segunda-feira, 16 de julho de 2012

Caminho para Taizé


Um grupo de jovens da Diocese de Lamego está a preparar-se para peregrinar a Taizé. Aqui fica um vídeo relacionado com esta peregrinação.


sexta-feira, 13 de julho de 2012

Ir. Maria Assunção Correia Rodrigues (1939-2012)


Ao início da manhã do dia 13 de Julho, o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios acolheu a Eucaristia Exequial de corpo presente em sufrágio da alma da Ir. Maria Assunção Correia Rodrigues, da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, que assistem aquele Santuário. 

Na Eucaristia, presidida pelo Sr. D. António Couto, Bispo de Lamego, e concelebrada pelo Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo Emérito da Diocese, e por cerca de duas dezenas de sacerdotes, ecoaram estas palavras no Evangelho: "Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo: Porque tive fome e destes-me de comer; tive sede e destes-me de beber; era peregrino e recolhestes-me; estava nu e destes-me que vestir; adoeci e visitastes-me; estive na prisão e fostes ter comigo" (Mt 25, 33-36), em relação às quais se afirmou o Sr. D. António Couto na sua homilia: "As palavras do Evangelho que escutámos traduzem por completo a vida das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição e podem servir de pano de fundo da tela icónica da Ir. Maria da Assunção. Estas palavras são surpreendentes. Nós não estávamos à espera que o Evangelho fosse assim. Ninguém estava à espera que Jesus viesse dizer que amar a Deus é amar o próximo; que amar a Deus é descer aos interstícios mais simples da vida e debruçar-se sobre os mais pequeninos." 

 A Ir. Maria Assunção, nascida em Palhares, concelho de Ponte de Lima, a 4 de Fevereiro de 1939, mudou-se ainda muito nova, juntamente com a família, para a Trofa, onde frequentou os seus estudos. Depois de conhecer a Congregação fundada pela Beata Madre Maria Clara do Menino Jesus, não deixou de responder com generosidade ao chamamento de Deus, tendo emitido a Profissão Perpétua a 3 de Maio de 1960. 

O seu principal encargo ao longo dos anos foi o de servir a Deus e a Comunidade onde estava inserida nos serviços de cozinha, que orientou com mestria e espírito de serviço. Um dos aspectos mais marcantes do seu modo de ser era a capacidade de facilmente estabelecer empatia com as pessoas, a quem procurava acolher, nesse espírito de “hospitaleira” aprendido da Beata Madre Maria Clara. Quer no Colégio da Imaculada Conceição, em Lamego, quer na assistência aos peregrinos que, diariamente, acorrem ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, brilhava pela sua alegria, com a qual procurava contagiar as pessoas que encontrava. O seu sorriso e o seu desejo de estar sempre disponível para ouvir quem com ela desabafava ficará na memória de quantos a conheceram. 

Aos 73 anos, Deus chamou-a a Si, alguns dias depois de ter sido internada de urgência no Hospital de Vila Real, onde viria a falecer. 

No final da Eucaristia, a Superiora da Casa N. S. dos Remédios das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras, a Ir. Salomé Gonçalves, dirigiu umas breves e sentidas palavras, evocando o testemunho dedicado a Deus e aos irmãos da Ir. Maria Assunção, e agradecendo a presença do Sr. D. António, do Sr. D. Jacinto, dos sacerdotes e demais fiéis que marcaram presença orante na Santa Missa. 

O seu funeral realizar-se-á amanhã, dia 14 de Julho, na Igreja Matriz da Trofa, pelas 10h30. 

O presbitério da Diocese de Lamego, com o seu Bispo, e demais fiéis, consagrados e leigos, elevam a Deus orações de sufrágio pela alma desta Irmã que dedicou a maioria dos seus anos de vida nesta terra à cidade e à Diocese.

domingo, 8 de julho de 2012

P. Ricardo Barroco celebra Missa Nova

Na tarde deste Domingo, o P. Ricardo Barroco celebrou a sua Missa Nova na Paróquia que o viu crescer, Magueija, no concelho de Lamego.

Nesta ocasião, a Igreja Matriz daquela localidade foi pequena para acolher os familiares, amigos e demais fiéis que quiseram marcar presença. 

O P. Ricardo Barroco é o sacerdote mais jovem da Diocese de Lamego.