quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Misericórdias da Diocese de Lamego homenageiam D. Jacinto Botelho


Por iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Tarouca a que aderiram as Misericórdias da diocese (só duas não se fizeram representar por motivos válidos), foi feita uma homenagem ao Administrador Apostólico. Entre outras personalidades, marcaram presença o presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Dr Manuel Lemos, os presidentes das Câmaras de Lamego e Tarouca, o presidente da Junta de Tarouca, os capelães das várias Misericórdias, outros sacerdotes (do arciprestado tarouquense  estiveram 5 padres).


Na homilia da  Eucaristia, animada liturgicamente por um grupo constituído para o efeito, D. Jacinto, partindo das leituras, frisou o papel das Misericórdias, exortando-as a um serviço eficaz da caridade, onde a competência técnica seja inseparável do amor.
Na sessão solene, realizada nas instalações da Santa Casa de Tarouca, usaram da palavra o anfitrião e dinamizador desta iniciativa, provedor Lucílio Teixeira, os provedores das Misericórdias de Vila Nova de Foz Côa e de Lamego, o presidente da Câmara de Tarouca, o presidente das União das Misericórdias e o senhor Bispo. Todos manifestaram a sua gratidão ao pastor diocesano, enalteceram a sua fé, humanidade e serviço pastoral, formularam votos de longa vida e saúde para continuar a dar apoio nos caminhos da caridade, serviço aos outros e anúncio do Evangelho.



D. Jacinto agradeceu, comovido, à Santa Casa de Tarouca pela iniciativa e às outras Santas Casas pela adesão clara. Disse que não se considerava digno de tão altos elogios, porque ciente das suas limitações.
Quer a União das Misericórdias quer as Misericórdias da diocese ofereceram ao prelado prendas em reconhecimento pelo trabalho realizado e pela maneira como soube acolher e trabalhar com as Misericórdias.



Seguiu-se o jantar no refeitório da Santa Casa, belamente confeccionado e servido pelos funcionários da instituição, como é hábito.


Parabéns à Santa Casa tarouquense pela iniciativa. Parabéns às Misericórdias da diocese que prontamente alinharam na mesma iniciativa. Parabéns a todos os presentes pela presença, trabalho e postura. 

Sem comentários:

Enviar um comentário