segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Movimento da Mensagem de Fátima peregrina ao Santuário da Lapa



Foi num radioso dia de Outubro que o Movimento da Mensagem de Fátima da Diocese de Lamego peregrinou ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa, na sua romaria anual àquele santuário mariano. Envolvendo cerca de 40 paróquias da Diocese, a peregrinação teve, como lema, a pergunta que Nossa Senhora, em Fátima, dirigiu aos Pastorinhos: "Quereis oferecer-vos a Deus?"

Era, ainda, manhã cedo quando os primeiros grupos de Mensageiros começaram a chegar à Lapa, no dia 13 de Outubro. Pelas 09h00, tiveram início as Confissões. Pouco depois, a Paróquia de Sever, do Arciprestado de Moimenta da Beira, encarregou-se do momento inicial de oração.

Pouco passava das 10h00, quando se iniciou a caminhada desde o Santuário até ao recinto da celebração Eucarística, marcada pela oração e pela reflexão sobre o oferecimento de si próprio: o de Deus, o de Nossa Senhora, o do cristão. Depois de chegados ao recinto, teve início a Eucaristia, presidida pelo Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo emérito da Diocese, e concelebrada por cerca de dezena e meia de sacerdotes. Marcou presença o Mons. Luciano Guerra, Reitor emérito do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Cova da Iria.

 Ao início da Eucaristia, o Sr. Pe. Joaquim Manuel Silvestre, Assistente Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima, leu uma mensagem que o Sr. D. António Couto, Bispo da Diocese, impedido de estar presente pois está a participar no Sínodo de Bispos, tinha enviado para a ocasião. Nessa Mensagem, o Sr. D. António reconhece que «o Movimento da Mensagem de Fátima tem, na nossa Diocese de Lamego, uma dimensão muito significativa», e anima a que "gastemos a nossa vida por amor, oferecendo-a a Deus, oferecendo-a aos nossos irmãos». A mensagem do Sr. D. António terminava com um premente convite: «animai-vos cada vez mais uns aos outros, orai sempre, e chamai mais e mais irmãos para os caminhos sempre belos e novos do Senhor.»

Já na homilia, o Sr. D. Jacinto abordou «o grande desafio que constitui, para todos os cristãos, o Ano da Fé convocado pelo Santo Padre Bento XVI.» Esse desafio pode, e deve, ser vivido na fidelidade ao Evangelho e a Jesus, «no caminho da penitência, da reconciliação e da generosa entrega a Deus, imitando a docilidade dos Pastorinhos aos apelos que a Virgem Maria lhes fez em Fátima.»

Depois da homilia, foram admitidos novos membros, da Paróquia de Britiande, concelho de Lamego, ao Movimento da Mensagem de Fátima.

Depois de almoço, realizou-se, no Colégio da Lapa, a assembleia geral do Movimento. O dia terminou com a oração, orientada pelo Mons. Luciano Guerra, no Santuário de Nossa Senhora.

Galeria de fotografias >>

Sem comentários:

Enviar um comentário