terça-feira, 6 de dezembro de 2011

IX Festival da Canção Jovem de Mensagem


O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Lamego organiza, no próximo dia 10 de Dezembro, o IX Festival Diocesano Jovem da Canção de Mensagem, que terá lugar no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego.

Este Festival destina-se à apresentação de músicas originais com uma mensagem cristã e dirige-se aos Grupos de Jovens da Diocese de Lamego com talentos, por vezes, desconhecidos e que acabam por despontar nesta ocasião.

Entre os objectivos do Festival estão: incentivar a criação poético-musical, partindo dos valores cidadania e humano-cristãos, promover a canção religiosa como valor na evangelização e no quotidiano dos jovens e possibilitar o encontro e o convívio são e construtivo entre os jovens da Diocese de Lamego.

O Festival tem início previsto para as 21h00 e contará com um Júri de cinco pessoas que avaliarão as várias músicas.

O vencedor representará a Diocese de Lamego no Festival Fátima Jovem, a realizar no próximo ano.

sábado, 3 de dezembro de 2011

D. António Couto fala sobre a Diocese de Lamego

O novo bispo de Lamego, D. António Couto, estabeleceu como prioridades o anúncio da mensagem cristã e a auscultação da população, antes de definir os projetos para uma diocese com cada vez menos pessoas. 

 “A grande missão de um bispo, do seu presbitério e de todo o povo de Deus que lhe está confiado, seja em que região, língua ou cultura for, terá de ser sempre levar Jesus Cristo ao coração das pessoas. E é isso que eu pretendo”, vincou o responsável em entrevista ao programa ECCLESIA na RTP-2. 

 O prelado que a 29 de janeiro toma posse da diocese lamecense, no norte de Portugal, sublinha que a “grande maioria” dos europeus foi batizada mas em termos “de coração cristão” o Velho Continente tem “pouca gente”. “Que não se seja só cristão porque um dia se foi batizado e está registado nos livros, mas que se seja cristão com a vida. É este o cristianismo que nos interessa”, frisou o também presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização. 

 O bispo que já foi superior dos Missionários da Boa Nova vai encontrar um território que está a perder a identidade cristã, especialmente no domínio da família, segundo o padre José Melo, coordenador de um estudo sócio religioso realizado pela diocese. As conclusões da investigação apontam para um “processo de grande desertificação e, associado a ele, a descristianização”, pelo que as “as referências cristãs estão a diluir-se com um grau acentuado”, relatou à ECCLESIA. O sacerdote explicou que os efeitos do desaparecimento gradual do catolicismo têm “incidência especial na família”, que além de “desestruturada” adquire “novas configurações um tanto alheias à índole cristã”. 

 D. António Couto considerou que a desertificação da diocese é uma “realidade a que não se pode fugir” e salientou que a sua “primeira linha de rumo” em qualquer lado é “ir ter com as pessoas” e “ver quais são os seus problemas”. Só depois avançará com projetos para “avivar o cristianismo”, em conjunto com os fiéis, dado que não gosta de “trabalhar sozinho”.