sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Tomada de posse do Sr. D. António Couto: programa e algumas informações



D. António Couto, natural de Vila Boa do Bispo, concelho de Amarante, tomará posse, no dia 29 de Janeiro, como Bispo de Lamego. Depois de ter sido nomeado no passado dia 19 de Novembro, a tomada de posse terá lugar na Igreja Catedral de Lamego no próximo Domingo. Reconhecido Biblista e Teólogo, é professor da Universidade Católica Portuguesa e convidado frequente de programas de Rádio e Televisão.
Pertence à Sociedade Missionária da Boa Nova e está-lhe confiada a Comissão Episcopal da Missão e da Nova Evangelização, que inclui o Secretariado sobre o Ecumenismo. Nessa qualidade, participará, em Roma, no próximo Sínodo para a Nova Evangelização, um dos grandes objectivos de Bento XVI.
Depois dos actuais Bispos de Bragança-Miranda e de Coimbra, é o terceiro Bispo titular mais novo em Portugal.
A Diocese de Lamego, criada por volta do ano 570, é a única Diocese do país que não é sede de Distrito. Com cerca de 140 mil habitantes, possui cerca de 150 padres, 29 dos quais ordenados nos últimos 12 anos, pelas mãos do Sr. D. Jacinto Botelho.

Programa


15h30

Chegada do Sr. D. António Couto ao Seminário Maior de Lamego, onde será cumprimentado pelo Sr. D. Jacinto e pelo Sr. Eng. Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego.
O Sr. D. António Couto e o Sr. D. Jacinto irão, no carro da Diocese, juntos, até ao Adro da Sé, onde será esperado pelos fiéis.

15h45


No Adro da Igreja Catedral, será recebido pelo Con. Delfim de Almeida, Deão do Cabido da Catedral e Pároco da Sé, que proferirá uma breve mensagem de boas vindas. Em seguida, o Sr. Presidente da Camara de Lamego também fará um breve discurso. 
Terminado os discursos, a Banda Filarmónica de Lalim tocará o Hino Pontifício. No final, o Sr. D. António será acompanhado até ao Ss.o Sacramento, no interior da Catedral e seguir-se-á a paramentação. O coro cantará o cântico "Proclamai entre as nações a glória do Senhor".

16h00

A procissão de entrada terá início nos claustros da Catedral, sairá pela porta lateral e entrará pela porta principal da Igreja Catedral.
A Eucaristia começa por ser presidida pelo Sr. D. Jacinto que, no início proferirá algumas palavras
A seguir, será lida a Bula de nomeação e, a partir desse momento, será o Sr. D. António Couto a presidir à Eucaristia.
No final da Santa Missa, o Sr. D. António saudará as pessoas que o desejarem fazer, nos Claustros da Igreja Catedral.
Segue-se o jantar no Seminário Maior, para os convidados.

Algumas informações gerais


- Os Srs. Bispos terão lugar de estacionamento reservado no espaço que está à frente do Museu da Cidade de Lamego.

- Os autocarros têm estacionamento reservado no Parque de Estacionamento do CTOE, junto do Mosteiro de S. Cruz. 

- Lugares de paramentação: os Srs. Bispos paramentar-se-ão na Sacristia da Igreja Catedral; os Srs. Padres e Diáconos paramentar-se-ão no Salão Paroquial, ao qual se acede pela porta lateral do Claustro da Igreja Catedral. Serão usados paramentos brancos.

- Os familiares do Sr. D. António Couto e do Sr. D. Jacinto Botelho e os distintos convidados deverão tomar o lugar que lhes está reservado, bastando, para o efeito, recorrer aos Escuteiros que estarão dentro da Igreja Catedral para lhes ser indicado.

- Haverá monitores que transmitirão a cerimónia de tomada de posse, dentro e fora da Igreja Catedral.



Informações aos Srs. Jornalistas


- Para que os Srs. Jornalistas e reporters possam acompanhar a cerimónia, está-lhes reservado um espaço no interior da Igreja Catedral. Para acederem a esse espaço, basta que entrem em contacto com o Gabinete de Imprensa da Diocese, cujos contactos podem ser encontrados AQUI

- Não será permitida a recolha de fotografias durante a cerimónia, a não ser aos Srs. Jornalistas e reporters que requeiram a respectiva credenciação. Tal pedido deve ser dirigido ao Gabinete de Imprensa da Diocese. Tal deve-se à necessidade de respeitar o espaço litúrgico da Igreja Catedral.

- O Gabinete de Imprensa da Diocese, logo a seguir à cerimónia de tomada de posse, disponibilizará fotografias da mesma, bastando, por isso, que os Srs. Jornalistas façam o pedido.

- O Gabinete de Imprensa está disponível para prestar quaisquer esclarecimentos e colaboração com os Srs. Jornalistas que o requeiram.

Contactos do Gabinete de Imprensa:
Telm.: 927710997
E-mail: info@diocese-lamego.pt


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Lamego: Bispo pede desculpa aos fiéis e espera que sucessor seja recebido com «entusiasmo»


O anterior bispo de Lamego e atual administrador apostólico da diocese pediu desculpa aos fiéis pelas suas falhas e fez votos para que o seu sucessor seja recebido com satisfação.

“Tenho consciência de quanto aquém fiquei do testemunho que me foi pedido”, disse esta sexta-feira na sé lamecense D. Jacinto Botelho, que lançou um apelo aos fiéis: “Certo da vossa benevolência, peço-vos que me desculpeis, e imploreis ao Senhor para mim o Seu perdão”.

No dia em que a Igreja Católica assinalou a memória de São Sebastião, padroeiro principal da diocese situada 400 km a norte de Lisboa, o prelado expressou o anseio de que o seu sucessor, D. António Couto, seja recebido com “fé e entusiasmo” e que o seu “reconhecido testemunho missionário”, congregue os católicos e suprima as cisões.

Doze anos após ser nomeado bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho deseja que o novo bispo, que toma posse este domingo na catedral de Lamego, elimine “fermentos da desunião” e reforce os “vínculos da unidade”, tornando patente que os fatores de união são mais fortes do que as divisões.
Na celebração marcada por um “contexto quase de despedida”, o prelado retomou o discurso que o Papa João Paulo II dirigiu aos prelados de Portugal na sua primeira visita a Fátima, em 1982, texto que também serviu de base para a sua primeira homilia enquanto bispo de Lamego, a 20 de janeiro de 2001.

A intervenção denunciou “o agnosticismo quase de moda e expressão de superioridade intelectual em certos meios universitários e em larga faixa da juventude, não obstante os exemplos edificantes no sentido contrário e cada vez mais frequentes”.

O secularismo, notou, tem consequências negativas na indissolubilidade do casamento e na sua “forma monogâmica de um homem com uma mulher, como Deus o instituiu”, além de desconsiderar o “respeito pela vida” desde a conceção até à morte.

É também patente o “afrouxamento da consciência moral”, o “relaxamento dos costumes” e a “procura de bem-estar a qualquer preço”, apesar das “dificuldades económicas que se experimentam”, acrescentou.
D. António Couto, presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização e até agora um dos bispos auxiliares de Braga, foi nomeado a 19 de novembro pelo Papa Bento XVI para assumir a cátedra da diocese de Lamego.

D. Jacinto Botelho apresentou em 2010 a renúncia ao Papa por ter atingido o limite de idade imposto pelo Direito Canónico (75 anos).

domingo, 22 de janeiro de 2012

Jovens rezam pelo novo Bispo

Na noite do dia 21 de Janeiro, cerca de 150 jovens da Diocese reuniram-se numa vigília de oração promovida pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Lamego. O encontro integra o programa de preparação para a tomada de posse do Sr. D. António Couto, no próximo dia 29 de Janeiro.

Pouco passava das 21h00, quando a vigília de oração, presidida pelo Sr. D. Jacinto Botelho teve início. Vários grupos de jovens da Diocese participaram activamente nos momentos de oração. Na homilia que proferiu, o Sr. D. Jacinto animou-os a continuarem pelo Sr. D. António, afirmando que eles são uma esperança e uma força com a qual o novo Bispo contará no exercício do seu ministério.

Na vigília de oração marcaram presença vários sacerdotes, os Seminários Diocesanos e outros fiéis.

Diocese de Lamego e Câmara Municipal de Lamego em parceria


A Diocese de Lamego e a Câmara Municipal de Lamego estabeleceram uma parceria para criar, no centro da Cidade, um parque de estacionamento. Esta parceria foi estabelecida há cerca de três anos, quando foram dados os primeiros passos para se aproveitar um espaço disponível, em pleno centro da cidade de Lamego, que se estende desde o limite dos jardins do Paço Episcopal, até à Avenida 5 de Outubro (junto da Messe de Sargentos, do CTOE).

A Diocese cede o espaço, cabendo à Câmara Municipal a construção do parque, bem como a sua posterior fiscalização. Apesar de se chamar Parque de Estacionamento de Almacave (por se encontrar naquela freguesia da Cidade), as receitas do mesmo reverterão diretamente para a Diocese. No acordo há muito tempo estabelecido entre a Diocese e a Câmara Municipal, a Diocese receberá o dinheiro calculado em função dos lugares de parqueamento.

Ao longo dos últimos três anos, a Diocese e a Câmara fizeram várias diligências junto das entidades responsáveis para que este Parque fosse uma realidade. Este processo foi moroso, devido principalmente às questões relacionadas com a zona de protecção da Igreja de Almacave, na qual se encontra o terreno em causa. Tratando-se de uma zona non aedificandi, foi preciso obedecer a muitas limitações.

A Câmara Municipal deu todo o seu apoio a este projecto, elaborando, com os seus técnicos, o projecto e procurando aproveitar o momento certo para fazer uma candidatura para o financiamento. Esse momento chegou e foi aproveitado. Está integrado no Plano de Mobilidade Urbana, Eixo de Cidades, no âmbito do Douro Alliance.

Depois de terminado, o Parque ajudará a resolver um dos maiores problemas da cidade, que é o estacionamento naquela zona, permitindo, também, integrar urbanisticamente aquele espaço.

A bênção da primeira pedra deste novo Parque de Estacionamento, por parte do Sr. D. Jacinto Tomaz de Carvalho Botelho, teve lugar a 22 de Janeiro de 2012, e contou com a presença do Sr. Eng. Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego e outras entidades envolvidas.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Misericórdias da Diocese de Lamego homenageiam D. Jacinto Botelho


Por iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Tarouca a que aderiram as Misericórdias da diocese (só duas não se fizeram representar por motivos válidos), foi feita uma homenagem ao Administrador Apostólico. Entre outras personalidades, marcaram presença o presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Dr Manuel Lemos, os presidentes das Câmaras de Lamego e Tarouca, o presidente da Junta de Tarouca, os capelães das várias Misericórdias, outros sacerdotes (do arciprestado tarouquense  estiveram 5 padres).


Na homilia da  Eucaristia, animada liturgicamente por um grupo constituído para o efeito, D. Jacinto, partindo das leituras, frisou o papel das Misericórdias, exortando-as a um serviço eficaz da caridade, onde a competência técnica seja inseparável do amor.
Na sessão solene, realizada nas instalações da Santa Casa de Tarouca, usaram da palavra o anfitrião e dinamizador desta iniciativa, provedor Lucílio Teixeira, os provedores das Misericórdias de Vila Nova de Foz Côa e de Lamego, o presidente da Câmara de Tarouca, o presidente das União das Misericórdias e o senhor Bispo. Todos manifestaram a sua gratidão ao pastor diocesano, enalteceram a sua fé, humanidade e serviço pastoral, formularam votos de longa vida e saúde para continuar a dar apoio nos caminhos da caridade, serviço aos outros e anúncio do Evangelho.



D. Jacinto agradeceu, comovido, à Santa Casa de Tarouca pela iniciativa e às outras Santas Casas pela adesão clara. Disse que não se considerava digno de tão altos elogios, porque ciente das suas limitações.
Quer a União das Misericórdias quer as Misericórdias da diocese ofereceram ao prelado prendas em reconhecimento pelo trabalho realizado e pela maneira como soube acolher e trabalhar com as Misericórdias.



Seguiu-se o jantar no refeitório da Santa Casa, belamente confeccionado e servido pelos funcionários da instituição, como é hábito.


Parabéns à Santa Casa tarouquense pela iniciativa. Parabéns às Misericórdias da diocese que prontamente alinharam na mesma iniciativa. Parabéns a todos os presentes pela presença, trabalho e postura. 

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

D. António Couto: Novas gerações são o motor do ecumenismo


In: Agência Ecclesia

D. António Couto, presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, que engloba a área do ecumenismo, aborda a realização da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e o diálogo entre as várias Igrejas e comunidades, em Portugal.

Agência ECCLESIA (AE) – Tomando como exemplo as celebrações ecuménicas que se fazem atualmente e o trabalho conjunto que é realizado nas capelanias dos hospitais, podemos dizer que a unidade entre os cristãos tem evoluído nos últimos tempos?
D. António Couto (AC) – As pessoas podem olhar para estas realidades e dizer que está tudo na mesma e não se mudou nada, mas na verdade andámos muito. Se nós recuarmos 50 anos não tínhamos nada disto e hoje é fácil, sobretudo entre as camadas mais jovens, vermos pessoas de credos diferentes unidas a trabalhar com alegria, mesmo com os mais idosos, já é fácil juntá-los na mesma celebração. Isso acontece cada vez mais, nas dioceses e a nível nacional, começamos a ver que afinal os católicos podem juntar-se com presbiterianos, metodistas ou da Igreja Lusitana, podem rezar ao mesmo Cristo e partilhar a mesma reflexão. Isto é muito belo e acontece também no campo social, onde as diversas Igrejas estão trabalhar em conjunto.
O que é que falta? Temos de nos aproximar ainda mais e penso que esta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, entre 18 e 25 de janeiro, será um tempo muito propício para isso, que culminará com a festa em honra da Conversão de São Paulo, patrono destes dias e que foi um grande lutador pela causa da unidade entre todos os cristãos. Este ano, a celebração nacional será em Braga, no dia 20, vamos fazê-la numa igreja ligada à comunidade metodista, que tem grande implantação nesta região. Depois teremos também encontros de sensibilização, como uma só Igreja, o que é muito importante. Há ainda muitos cristãos, mesmo católicos, que não estão mobilizados para a importância do ecumenismo, da abertura aos outros, para o acolhimento dos seus irmãos em Cristo. Este tipo de trabalho tanto pode ser feito em conjunto como de forma repartida, em cada Igreja, chamando a atenção dos fiéis para estas questões e, portanto, penso que iremos ter uma semana bastante enriquecedora.

AE – A unidade dos cristãos já começa a ser vista pelas comunidades como uma prioridade ou ainda está muito ao nível do debate académico e religioso, dentro das estruturas do clero?
AC – O debate que se fazia era, muitas vezes, apenas mais uma forma de esgrimir argumentos do que propriamente construir a unidade. Hoje, felizmente, já começa a haver uma consonância maior neste âmbito e mesmo entre os fiéis, entre o povo, como será possível verificar durante as celebrações que vamos ter ao longo da semana, em diversos locais do país. Olhos nos olhos, vamos poder ver o que é que está a acontecer nas diversas comunidades e penso que se começa a ver cada vez mais a silhueta de Cristo nesta partilha ecuménica que temos feito.

AE – A experiência do Fórum Ecuménico Jovem tem sido importante na sensibilização das novas gerações para esta realidade?
AC – Olhando para aqueles que estão à frente das Igrejas hoje, penso que demos um salto muito grande e acredito que os jovens que vêm atrás vão mostrar uma nova dinâmica, porque estão muito mais abertos ao ecumenismo. Ao nível das hierarquias das diversas Igrejas, já há muita partilha, mas esta juventude traz outro brilho no olhar, que irá quase obrigar o ecumenismo a dar novos passos, basta ver as perspetivas que saíram no último Fórum Ecuménico, que mostrou uma geração mais interativa e disposta ao diálogo uns com os outros.

AE – Mas há sempre equilíbrios difíceis a manter, relacionados com o receio de cada Igreja perder a sua identidade própria…
AC – De facto, ao longo da História, os diversos grupos têm tido essa tendência, de procurarem identificar-se e manter a sua identidade própria, para evitarem diluir-se no meio de todos. Mas a gente nova que vem aí não vai estar tão preocupada com isso, vai estar muito mais atenta a Cristo, àquilo que é comum e que nos une, do que aquilo que nos separa, penso que as classes mais novas vão dar um testemunho bastante importante.

AE – Esta será, no seu entender, a grande marca da comunidade ecuménica?
AC – Isso já se nota e se não tivéssemos dado todos estes passos não veríamos os resultados que estão a surgir por aí. Ainda estaríamos a jogar em caminhos paralelos mas que nunca se tocariam. Quando fazemos as coisas apenas por dever, só porque Cristo mandou, é pouco. Mas quando sentimos alegria em estarmos na mesma celebração, em convivermos uns com os outros, começa a nascer uma coisa nova e a nossa juventude sente alegria nisto.

AE – Pode dizer-se que, relativamente ao passado, este esforço de unidade e ecumenismo é concretizado de uma forma muito mais abrangente?
AC – Certamente e poderemos constatar isso através do guião que vai ser distribuído este ano, que inclui um momento chamado ‘oplatek’, típico da Polónia, na introdução das festas natalícias, em que as pessoas partilham um biscoito em sinal de comunhão e de perdão. Mais do que palavras ou discursos, serão gestos como este, que iremos repetir ao longo das nossas celebrações, que irão também aproximar as pessoas e favorecer o nascimento de uma nova forma de viver a fé.

PTE/JCP

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

União dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses realiza Fórum em Lamego



Em 2012 a UASP vai realizar um FORUM na Diocese de Lamego.

A ASEL disponibilizou-se para colaborar na cedência do "espaço" e das condições logísticas para o efeito. A título informativo segue o programa deste evento que irá sendo atualizado durante os próximos meses com mais informações.

 Titulo: Identidade e missão da UASP
Organização:
 - Fórum: Direcção/Secretariado
 - Local, logística e alojamento: Associação dos Antigos Alunos dos Seminários de Lamego

Data: 22 e 23 de Setembro de 2012 

Temática: Artigo 2º dos Estatutos da UASP

Local: Lamego
Custos: - Inscrição: 10€
Alojamento e refeições: pagos directamente no estabelecimento respectivo.

Dia 22 de Setembro 2012 (Sábado) 
09:30 – Acolhimento 
10:30 – Sessão de Abertura
10:45 – Conferência | Mons. Luciano Guerra
11:15 – Debate
11:30 – Intervalo Moderador: AAAx
11:45 – Painel I – Fomentar a co-responsabilidade eclesial e a participação em projectos que promovam a dignidade humana e os valores evangélicos. (Ponto 1 do artº 2º dos Estatutos)
11:50 – ACombonianos
12:05 – AFranciscanos
12:20 – ABraga
12:35 – Debate
13:00 – Almoço

Moderador: AAAy
15:00 – Painel II – Congregar, coordenar e representar junto das instituições eclesiais e dos organismos oficiais, a nível nacional e internacional, as suas associadas. (Ponto 2 do artº 2º dos Estatutos)
15:05 – ACoimbra
15:20 – AFunchal
15:35 – AÉvora
15:50 – Debate
16:15 – Intervalo Moderador: AAAz
16:45 - Painel III – Defender e promover a solidariedade entre as suas associadas no respeito pela identidade de cada uma delas. (Ponto 3 do artº 2º dos Estatutos da UASP)
16:50 – AAveiro
17:05 – AVila Real
17:20 – AEspiritanos
17:35 – Debate
18:00 – Tempo livre
19:00 – Momento de Oração
19:30 – Jantar
21:00 – Sarau Dia

23 de Setembro 2012 (Domingo)
 08:30 – Pequeno-almoço
09:00 – Oração da Manhã
09:30 – Reflexão de Grupo
10:45 – Plenário
11:15 – Fim dos trabalhos
12:00 – Missa

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

D. António Couto: tomada de posse a 29 de Janeiro

A Vigararia Geral da Diocese de Lamego informa: 

A tomada de posse do Sr. D. António José da Rocha Couto, que o Santo Padre Bento XVI nomeou, no passado dia 19 de Novembro de 2011, como Bispo de Lamego terá lugar no próximo dia 29 de Janeiro. 

A preparar esse evento, o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Lamego promove uma vigília de oração, que terá lugar no dia 21 de Janeiro, com início previsto pelas 21h00, na Igreja Catedral. 

No dia 28 de Janeiro, véspera da tomada de posse, pelas 21h00, o Centro Paroquial de Almacave será o palco de um concerto de Rão Kyao. 

No dia 29 de Janeiro, o Sr. D. António Couto será recebido à entrada de Lamego, junto do Seminário Maior, pelo Sr. D. Jacinto Botelho e pelo Sr. Eng. Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego. 

Em seguida, dirigir-se-á para a Igreja Catedral, onde será saudado pelo Sr. Cón. Delfim de Almeida, Deão do Cabido da Igreja Catedral, pelo Sr. Presidente da Câmara de Lamego e pelos demais fiéis da Diocese. 

A paramentação dos Srs. Bispos que marcarem presença será na Sacristia da Igreja Catedral. A paramentação dos sacerdotes será no Salão dos Claustros (ao qual se acede pela porta lateral da Sé). 

Pelas 16h00 terá início a Procissão de entrada, que começará nos Claustros da Igreja Catedral. Depois do Solene Pontifical de tomada de posse, terá lugar, no Seminário Maior, o jantar onde participarão os Srs. Bispos, sacerdotes e demais convidados. 

Convocam-se todos os fiéis da Diocese de Lamego a marcarem presença nesta data tão marcante de maneira a acolhermos, com alegria, o Pastor que nos foi concedido. 

Lamego, 05 de Janeiro de 2011
Mons. Joaquim Dias Rebelo, Vigário Geral