segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Lamego: Bispo pede desculpa aos fiéis e espera que sucessor seja recebido com «entusiasmo»


O anterior bispo de Lamego e atual administrador apostólico da diocese pediu desculpa aos fiéis pelas suas falhas e fez votos para que o seu sucessor seja recebido com satisfação.

“Tenho consciência de quanto aquém fiquei do testemunho que me foi pedido”, disse esta sexta-feira na sé lamecense D. Jacinto Botelho, que lançou um apelo aos fiéis: “Certo da vossa benevolência, peço-vos que me desculpeis, e imploreis ao Senhor para mim o Seu perdão”.

No dia em que a Igreja Católica assinalou a memória de São Sebastião, padroeiro principal da diocese situada 400 km a norte de Lisboa, o prelado expressou o anseio de que o seu sucessor, D. António Couto, seja recebido com “fé e entusiasmo” e que o seu “reconhecido testemunho missionário”, congregue os católicos e suprima as cisões.

Doze anos após ser nomeado bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho deseja que o novo bispo, que toma posse este domingo na catedral de Lamego, elimine “fermentos da desunião” e reforce os “vínculos da unidade”, tornando patente que os fatores de união são mais fortes do que as divisões.
Na celebração marcada por um “contexto quase de despedida”, o prelado retomou o discurso que o Papa João Paulo II dirigiu aos prelados de Portugal na sua primeira visita a Fátima, em 1982, texto que também serviu de base para a sua primeira homilia enquanto bispo de Lamego, a 20 de janeiro de 2001.

A intervenção denunciou “o agnosticismo quase de moda e expressão de superioridade intelectual em certos meios universitários e em larga faixa da juventude, não obstante os exemplos edificantes no sentido contrário e cada vez mais frequentes”.

O secularismo, notou, tem consequências negativas na indissolubilidade do casamento e na sua “forma monogâmica de um homem com uma mulher, como Deus o instituiu”, além de desconsiderar o “respeito pela vida” desde a conceção até à morte.

É também patente o “afrouxamento da consciência moral”, o “relaxamento dos costumes” e a “procura de bem-estar a qualquer preço”, apesar das “dificuldades económicas que se experimentam”, acrescentou.
D. António Couto, presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização e até agora um dos bispos auxiliares de Braga, foi nomeado a 19 de novembro pelo Papa Bento XVI para assumir a cátedra da diocese de Lamego.

D. Jacinto Botelho apresentou em 2010 a renúncia ao Papa por ter atingido o limite de idade imposto pelo Direito Canónico (75 anos).

Sem comentários:

Enviar um comentário