terça-feira, 31 de maio de 2011

Jornadas Diocesanas da Juventude realizam-se no Touro, Arciprestado de Vila Nova de Paiva

No passado dia 28 de Maio, a Paróquia de Touro, no Arciprestado de Vila Nova de Paiva, recebeu as XXVI Jornadas da Juventude da Diocese de Lamego. Foi a primeira vez que este tipo de encontros se realizou no Arciprestado de Vila Nova de Paiva.

Cerca de 800 jovens marcaram presença nas Jornadas, que mobilizaram também um grande número de sacerdotes da Diocese.

Por volta das 09h30, começou a ser feita a recepção dos participantes que, através de uma caminhada pelas ruas do Touro, tiveram oportunidade de reflectir nalguns aspectos da doutrina cristã. Estas Jornadas Diocesanas tiveram o mesmo tema das Jornadas Mundiais da Juventude, que se realizarão em Madrid, no próximo mês de Agosto: "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé" (Col 2, 7).

Ao meio dia, teve início a Eucaristia, presidida pelo Sr. Bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho que, na homilia, animou os jovens a uma vida cristã consciente e mais empenhada nas comunidades paroquiais. O Sr. Bispo animou ainda os jovens a procurarem corresponder à vocação que Deus concede a cada cristão, com coragem e generosidade.

Estas Jornadas serviram também para marcar o encerramento das acções vocacionais que os Seminários de Resende e de Lamego realizaram, ao longo deste ano pastoral, em todas as paróquias do Arciprestado de Vila Nova de Paiva.

Da parte da tarde, a banda S. Sebastião, de Meâs do Campo (Diocese de Coimbra), animou a tarde, com músicas de mensagem de inspiração cristã. As Jornadas terminaram com a Cerimónia do Envio, e com a nomeação do Arciprestado de S. João da Pesqueira como destino das próximas Jornadas Diocesanas da Juventude, a realizar no ano de 2012.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Lançamento e apresentação do Livro do Pe Doutor Paulo Alves "A Sabedoria-Definição, Multidimensionalidade e Avaliação"

O livro intitulado "A Sabedoria-Definição, Multidimensionalidade e Avaliação" da autoria do Padre Doutor Paulo Alves, atual Reitor do Seminário Maior de Lamego, tendo sido durante vários anos Vice-Reitor do Seminário de Resende, será apresentado em Viseu, na Aula Magna do Campus Universitário de Viseu do Instituto Piaget, no próximo dia 7 de Junho, pelas 16h15, no decorrer das VI Jornadas de Psicologia.

O autor é Professor e Coordenador do Curso de Psicologia do Instituto Piaget-Viseu e tem tido uma ligação muita estreita com a ASEL e a sua estrutura organizativa. O livro é, com algumas adaptações, a publicação da tese de doutoramento, defendida na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra. 

Semana de Oração pelas Vocações

Na passada semana, 8 a 15 de Maio, vivemos a 48º Semana de Oração pelas vocações. Na Diocese de Lamego foram realizadas várias actividades vocacionais ao longo desta semana, articuladas entre o Secretariado das Vocações e Seminário Maior de Lamego. 

O primeiro investimento foi dirigido para a reflexão e meditação com base na mensagem do Santo Padre, que nos convidava a “propor as vocações na Igreja local”, dizendo-nos que “também hoje, o seguimento de Cristo é exigente; significa aprender a ter o olhar fixo em Jesus, a conhecê-Lo intimamente, a escutá-Lo na Palavra e a encontrá-Lo nos Sacramentos; significa aprender a conformar a própria vontade à d’Ele”.

No seguimento, a 13 de Maio, dia de Nossa Senhora de Fátima, o Seminário Maior de Lamego e os membros do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações deslocaram-se à Paróquia de Castro Daire onde, sob a presidência do Sr. Bispo, através da oração do Terço e da celebração da Santa Missa, todos pedimos a Deus que dê muitas e santas vocações à sua Igreja, sacerdotais, de vida consagrada e matrimoniais. Reunida grande assembleia na Igreja Matriz, destacando-se inúmeras crianças e jovens, os testemunhos da vocação ao matrimónio, da vida religiosa e sacerdotal, desafiaram a seguir o caminho do Senhor, a confiar-lhe a vida e a saborear o gozo de O seguir. A noite terminou em casa das irmãs dominicanas de Santa Catarina de Sena num fraternal convívio entre as religiosas de várias congregações, os sacerdotes e os seminaristas.

No sábado, dia 14, alguns seminaristas e o Sr. Reitor deslocaram-se à Paróquia do Touro. A tarde viveu-se no meio com as crianças, os seus catequistas, alguns pais e o Sr. Pe. Acácio. Falou-se da vocação enquanto resposta ao chamamento de Deus, falou-se dos seminários diocesanos, testemunhou-se o amor à Igreja e o seguimento de Jesus Cristo o Bom Pastor. Encerramos este dia com a celebração da Santa Missa, onde uma vez mais se insistiu na necessidade da comunidade cristã suscitar o compromisso vocacional nos seus membros. 

No Domingo do Bom Pastor, dia das vocações, de novo um grupo de seminaristas, desta vez acompanhados pelo Sr. Vice-Reitor, voltaram até às terras do Paiva. Durante a parte da manhã acompanhamos o Sr. Padre Acácio, celebrando a Santa Missa na comunidade da Póvoa e no Touro. Após saboroso almoço foi, uma vez mais, tempo para se falar sobre a vocação, desta vez num encontro com os jovens.

Pode dizer-se que foi uma Semana muito intensa, durante a qual se rezou e se trabalhou pelas vocações. Justifica-se o reconhecimento aos Sacerdotes que apoiaram estas acções e a todas as pessoas que se empenharam para que o Seminário se sentisse estimado e querido no meio do Povo de Deus.

Luís Rafael

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Festival Diocesano da Canção


O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil promoveu, no passado dia 30 de Abril, o Festival Diocesano da Canção, que decorreu no Teatro Ribeiro da Conceição, em Lamego.

O Teatro foi pequeno para receber os muitos jovens que marcaram presença, juntamente com familiares e amigos.

Logo no início, foi projectado um vídeo, que a ninguém deixou indiferente, com imagens do Papa João Paulo II, por estarmos na véspera da sua beatificação. De seguida, foi apresentado o hino das Jornadas Diocesanas da Juventude, que terão lugar no Touro, concelho de Vila Nova de Paiva, no próximo dia 28 de Maio.

Depois deu-se início a apresentação dos vários grupos de jovens que participaram no Festival, provenientes de várias Paróquias da Diocese: Ferreirim, Cunha, Almacave, Sé, Soutelo e Lamelas.

Cada um dos grupos apresentou a música, cujas letras deveriam estar subordinadas ao tema: "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé" (Col 2, 7).

Entre cada um das músicas que iam sendo apresentadas, os Grupos de Jovens iam dando o seu testemunho sobre o modo de viver a fé cristã.

No final das apresentações das músicas, o júri decidiu atribuir o prémio de melhor letra à música apresentada pelo Grupo de Jovens de Almacave. No Festival, o primeiro lugar foi atribuído ao Grupo de Jovens de Soutelo, o segundo lugar ao Grupo de Jovens de Almacave e o terçeiro lugar ao Grupo de Jovens da Sé de Lamego.

O Grupo de Jovens de Soutelo irá representar a Diocese no Fátima Jovem, que decorre nos dias 7 e 8 de Maio, em Fátima.

Uma palavra de especial apreço merece o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil pela excelência como decorreu o Festival, bem como todos os jovens que participaram e marcaram presença.