Teixeira. Em seguida, as autoridades acima referidas pronunciaram, cada uma, um breve discurso. Na sua intervenção, o Sr. D. Jacinto, para além de felicitar a instituição, lembrou aos presentes que é necessário não esquecer o bem da pessoa na sua globalidade, não só nos seus aspectos físicos, mas também espirituais. A caridade, frisou o Sr. Bispo, é a expressão desse amor a Deus que é o verdadeiro fundamento do amor ao próximo, que busca o seu bem total. Torna-se, por isso, cada vez mais necessário, “ver com o coração”, expressão do Beato João Paulo II, citada pelo Prelado de Lamego. O Sr. D. Jacinto terminou desejando que a instituição, perante a crise que o país atravessa, possa contar com a união de todas as pessoas e instituições para ajudar os mais necessitados a terem condições dignas para viverem.

A Câmara Municipal de Castro Daire entregou uma lembrança do Município à Santa Casa da Misericórdia, manifestando o apreço e a gratidão de todos os munícipes pelo incomparável trabalho e dedicação que a instituição exerce no concelho.

A sessão solene terminou com o reconhecimento que a actual Direcção da Santa Casa da Misericórdia decidiu conceder a antigos Provedores e outros membros de anteriores direcções da instituição.

A celebração do 150º. Aniversário culminou com a bênção da primeira pedra do novo edifício, denominado Lar “S. João de Deus”, que acolherá pessoas portadoras de deficiência, e que servirá, não só o concelho de Castro Daire, mas também a zona norte do Distrito de Viseu.

Actualmente, a Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire mantém um conjunto de serviços e valências de cariz social e assistencial: creche, dois Lares de Idosos, apoio ao domicílio, Unidade de Cuidados continuados e Centro de Ocupação de Tempos Livres. Desde 2008, possui, também, um protocolo com a Segurança Social para apoiar e acolher pessoas portadoras de deficiência. É ao abrigo deste protocolo que agora inicia a construção deste novo equipamento social.

Sem comentários:

Enviar um comentário