sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Tomada de posse do Sr. D. António Couto: programa e algumas informações



D. António Couto, natural de Vila Boa do Bispo, concelho de Amarante, tomará posse, no dia 29 de Janeiro, como Bispo de Lamego. Depois de ter sido nomeado no passado dia 19 de Novembro, a tomada de posse terá lugar na Igreja Catedral de Lamego no próximo Domingo. Reconhecido Biblista e Teólogo, é professor da Universidade Católica Portuguesa e convidado frequente de programas de Rádio e Televisão.
Pertence à Sociedade Missionária da Boa Nova e está-lhe confiada a Comissão Episcopal da Missão e da Nova Evangelização, que inclui o Secretariado sobre o Ecumenismo. Nessa qualidade, participará, em Roma, no próximo Sínodo para a Nova Evangelização, um dos grandes objectivos de Bento XVI.
Depois dos actuais Bispos de Bragança-Miranda e de Coimbra, é o terceiro Bispo titular mais novo em Portugal.
A Diocese de Lamego, criada por volta do ano 570, é a única Diocese do país que não é sede de Distrito. Com cerca de 140 mil habitantes, possui cerca de 150 padres, 29 dos quais ordenados nos últimos 12 anos, pelas mãos do Sr. D. Jacinto Botelho.

Programa


15h30

Chegada do Sr. D. António Couto ao Seminário Maior de Lamego, onde será cumprimentado pelo Sr. D. Jacinto e pelo Sr. Eng. Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego.
O Sr. D. António Couto e o Sr. D. Jacinto irão, no carro da Diocese, juntos, até ao Adro da Sé, onde será esperado pelos fiéis.

15h45


No Adro da Igreja Catedral, será recebido pelo Con. Delfim de Almeida, Deão do Cabido da Catedral e Pároco da Sé, que proferirá uma breve mensagem de boas vindas. Em seguida, o Sr. Presidente da Camara de Lamego também fará um breve discurso. 
Terminado os discursos, a Banda Filarmónica de Lalim tocará o Hino Pontifício. No final, o Sr. D. António será acompanhado até ao Ss.o Sacramento, no interior da Catedral e seguir-se-á a paramentação. O coro cantará o cântico "Proclamai entre as nações a glória do Senhor".

16h00

A procissão de entrada terá início nos claustros da Catedral, sairá pela porta lateral e entrará pela porta principal da Igreja Catedral.
A Eucaristia começa por ser presidida pelo Sr. D. Jacinto que, no início proferirá algumas palavras
A seguir, será lida a Bula de nomeação e, a partir desse momento, será o Sr. D. António Couto a presidir à Eucaristia.
No final da Santa Missa, o Sr. D. António saudará as pessoas que o desejarem fazer, nos Claustros da Igreja Catedral.
Segue-se o jantar no Seminário Maior, para os convidados.

Algumas informações gerais


- Os Srs. Bispos terão lugar de estacionamento reservado no espaço que está à frente do Museu da Cidade de Lamego.

- Os autocarros têm estacionamento reservado no Parque de Estacionamento do CTOE, junto do Mosteiro de S. Cruz. 

- Lugares de paramentação: os Srs. Bispos paramentar-se-ão na Sacristia da Igreja Catedral; os Srs. Padres e Diáconos paramentar-se-ão no Salão Paroquial, ao qual se acede pela porta lateral do Claustro da Igreja Catedral. Serão usados paramentos brancos.

- Os familiares do Sr. D. António Couto e do Sr. D. Jacinto Botelho e os distintos convidados deverão tomar o lugar que lhes está reservado, bastando, para o efeito, recorrer aos Escuteiros que estarão dentro da Igreja Catedral para lhes ser indicado.

- Haverá monitores que transmitirão a cerimónia de tomada de posse, dentro e fora da Igreja Catedral.



Informações aos Srs. Jornalistas


- Para que os Srs. Jornalistas e reporters possam acompanhar a cerimónia, está-lhes reservado um espaço no interior da Igreja Catedral. Para acederem a esse espaço, basta que entrem em contacto com o Gabinete de Imprensa da Diocese, cujos contactos podem ser encontrados AQUI

- Não será permitida a recolha de fotografias durante a cerimónia, a não ser aos Srs. Jornalistas e reporters que requeiram a respectiva credenciação. Tal pedido deve ser dirigido ao Gabinete de Imprensa da Diocese. Tal deve-se à necessidade de respeitar o espaço litúrgico da Igreja Catedral.

- O Gabinete de Imprensa da Diocese, logo a seguir à cerimónia de tomada de posse, disponibilizará fotografias da mesma, bastando, por isso, que os Srs. Jornalistas façam o pedido.

- O Gabinete de Imprensa está disponível para prestar quaisquer esclarecimentos e colaboração com os Srs. Jornalistas que o requeiram.

Contactos do Gabinete de Imprensa:
Telm.: 927710997
E-mail: info@diocese-lamego.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário