sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Jornadas Nacionais das Comunicações Sociais

Nos dias 29 e 30 de Setembro, realizaram-se, em Fátima, as Jornadas Nacionais das Comunicações Sociais, organizadas pela Comissão Episcopal para as Comunicações Sociais.

As Jornadas, dirigidas a todos aqueles que se dedicam ao vasto mundo da comunicação social (jornalistas, membros de Gabinetes de Imprensa das Dioceses, publicações católicas, rádios, televisões, criadores e operadores de conteúdos multimédia e de internet).

Subordinadas ao tema "Era digital: revolução na cultura e na sociedade", as Jornadas contaram com a presença do Sr. D. Claudio Maria Celli, Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, e de um outro membro daquele Dicastério, Pe. Justo Ariel (responsável pelo site www.intermirifica.net).

Ao longo dos dois dias, foram abordadas várias temáticas relacionadas com os desafios que enfrenta a Igreja nesta era de comunicação. Intervieram várias personalidades, como o Deputado José Ribeiro e Castro, os jornalistas José Manuel Fernandes (antigo Director do jornal Público) e Luís Sobral (TVI), Abílio Martins (administrador do Portal Sapo), entre outros.

Todas as informações sobre as Jornadas podem ser encontradas no dossier especial que a Agência Ecclesia elaborou.

sábado, 24 de setembro de 2011

Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire celebra 150 anos

A Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire comemorou o seu 150º. Aniversário com uma sessão solene que decorreu no passado dia 24 de Setembro, e com a bênção da primeira pedra da nova unidade destinada a pessoas portadoras de deficiência.

Na sessão solene marcaram presença, entre outras pessoas, o Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese de Lamego; o Sr. Fernando Carneiro, Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire; o Dr. João Cruz, Director Adjunto do Centro Distrital da Segurança Social de Viseu; a Dra. Maria Infância Pamplona, Membro do Secretariado da União das Misericórdias Portuguesas e Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Santar; o Dr. Aurélio Loureiro, Presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire; e a Prof. Conceição Barros, Provedora da Instituição.

A sessão solene iniciou com um concerto, breve, mas tocante, proporcionado pela soprano Luísa Barriga, acompanhada ao piano por Ana Teixeira. Em seguida, as autoridades acima referidas pronunciaram, cada uma, um breve discurso. Na sua intervenção, o Sr. D. Jacinto, para além de felicitar a instituição, lembrou aos presentes que é necessário não esquecer o bem da pessoa na sua globalidade, não só nos seus aspectos físicos, mas também espirituais. A caridade, frisou o Sr. Bispo, é a expressão desse amor a Deus que é o verdadeiro fundamento do amor ao próximo, que busca o seu bem total. Torna-se, por isso, cada vez mais necessário, “ver com o coração”, expressão do Beato João Paulo II, citada pelo Prelado de Lamego. O Sr. D. Jacinto terminou desejando que a instituição, perante a crise que o país atravessa, possa contar com a união de todas as pessoas e instituições para ajudar os mais necessitados a terem condições dignas para viverem.

A Câmara Municipal de Castro Daire entregou uma lembrança do Município à Santa Casa da Misericórdia, manifestando o apreço e a gratidão de todos os munícipes pelo incomparável trabalho e dedicação que a instituição exerce no concelho.

A sessão solene terminou com o reconhecimento que a actual Direcção da Santa Casa da Misericórdia decidiu conceder a antigos Provedores e outros membros de anteriores direcções da instituição.

A celebração do 150º. Aniversário culminou com a bênção da primeira pedra do novo edifício, denominado Lar “S. João de Deus”, que acolherá pessoas portadoras de deficiência, e que servirá, não só o concelho de Castro Daire, mas também a zona norte do Distrito de Viseu.

Actualmente, a Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire mantém um conjunto de serviços e valências de cariz social e assistencial: creche, dois Lares de Idosos, apoio ao domicílio, Unidade de Cuidados continuados e Centro de Ocupação de Tempos Livres. Desde 2008, possui, também, um protocolo com a Segurança Social para apoiar e acolher pessoas portadoras de deficiência. É ao abrigo deste protocolo que agora inicia a construção deste novo equipamento social.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Tomada de posse do P. Manuel João


O dia 18 de Setembro vai ficar na memória das comunidades de Vale de Figueira a Velha, Valongo dos Azeites e Vilarouco, pois hoje acolheram um novo Pároco: o P. Manuel João Nogueira Amaral.

Na parte da manhã, seja Vale de Figueira, seja Valongo dos Azeites acolheram com muita alegria o recém ordenado sacerdote, apresentado pelo Mons. Joaquim Dias Rebelo, Vigário Geral da Diocese.

Na parte da tarde, foi a vez de Vilarouco receber o novo Pároco. Na sua homilia, o Mons. Joaquim Dias Rebelo recordou o P. Samuel Teixeira da Silva, a quem Deus chamou para Si, no passado mês de Janeiro, de modo repentino e inesperado. Incentivou também a que todos recebessem com alegria o novo Pároco, procurando colaborar com ele nas actividades paroquiais.

Mereceu uma especial palavra de reconhecimento o Mons. Henrique Paulo, bem como os outros sacerdotes do Arciprestado de S. João da Pesqueira que, nos últimos meses, com generosidade e abnegação, asseguraram a assistência religiosa naquelas Paróquias.

Na tomada de posse, marcaram presença os Arciprestes de S. João da Pesqueira, Mêda e Penedono, para além de outros sacerdotes vizinhos e amigos do P. Manuel João. Também os seus pais e irmão estavam presentes.

Ao terminar a Eucaristia, o P. Manuel João agradeceu a todos as boas vindas com que o receberam e pediu que todos estivessem disponíveis para colaborar na propagaçãoo do Evangelho.

Já depois da Eucaristia, a Associação Cultural, Deportiva e Recreativa Flor d’Amendoeira quiseram brindar o novo Pároco e todos os presentes com algumas danças típicas daquela zona, bem como com uma mensagem de Boas vindas.

domingo, 18 de setembro de 2011

Seminário Maior de Lamego: 50 anos a formar sacerdotes

O actual edifício do Seminário Maior de Lamego celebrou, no passado dia 17 de Setembro, o cinquentenário da sua construção.

Foi no ano de 1956 que o então Bispo da Diocese, D. João da Silva Campos Neves, dirigiu uma Carta Pastoral a todas as comunidades diocesanas informando-as da construção do novo Seminário. Cinco anos depois, tinha lugar a sua inauguração. A primeira actividade que ali decorreu, foi o retiro anual do clero Diocesano.

O mesmo voltou a acontecer cinquenta anos depois: de 11 a 14 de Setembro ali se realizou o retiro anual do clero da Diocese. A celebração dos cinquenta anos continuou no dia 17 de Setembro, com um conjunto de eventos que reuniu Bispos, sacerdotes, religiosas e muitos outros fiéis. Foram, também, muitas as autoridades civis e militares a marcar presença.

O dia começou com as palavras de boas vindas do actual Reitor da instituição, P. Doutor Paulo Alves. Seguiu-se um conjunto de testemunhos sobre aspectos dos cinquenta anos do Seminário: o primeiro, a cargo do Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese; o segundo, a cargo do P. José Augusto Marques, actual Pároco de Resende; o terceiro e último, foi um testemunho dado pelo Dr. Adão Sequeira, um dos membros fundadores da Associação de Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Lamego (ASEL). No final da sua intervenção, foi entregue aos presentes um livro que, para além do texto dos testemunhos dados, também contém uma nota histórica sobre o Seminário, a lista de todos os alunos e equipas formadoras do Seminário ao longo dos 50 anos da sua existência e outros dados de interesse sobre o edifício e sobre a instituição.

Ao final da manhã, foi apresentada uma possível proposta de reutilização do actual edifício do Seminário. A proposta foi apresentada em formato de vídeo, e continha um conjunto de possibilidades para uma utilização mais eficaz do espaço de grandes dimensões que constitui aquela infra-estrutura.

Ainda antes de almoço, a actual Direcção do Seminário homenageou os membros de anteriores equipas formadoras do Seminário que, naquele momento, estavam presentes, destacando a presença de Mons. Simão Botelho, um dos sacerdotes mais idosos da Diocese. 

No final do almoço, que foi servido no refeitório do Seminário, os presentes assistiram à actuação da Banda Filarmónica de Lalim, que se associou a esta ocasião.

Pelas 17h30, teve início a Eucaristia comemorativa do cinquentenário, presidida pelo Sr. D. Jacinto, e na qual concelebraram o actual Bispo de Vila Real, D. Amândio Tomás, o Sr. D. António José Rafael, Bispo emérito de Bragança-Miranda, e cerca de trinta sacerdotes da Diocese. Foi perante uma Capela repleta, que o Sr. D. Jacinto fez referência a algumas das pessoas mais marcantes da história do Seminário. E terminou com o desejo que naquele edifício continuem a ser formados sacerdotes santos e sábios.

Depois do jantar, Rao Kyao deu um recital que a todos deixou deslumbrados.

sábado, 17 de setembro de 2011

Seminário Maior de Lamego: Banda Filarmónica de Lalim

No final do convívio de almoço, servido no refeitório do Seminário, começou a actuação da Banda Filarmónica de Lalim.

Esta Banda, composta por cerca de 50 elementos, associa-se a este momento comemorativo do Seminário, interpretando várias peças, algumas religiosas, outras profanas.

Seminário Maior de Lamego: testemuho do Dr. Adão Sequeira

A manhã termina com o testemunho do Dr. Adão Sequeira, um dos fundadores da Associação de Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Lamego (ASEL).

Na sua intervenção, começou por recordar que, a partir de 1956, ano em que o Sr. D. João da Silva Campos Neves anunciou o projecto de construir um novo edifício para o Seminário Maior de Lamego, até então a funcionar na Casa do Poço, à frente da Sé de Lamego, este edifício passou a ser "o nosso Seminário". Recordou a generosidade de toda a Diocese, que contribuiu para a construção do edifício, mas também a generosidade e dedicação dos formadores, dos professores e de tantos homens e mulheres que se dedicaram a servir o Seminário com os seus bens e com os próprios talentos. "Neste Seminário e nestes espaços, honra maior da nossa Diocese, tudo está repleto de vida, doação, generosidade". 

No seu testemunho, lembrou "o saber dos nossos mestres", a preocupação da equipa formadora, a sua dedicação aos alunos, o espaço de oração e a mística vivida no Seminário, e terminou lembrando que "a melhor escola é aquela que educa para a gratidão".

Seminário Maior de Lamego: testemunho do P. José Augusto Marques

O P. José Augusto Marques, nascido em 1965, em Pinheiro, concelho de Castro Daire, e actual Pároco de Resende, deu o seu testemunho sobre a sua vivência no Seminário Maior de Lamego. 

Na sua intervenção, começou por recordar a sua entrada neste edifício, depois de ter vivido, durante cinco anos, no Seminário Menor da Diocese, em Resende. No seu testemunho, lembrou que encontrou no Seminário Maior de Lamego uma escola de exigência e de rigor, que moldou a sua personalidade. Recordou ainda que "o ambiente que reinava no Seminário era de uma verdadeira família", onde encontro um "espírito de comunhão e unidade na diversidade".

Lembrou, ainda, a importância que teve na vida dele a dimensão espiritual, a vivacidade das celebrações litúrgicas e o ter presenciado "o testemunho de muitos colegas que davam o mesmo valor a esse tempo a sós diante do sacrário".

Ao concluir o seu testemunho, o P. José Augusto Marques afirmou: "Se o berço do meu chamamento foi a família que Deus me deu, o ambiente de realização e de amadurecimento foi o Seminário". Por isso, neste dia em que se comemora o cinquentenário do actual edifício do Seminário, deixa um desejo: "Que a tua história continue a ser brilhante durante muitos anos, como foram estes 50!"

Comemorações do Seminário Maior de Lamego: testemunho do Sr. D. Jacinto Botelho

No Seminário Maior de Lamego, depois da abertura do dia de comemorações, tomou a palavra o Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese. 

Além de dar as boas vindas aos presentes, entre os quais se encontram o Bispo Emérito de Bragança-Miranda, D. António José Rafael, e o actual Administrador Apostólico daquela Diocese, D. António Montes Moreira, o Sr. D. Jacinto deu o seu testemunho, recordando o início dos esforços de D. João da Silva Campos Neves para a construção do actual edifício do Seminário.

Recorrendo a vários episódios dos inícios do Seminário, o Sr. Bispo percorreu a história do edifício, lembrando pessoas, movimentos e acontecimentos, e recordando as grandes graças concedeu à Diocese ao longo destes cinquenta anos. Foram lembrados sacerdotes e leigos que, ao longo destes anos, passaram por esta casa e depois desempenharam (e alguns ainda desempenham) relevantes papéis, seja na comunidade eclesial, seja na sociedade civil.

Comemorações do cinquentenário do Seminário Maior de Lamego

Neste dia 17 de Setembro, decorrem, no Seminário Maior de Lamego, as comemorações do cinquentenário da construção do actual edifício onde alguns jovens da Diocese se preparam para o Sacerdócio.

A manhã teve início com uma breve palavra de boas vindas, da parte do actual Reitor do Seminário, P. Doutor Paulo Alves. Na sua intervenção, o P. Paulo anunciou que, mais tarde, seria apresentado um possível projecto de adaptação do edifício, de maneira a que possa responder às necessidades actuais da Diocese.

Marcam presença um conjunto muito variado de personalidades: Bispos de outras Dioceses, Reitores de outros Seminários, vários sacerdotes da Diocese, Presidentes da Câmara, autoridades militares, religiosas, a Associação de Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Lamego, e um grupo bastante numeroso de pessoas que hoje quiseram associar-se a este momento.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Retiro anual do Clero de Lamego

Realizou-se, entre os dias 11 e 14 de Setembro de 2011, o retiro anual do clero da Diocese de Lamego.

Em 1961, ano em que foi inaugurado pelo então Bispo de Lamego, D. João da Silva Campos Neves, o actual edifício do Seminário Maior de Lamego, a primeira actividade que se realizou naquele edifício foi o retiro do clero da Diocese. As comemorações do cinquentenário daquele edifício começaram, também, com o retiro que decorreu, nestes dias, naquela casa.

Orientado pelo Sr. D. António Francisco dos Santos, actual Bispo de Aveiro, mas que, alguns anos antes, tinha sido Vice-Reitor do Seminário Maior, o retiro, no qual participaram cerca de 40 sacerdotes, acompanhados pelo Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese, foi uma oportunidade para voltar aos inícios da vocação e com a memória, agradecida, ao período de formação sacerdotal. No retiro tomaram ainda parte os seminaristas do Seminário Maior de Lamego.

Com a sua humildade, mas com reconhecida sabedoria, o Sr. D. António foi orientando os participantes a reconhecerem a importância do Seminário e da vida espiritual no exercício do ministério sacerdotal.

Na Eucaristia do último dia, foram especialmente lembrados os sacerdotes que, este ano, já entraram na eternidade, juntamente com familiares de sacerdotes que Deus também já chamou à Sua presença. Foram ainda recordados os sacerdotes e familiares de sacerdotes que estão doentes.

Ao Sr. D. António Francisco todos agradeceram a riqueza das suas exposições e a amizade e o carinho que demonstrou para com a sua Diocese natal e com todos os participantes do retiro que dele saíram mais enriquecidos.

Ao Seminário Maior de Lamego, que quis abrir as suas portas para que nele se realizasse este retiro e, desta maneira, dar início às celebrações do seu cinquentenário, todos os participantes estão gratos pelo modo tão caloroso como foram recebidos.

domingo, 11 de setembro de 2011

Cón. Doutor Joaquim Assunção Ferreira eleito Presidente da Associação Portuguesa de Canonistas

O Cón. Doutor Joaquim Assunção Ferreira, Vigário Judicial da Diocese de Lamego e Vigário Judicial Adjunto do Tribunal Interdiocesano Vilarealense foi eleito Presidente da Associação Portuguesa de Canonistas no passado dia 09 de Setembro. A eleição teve lugar na Assembleia Geral daquela Associação, que se realizou em Fátima.

A Associação Portuguesa de Canonistas é uma associação privada de fiéis, criada em 1990 e cujos Estatutos foram reconhecidos pela Conferência Episcopal Portuguesa. Dela fazem parte, actualmente, cerca de 180 associados e a principal finalidade desta Associação é cultivar e promover o estudo e a aplicação do Direito Canónico.

Nascido em 1951, na cidade de Lamego, o Sr. Cón. Doutor Joaquim Assunção Ferreira aliou uma longa carreira no ensino com os estudos em Direito Canónico, com a licenciatura e o doutoramento obtidos na Pontifícia Universidade de Salamanca. Exerce a função de Vigário Judicial Adjunto e de Juiz no Tribunal Interdiocesano Vilarealense, competente para tratar todas as causas canónicas das Dioceses de Lamego, Vila Real e Bragança-Miranda.

Nas breves palavras que proferiu a seguir à sua eleição como Presidente daquela Associação, destacou a importância do conhecimento e da aplicação do Direito Canónico na vida actual da Igreja e assumiu a tarefa de continuar a procurar que a Associação continue a ser uma referência, neste âmbito, em Portugal.

sábado, 10 de setembro de 2011

Comunicado do Gabinete de Imprensa da Diocese de Lamego

Por ocasião do VIII Encontro Nacional sobre causas matrimoniais, promovido pela Associação Portuguesa de Canonistas, o Presidente desta Associação, Cón. Joaquim Assunção Ferreira, Vigário Judicial da Diocese de Lamego, concedeu uma entrevista aos meios de comunicação social.

Na sequência desta entrevista, apontamos as seguintes ideias fundamentais:

1. A tradição que a Igreja também hoje assume e mantém relaciona o casamento com a diferença e complementaridade entre homem e mulher unidos numa relação fecunda de amor entre ambos, inaugurado com um acordo formal, mútuo e livre, prometendo-se reciprocamente uma dedicação exclusiva e definitiva.

2. O casamento não chega a formar-se se, no momento da celebração, algum dos nubentes exclui do seu compromisso algum elemento essencial do casamento: seja a unidade, seja a indissolubilidade, seja a abertura à transmissão da vida.

3. Por exemplo, o propósito de não ter filhos, o propósito de estavelmente praticar formas de convivência sexual (heterossexual ou não) fora do casamento, ou o propósito de futuramente revogar o casamento, impedem que o casamento se constitua validamente.
4. A eventual qualificação médica dos comportamentos abrangidos por esses propósitos é própria de outros ramos da ciência, ao qual depois o Direito Canónico vai buscar os dados que necessita para a sua reflexão.

Lamego, 10 de Setembro de 2011
Diocese de Lamego – Gabinete de Imprensa