domingo, 27 de fevereiro de 2011

Diocese de Lamego vive Dia do Catequista

No dia 26 de Fevereiro, o Centro Paroquial de Almacave acolheu os catequistas que, de toda a Diocese, vieram participar no encontro organizado pelo Secretariado Diocesano da Catequese. O encontro, presidido pelo Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese, contou com a presença de um considerável número de sacerdotes.

Pelas 09h30, a recepção aos catequistas foi sendo feita ao som da voz de Claudine Pinheiro. Pelas 10h00, teve início a oração da manhã, presidida pelo Sr. D. Jacinto, que, na sua reflexão, deu as boas vindas a todos os participantes e salientou a importância, para a comunidade eclesial, do serviço que os catequistas prestam em todas as paróquias.

Em seguida, o P. Filipe Rosa, responsável pela organização do encontro, fez a apresentação da Dra. Cristina Sá Carvalho, responsavel nacional do Departamento da Catequese que abordou o tema: "Nova catequese, novos catequistas, novos catecismos". Com abundantes referências a textos do Magistério e em particular, ao Directório Geral da Catequese, foi delineando os critérios gerais que devem presidir à catequese nos tempos de hoje.

Seguiu-se a Eucaristia, presidida pelo Sr. Bispo, na Igreja de Almacave. Na homilia, o Sr. Bispo animou a que todos pusessem em prática as indicações recebidas, e a prestar o serviço de transmissão da fé com sentido de missão.

Na parte da tarde, as Ed. Salesianas organizaram vários ateliers, onde os catequistas puderam participar. O encontro terminou pelas 16h00, com a cerimónia de envio.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Externato D. Afonso Henriques aposta na formação integral dos alunos

O dia 16 de Fevereiro foi aprovado pelo Conselho Pedagógico como um dia dedicado à formação de toda a Comunidade Escolar para as problemáticas da Prevenção, Segurança e Emergência em contexto Escolar.

A jornada começou pelas 9h15m com um simulacro de incêndio utilizando fumo artificial que obrigou à evacuação de toda a escola. O simulacro contou com a participação dos Bombeiros Voluntários de Resende, da GNR e da Protecção Civil Municipal. Os Bombeiros fizeram um exercício de evacuação de um aluno pela janela utilizando as escadas e a saída de emergência no sector de aulas do Secundário. Nas escadas do Pavilhão do 3º Ciclo fizeram ainda a imobilização de um ferido que caíra no exercício de evacuação. Ambos os alunos foram transportados ao Centro de Saúde local e regressaram à escola. Fizeram, ainda, a vistoria em todas as salas e a todas as instalações no sentido de verificar se tinham sido usados todos os procedimentos previstos no Plano de Segurança. Reposta a normalidade em todos os sectores, os alunos, professores e funcionários regressaram às suas salas.

Este exercício teve como objectivo a preparação de toda a comunidade escolar para saber como actuar em situações de emergência neste contexto de escola. A preparação desta actividade foi feita pela Direcção da Escola, ao nível interno, com os professores e funcionários, e a nível externo com os Bombeiros Voluntários, Protecção Civil Municipal e GNR. Na sala de aula, todos os alunos tiveram formação prévia com os seus Directores de Turma e, nas salas específicas, com os respectivos professores. Toda a comunidade escolar demonstrou estar preparada para o exercício realizado e os objectivos foram atingidos plenamente.
A partir da 10h30m decorreu uma acção de formação em 6 painéis distintos com a presença da Protecção Civil Distrital (com dois painéis, um teórico e outro prático), com a Protecção Civil Municipal (painel teórico sobre prevenção em caso de incêndio e de queda de neve), com o Governo Civil (painel teórico sobre prevenção rodoviária), com o Comando Regional da GNR (painel teórico sobre a actuação das forças de segurança) e com os Bombeiros Voluntários de Resende (painel prático sobre exercícios de imobilização, primeiros socorros e demonstração de actuação em casos de emergência).

Os vários painéis decorreram em sistema rotativo, desde as 10h30m até às 15h30m (com intervalo para o almoço), de modo a todos os alunos poderem participar em todas as formações, divididos por anos de escolaridade. Foi um dia de formação abrangente em todas as áreas da protecção civil, da segurança e da preparação em casos de emergência.

Pelas 15h30m, para encerrar esta jornada, a GNR fez no pavilhão desportivo, para todos os alunos da escola, uma demonstração cinotécnica para detecção de estupefacientes. As habilidades dos cães impressionaram toda a comunidade educativa.

Foi uma jornada muito positiva, quer pela forma como decorreu, quer pelos objectivos alcançados em termos de formação e preparação da comunidade escolar.

Agradecemos à Protecção Civil Distrital e Municipal, ao Governo Civil Distrital, ao comando distrital e local da GNR e aos Bombeiros Voluntários de Resende pela colaboração e apoio na realização desta actividade.


O Director, José Augusto Marques

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Projecto Douro Religioso recupera Santuário dos Remédios e Igreja do Desterro – Lamego

Duas das principais jóias do valioso património arquitectónico da cidade de Lamego vão receber uma profunda intervenção com vista a garantir a recuperação dos seus maiores “tesouros”. A riquíssima talha dourada da Igreja do Desterro, originária do século XVIII, obra de entalhadores lamecenses, e o Sacrário do altar-mor, magnificamente esculpido em madeira, expressão do que melhor existe no país, vão recuperar o esplendor de outrora. Os trabalhos devem iniciar-se durante a Primavera de 2011.Também o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, o ex-líbris da cidade de Lamego, está já a receber uma intervenção, de cariz mais leve, com as obras a envolverem o restauro da talha e a construção de sanitários.

A recuperação destes espaços sagrados, a que se junta a requalificação da Igreja Matriz de Vila da Rua, no concelho de Moimenta da Beira, integra o ambicioso projecto Douro Religioso: Requalificar. O objectivo é tornar estes monumentos mais acolhedores para os fiéis que os visitam e valorizá-los de forma a serem um ponto de visita obrigatório na região do Douro. Idealizado pela Diocese de Lamego, o projecto global de recuperação envolve um investimento de 1.132.548,85€, sendo que 70 por cento deste valor é comparticipado pelo programa QREN Novo Norte.

Os pormenores desta operação que contempla a realização, até 2012, de trabalhos de reabilitação, conservação e restauro foram divulgados, a 11 de Fevereiro último, numa apresentação pública na Igreja do Desterro, que juntou diversos responsáveis de instituições locais e regionais. Marina Valle, Vereadora com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lamego, manifestou o seu regozijo pela valorização deste património religioso que permitirá, na sua opinião, potenciar a vertente turística. E anunciou que autarquia já deliberou a atribuição de um subsídio no valor de 30 mil euros, mediante a celebração de um protocolo a celebrar com a Paróquia da Sé, para auxiliar a execução do “volumoso” investimento na Igreja do Desterro. Recorde-se que já em 2009, depois de muitos anos votada ao completo abandono e com o telhado em risco iminente de derrocada, este templo surgiu de “cara lavada” oferecendo níveis de segurança adequados aos crentes que a visitam, na sequência da realização de obras de reconstrução financiadas pela autarquia.

D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese de Lamego, também enfatizou a importância do projecto Douro Religioso que possibilitará que estas igrejas passem a acolher no futuro iniciativas culturais e pedagógicas que permitirão a participação e a vivência do espaço. A primeira actividade, dedicada às escolas, está prevista para o mês de Março no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e estará relacionada com o seu património azulejar.

A intervenção no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, na Igreja do Desterro e na Igreja Matriz de Vila da Rua foi pensada tendo em conta as patologias e anomalias específicas de cada um dos monumentos. Para a execução dos diversos trabalhos estará envolvida uma equipa de cerca de 30 técnicos de conservação e restauro de diversas especialidades: azulejos, materiais pétreos, pintura mural, pintura sobre tela e sobre madeira, escultura, talha dourada, entre outros. O projecto Douro Religioso prevê ainda a instalação de um Centro de Acolhimento e Interpretação para turistas, no Museu Diocesano de Lamego.

In Metro News

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

D. Jacinto Botelho inicia visita pastoral ao Távora

Iniciou-se hoje, pela tarde, 15h00, a Visita Pastoral de D. Jacinto Botelho à paróquia de Távora. O momento inicial foi a visita à Escola do Primeiro Ciclo e ao Jardim Infância. Com as suas Professoras e com as Auxiliares Educativas, os meninos presentearam o Sr. Bispo com um cântico, depois houve um momento para um diálogo interessante, e por fim um bolo evocativo da presença do Sr. Bispo na Escola. No final, as crianças, Professoras e Auxiliares ofereceram um Livro com o nome de todos os elementos da Escola, com uma frase da Bíblia: "Não se acende uma luz para a colocar debaixo da mesa...", e um ramo de flores... Mais à tarde, pelas 18h30, será o encontro com os membros mais empenhados na Paróquia, nas actividades pastorais e com os Crismandos.