sexta-feira, 29 de julho de 2011

Benção da 1.ª pedra da nova igreja de Resende e Bodas de Diamante Sacerdotais do Padre Martins


O passado dia 24 de Julho foi dia de festa para a comunidade de Resende. Foi benzida a 1ª pedra da nova igreja já em início de construção na vila e celebrámos as Bodas de Diamante Sacerdotais do senhor Pe. Martins.


As celebrações começaram pelas 16h com a bênção da 1ª pedra da nova igreja no local onde as obras decorrem. Presidiu à cerimónia o senhor Vigário Geral da nossa Diocese e tomaram parte o senhor Presidente da Câmara, Presidente da Assembleia Municipal, Vereadores, Presidentes de Junta, Párocos, pessoal dos serviços técnicos da autarquia, membros do Conselho de Pastoral da Paróquia, arquitectos que conceberam o projecto, empreiteiro e demais membros da comunidade. 

As autoridades civis e religiosas, bem como o construtor, assinaram um pergaminho que foi colocado debaixo da primeira pedra assinalando a data do início da construção do templo. Depois decorreu a bênção, à qual se seguiram as palavras do Pe. Martins que lembrou rapidamente o historial deste projecto e agradeceu o empenho pessoal e institucional do senhor Presidente da Câmara para que este sonho antigo se tornasse realidade. Ao encerrar a cerimónia o senhor Presidente da Câmara lembrou a importância deste novo espaço de culto no contexto geográfico de Resende, mas sobretudo no contexto social e religioso das suas gentes.

Pelas 17h teve início a eucaristia de acção de graças pelos 60 anos de vida sacerdotal do senhor Pe. Martins. A igreja paroquial encheu-se com a presença amiga de todos quantos quiseram demonstrar a sua amizade e reconhecimento por aquele que tem sido o timoneiro espiritual desta comunidade há 44 anos. A introdução deu o mote do espírito da celebração pelo seu significado, pelo seu simbolismo, pela sua oportunidade e justiça. 

Foi traçado um breve historial do senhor Pe. Martins acentuando o reconhecimento pelo muito que ele tem dado a esta terra que adoptou como sua. A eucaristia foi presidida pelo senhor Vigário Geral e concelebrada por quase todos os sacerdotes do arciprestado. Tomaram parte muitas autoridades civis, muitos familiares do senhor padre Martins e paroquianos de Resende e Felgueiras, sobretudo, participaram muitos amigos que quiseram manifestar o seu reconhecimento e sentido de gratidão àquele que tem servido Resende como poucos. Na sua homilia o senhor Vigário Geral fez referência ao reconhecimento pessoal e do senhor Bispo pela pessoa e pelo sacerdote e agradeceu ao senhor Presidente da Câmara pelo empenho e apoio na construção da nova igreja. Pediu ainda a todos que se empenhassem na construção da igreja material, mas principalmente na Igreja de pedras viva que somos.

Ponto alto da celebração foi o momento simbólico da entrega de um arranjo com 60 rosas vermelhas alusivas aos 60 anos de doação e serviço sacerdotais. Foi momento de emoção pelo simbolismo e significado. A eucaristia foi animada pelo grupo coral da paróquia de forma brilhante dando ritmo e alegria a esta celebração festiva.

Para encerrar as celebrações foi serviço um lanche-convívio na actual sede dos escuteiros em Minhães. Da ementa faziam parte dois porcos no espeto, arroz de feijão, uma grande variedade de aperitivos, bebidas para todos os gostos, bem como as sobremesas diversificadas entre bolos e fruta. Não faltou o caldo verde e o bolo de aniversário. Tudo concorreu para que se tornasse um fim de tarde muito agradável. Durante algumas horas, o convívio esteve animado e prolongou-se pela noite dentro. Não faltou a comida e a bebida, como não faltaram os amigos que, à volta do senhor Pe. Martins quiseram manifestar a sua alegria por tão memorável data.

Em meu nome pessoal quero agradecer à Câmara Municipal, na pessoa do senhor Presidente, por todo o apoio dado para a realização destas celebrações, bem como pela presença massiva de toda a vereação. Agradecer aos colegas sacerdotes, aos senhores presidentes de junta e demais autoridades civis, aos familiares do senhor Pe. Martins, aos diversos grupos paroquiais envolvidos na sua dinamização de modo muito particular ao Grupo Coral e aos Escuteiros e a toda a comunidade que se envolveu e quis marcar a sua presença. Por último, e porque os últimos são os primeiros, ao senhor Nelson Rodrigues e esposa pelo delicioso toque de culinária que a todos deliciou.

Que Deus a todos abençoe e conceda ao Senhor Pe. Martins muitos anos de vida e saúde para continuar connosco servido com o sorriso de sempre.

Padre José Augusto Marques


quarta-feira, 20 de julho de 2011

Diocese de Lamego com um novo sacerdote

Na tarde do passado dia 17 de Julho, o Sr. D. Jacinto Tomaz de Carvalho Botelho conferiu a ordenação sacerdotal a Manuel João Nogueira Amaral, numa cerimónia que contou com a presença de cerca de seis dezenas de sacerdotes e um grande número de pessoas, provenientes sobretudo de Penedono, terra natal do neo-sacerdote.

Na homilia que pronunciou, o Sr. Bispo de Bispo de Lamego, dirigindo-se ao neo-sacerdote, afirmou: «És enviado, caríssimo Manuel João, para a seara do Senhor onde cresce o trigo do bem, mas onde abunda igualmente o joio do mal, em todas as formas de injustiça, na violência destemperada, na corrupção quase institucionalizada, na marginalização que provoca a miséria, na pobreza de tantos à custa da riqueza desonesta de outros, nas assimetrias sociais escandalosas, e a enumeração poderia continuar indefinidamente. O nosso zelo poderá, como aconteceu com os discípulos, levar-nos a arrancar de imediato a erva daninha. Nesta situação é imprescindível que reconheçamos Jesus, como companheiro de todos os passos e caminhos, sem nunca perder o Seu contacto.»

No final da Eucaristia, o P. Manuel João foi saudado pelas muitas pessoas que desejaram marcar presença neste momento importante da sua vida e da vida da Diocese.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

ASEL associa-se à comemoração do cinquentenário do Seminário Maior de Lamego

Estando o Seminário Maior de Lamego a comemorar os 50 anos da abertura do atual edifício, a ASEL vai associar-se activamente nestas comemorações do cinquentenário com a comparticipação das despesas inerentes a algumas atividades e celebrações previstas (lançamento de um livro, Recital Jubilar_Rão Kyao, etc) uma vez que, como é do conhecimento de todos, o Seminário de Lamego não tem receitas próprias que o permitam fazer.

Neste sentido lançamos aqui um CAMPANHA de sensibilização a todos os aselistas para que, na medida das suas possibilidades, possam dar o seu contributo através de transferência bancária para a conta com o NIB 0035 0390 0004 7275 7309 8

Para emissão de recibo é favor solicitar diretamente para o endereço de email asel.seminario@gmail.com

Para mais informações:
(Lisboa) António Cândido Teixeira - 966 426 363
(Porto) Dr. Adão Sequeira da Fonseca - 963 510 210
(Geral) Avelino Pereira - 962 748 871
(SML-Reitor) Pe Paulo Alves - 964 344 565

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Diác. Manuel João Amaral: testemunho vocacional

“Senhor, à Tua Palavra lançarei a redes” (Lc 5,5)

Esta é a grande resposta de confiança e de fé que Pedro dá ao Senhor Jesus Cristo quando Este o convida a lançar, uma vez mais, as redes ao mar.
Os discípulos tinham andado toda a noite na pesca. Mas não tiveram sucesso!
Ao romper da aurora, sem que o soubessem, aparece-lhes Jesus que os convida por mais uma vez, lançar as redes ao mar.
Num misto de loucura e de despojamento, Pedro e os companheiros lançam as redes ao mar e apanham tão grande quantidade de peixe que as redes quase que se rompem!
Neste cenário e com tudo o que se passa à volta de todo aquele acontecimento, o Senhor é reconhecido pelos Seus discípulos.
Hoje, volvidos dois mil anos, o Senhor convida-nos a lançar as redes. Porém, desta vez, não quer que pesquemos peixes, mas sim homens e mulheres sequiosos do Seu Amor.
Foi neste contexto de resposta ao apelo que o Senhor me lançava que, no dia dezoito de Setembro de mil novecentos e noventa e oito, dei entrada no Seminário de Nossa Senhora de Lourdes, em Resende. Não com o intuito de ser padre, mas na procura do amadurecimento de uma vocação que começava a despontar.
Ao longo dos seis anos que ali passei, fui percebendo que Ele me chamava a seguir as pisadas dos Seus discípulos. Maria, que da gruta olhava para cada um de nós amavelmente, parecia dizer-me: “Faz tudo o que Ele te disser”.
Foi na certeza de que Cristo me chamava a caminhar com Ele, que a cinco de Outubro de dois mil e quatro dei entrada no Seminário de Jesus, Maria e Ana em Lamego.
Aí, num contexto diferente do Seminário de Resende, pude aprofundar mais seria e conscientemente a minha vocação.
Foram muitas as dificuldades, mas foram muitas as vezes que eu senti que fui levado ao colo de Jesus Cristo e de Sua Mãe.
Durante os anos que frequentei o Seminário de Lamego, tive a oportunidade de conhecer e estagiar em algumas paróquias da nossa Diocese: Bustelo, Gralheira, Ramires, Ferreiros de Tendais e Oliveira do Douro, do Concelho de Cinfães, paroquiadas pelo Reverendo Senhor Padre Sérgio Lemos; Penajóia, Concelho de Lamego, paroquiada pelo Reverendo Senhor Padre Joaquim Dionísio.
Terminados os estudos teológicos no Seminário, foi-me proposto fazer o estágio pré-diaconal e diaconal na paróquia de Almacave, cidade de Lamego. Para ser sincero, não estava à espera deste local de estágio e pensava para mim: “- O que é que alguém de uma vila tão pequena como Penedono, vai fazer numa paróquia da grandiosidade de Almacave? Que lhes vou eu ensinar?” E a resposta parecia ecoar: “-Nada!”
Contudo, na vida quando nada é certo, tudo é possível.
Deixei-me guiar pela mão do Senhor e pela docilidade das Suas escolhas. E assim, comecei o meu estágio em Almacave no dia nove de Outubro de dois mil e dez. O primeiro acto em que participei foi uma oração de Taizé, durante a qual pus nas mãos do Senhor o meu estágio e todos aqueles que me tinham sido confiados.
Tive a sorte de poder contar com a amabilidade, a entrega generosa e o saber da equipa paroquial de Almacave- Reverendo Padre José Abunhosa e Reverendo Monsenhor José Guedes. Mais do que orientadores de estágio, pude encontrar neles dois verdadeiros amigos, sempre dispostos a ajudar-me na preparação e concretização das tarefas a meu cargo. O medo com que entrei em Almacave deu lugar a um clima de confiança e abertura total entre mim e os paroquianos, chegando mesmo a sentir-me um deles!
Contudo, esta caminhada não acaba aqui. Ainda não cheguei ao fim da Meta! O tiro de partida só agora foi ouvido no meu coração. É necessário correr atrás d’Ele nos homens e mulheres que ainda não o conhecem.
Para vós e convosco serei ordenado sacerdote no próximo Domingo, dia dezassete de Julho, pelas mãos do Reverendo Senhor D. Jacinto Tomás, na Sé de Lamego.
É com a finalidade de servir o Povo de Deus, mas consciente das dificuldades que irei encontrar, que me disponho a lançar as redes à palavra do Senhor.
Conto com a vossa oração e com o vosso carinho, e peço a Deus que ao lançar as redes estas se encham do Amor que Ele tem por cada um de nós.
Que o Senhor me ajude a estar disponível para que às Suas palavras eu possa sempre lançar as minhas redes…

Manuel João Nogueira Amaral

Seminário Maior de Lamego: cinquentenário

Em 1961, o então Bispo de Lamego, D. João da Silva Campos Neves, juntamente com altos dignitários civis e eclesiásticos, inaugurou o actual edifício do Seminário Maior de Lamego, no Lugar da Rina, onde, nos últimos cinquenta anos, foram formados os sacerdotes da Diocese de Lamego.

O cinquentenário do edifício será assinalado no próximo mês de Setembro, em primeiro lugar, com o retiro do clero diocesano, de 11 a 14 de Setembro, que decorrerá no Seminário Maior, sob a direcção do Sr. D. António Francisco dos Santos, actual Bispo de Aveiro.

No dia 17 de Setembro, a Sociedade Filarmónica de Lalim dará um concerto, no Seminário, ao qual se seguirá a Celebração Eucarística, presidida pelo Sr. Bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho. O encerramento das comemorações ficará a cargo de Rão Kyao.

A celebração jubilar conta com a colaboração de várias entidades, especialmente a ASEL, Associação de Antigos Alunos dos Seminários de Lamego.