segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Assembleia do Presbitério da Diocese de Lamego



A 17 de Setembro de 2012, sob a presidência do Sr. D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego, reuniu-se, no Seminário Maior, o Presbitério da Diocese de Lamego. Ficam algumas imagens deste encontro, que serviu para o Sr. Bispo apresentar a sua primeira Carta Pastoral.

Portugal: Antigos alunos de seminários católicos devem devolver formação que receberam da Igreja


«Proposta educativa exigente» das casas de formação para o sacerdócio «dá consistência» à atividades dos ex-seminaristas


D.R. | Fórum da UASP, Lamego
Os antigos alunos dos seminários católicos devem oferecer a Portugal o resultado do ensino que a Igreja lhes deu, considera o presidente da união que agrega parte dos estudantes que frequentaram instituições de preparação para o sacerdócio.
O padre Armindo Janeiro declarou hoje à Agência ECCLESIA que os antigos alunos dos seminários, em quem “a Igreja mais investiu, disponibilizando meios e pessoas qualificadas”, são chamados a “devolver essa formação à sociedade, de forma criativa”.

O responsável recordou que “os bispos e padres são antigos alunos dos seminários, assim como muitas pessoas com competências reconhecidas nos mais diversos setores da sociedade”, e acrescentou que “o facto de os antigos alunos terem passado muitos anos numa proposta educativa exigente dá consistência ao serviço que lhes é pedido”.

A União dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses (UASP) reuniu sábado e domingo em Lamego para refletir sobre o seu lugar na Igreja e na sociedade.

O encontro que contou com a participação de 90 pessoas, em representação de 15 associações de antigos alunos de seminários, abriu com a intervenção de monsenhor Luciano Guerra, antigo reitor do Santuário de Fátima.
O sacerdote salientou que “os projetos só têm consistência quando é possível juntar esforços, ideias e caminhos indo à memória mas também olhando para o futuro”, referiu o padre Armindo Janeiro.
Além das iniciativas que tem vindo a concretizar no domínio da espiritualidade, formação e cultura, os “três grandes eixos” da associação, a assembleia frisou que a UASP deve “encontrar formas de chegar aos antigos alunos mais novos”.

Entre as propostas lançadas pelos participantes, que vão ser objeto de ponderação, encontra-se o apoio às associações de antigos alunos que têm “menos dinamismo” e a criação de “espaços de debate sobre as grandes questões que passam pela Igreja e pelo mundo”.

“Importa criar iniciativas significativas que apostem na qualidade, e não tanto na quantidade”, apontou o padre Armindo Janeiro, sublinhando que a instituição pretende aprofundar a reflexão, dado que “os seminários sempre ajudaram os alunos a pensar”.

O planeamento para 2012-13 prevê a realização da assembleia-geral da UASP a 24 de novembro, no Seminário de Leiria, além de um evento de índole cultural em Évora, “na primavera”, e um retiro na Quaresma.

A UASP reúne 12 associações, estando prevista para breve a adesão de quatro, num universo de 28 que segundo o padre Armindo janeiro estão “minimamente organizadas” e são representativas dos antigos alunos dos seminários.

RJM

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Lamego: Bispo pede padres ousados, pobres e dedicados «a tempo inteiro» ao sacerdócio



D.R. | D. António Couto na assembleia do clero em Lamego, 18-9-2012
Lamego, Viseu, 18 set 2012 (Ecclesia) – O bispo de Lamego, D. António Couto, apresentou esta segunda-feira uma Carta Pastoral aos padres da diocese em que lhes pede entrega total ao sacerdócio e os questiona sobre a sua atuação.
“Sei e sinto que a nossa Igreja diocesana precisa sempre mais urgentemente de Padres dedicados de coração inteiro e a tempo inteiro à sua vida de Pastores e à causa do Evangelho, segundo o estilo feliz, apaixonado, ousado, pobre, despojado, próximo e dedicado do nosso Bom Pastor, Jesus Cristo”, sublinha o texto enviado à Agência ECCLESIA.
Depois de estimular os padres a darem-se totalmente, “e não apenas o supérfluo”, D. António Couto frisa que a diocese precisa de sacerdotes que ensinem a mensagem da Igreja, apoiem os mais pobres e centrem a sua vida na celebração da missa e na oração, “não de vez em quando, mas com a tenacidade de quem está lá de pé todos os dias”.
O documento apresentado no Seminário Maior de Lamego durante a primeira assembleia do clero presidida por D. António Couto, que tomou posse da diocese a 29 de janeiro, interpela os sacerdotes sobre a sua vida espiritual.
“Participamos nos exercícios espirituais e nos tempos de atualização-formação permanente? Lemos, estudamos e amamos a Palavra de Deus e os documentos do magistério da Igreja? Amamos a Igreja, nossa Mãe? O Evangelho ‘toma conta de nós’, incomoda-nos e desinstala-nos, ou somos nós que vamos acomodando e instalando o Evangelho?”, questiona.
O presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização salienta que não é o “lado de funcionários” que atrai vocações ao sacerdócio: “Sem a unção da Alegria, que trabalhadores somos? Quem quererá seguir a nossa via? Que cooperadores Deus nos dará?”.
O prelado, um dos dois bispos portugueses que participa no Sínodo dos Bispos que decorre de 7 a 28 de outubro no Vaticano, dedicado ao tema ’A nova evangelização para a transmissão da fé cristã’, também interroga os padres sobre a forma como acompanham as paróquias.
“Estamos preocupados em constituir grupos de missão ou de evangelização? Estamos sensibilizados para constituir grupos de caridade? Como estão os índices de oração e de formação das nossas comunidades? Preocupamo-nos com isso? Valorizamos os fiéis leigos? Como escolhemos e formamos os catequistas, os leitores, os acólitos, os ministros da comunhão, os membros do Conselho Económico e Pastoral, e outros cooperadores?”, pergunta. 
D. António Couto vinca a necessidade de a diocese “agilizar” os conselhos Episcopal, Presbiteral e Arciprestal e “formar com a urgência possível” o Conselho Pastoral.
“É igualmente importante e necessário rever a nossa relação com a Cúria Diocesana no que se refere a Coletas Obrigatórias, atualizações de estatutos e ficheiros, intenções de missa, aprovações e licenças várias”, assinala.
O encontro de apresentação da Carta Pastoral intitulada ‘Vamos juntos construir a casa da fé e do Evangelho’ terminou com um apelo do bispo aos 70 padres presentes para que envolvam os leigos no anúncio da mensagem cristã, adianta uma nota de imprensa da diocese.
O retiro espiritual do clero, orientado pelo porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, padre Manuel Morujão, decorre no Seminário Maior de Lamego de 30 de setembro a 3 de outubro.

RJM

Nossa Senhora dos Remédios: Fé e tradição

Sr. D. António Couto apresenta Carta Pastoral ao Presbitério de Lamego



“Vamos juntos construir a casa da fé e do Evangelho” é o desafio que o Sr. D. António Couto, Bispo de Lamego desde o passado dia 29 de Janeiro, lançou aos sacerdotes da sua Diocese na Carta Pastoral que lhes dirigiu e que foi apresentada no dia 17 de Setembro na Assembleia que os reuniu no Seminário Maior de Lamego.

Neste encontro marcaram presença à volta do seu Bispo cerca de 70 sacerdotes, dos vários Arciprestados da Diocese. Pouco passava das 10h00 quando um momento de oração abriu o Encontro. Seguiu-se a apresentação da Carta Pastoral

Em seguida, o Sr. D. António apresentou aos seus sacerdotes o texto da Carta Pastoral que condensa as ideias e projectos que tem para a Diocese. Na sua intervenção, começou por propor como modelo a primeira comunidade cristã de Jerusalém, tal como sobressai do Livro dos Actos dos Apóstolos. Uma comunidade «bem assente em quatro colunas: o ensino dos Apóstolos, a comunhão fraterna, a fracção do pão e a oração» (n. 1) e que «é uma comunidade bela, fecunda e feliz, que cuida de si, da sua imagem, mas que não está voltada sobre si, mas para fora, luz que alumia os que estão na casa» (n. 2).

«Neste sentido – continua o Prelado de Lamego – sei e sinto que a nossa Igreja diocesana precisa sempre mais urgentemente de Padres dedicados de coração inteiro e a tempo inteiro à sua vida de Pastores e à causa do Evangelho, segundo o estilo feliz, apaixonado, ousado, pobre, despojado, próximo e dedicado do nosso Bom Pastor, Jesus Cristo.» Entre as principais preocupações do novo Bispo de Lamego encontra-se o mistério da vocação e a necessidade que mais jovens possam seguir a Cristo pelo caminho da consagração missionária: «é preciso valorizar o Padre, não tanto como fornecedor de bens e serviços, mas sobretudo como figura em quem o Povo de Deus se possa rever e com quem se possa identificar. Não é, portanto, caríssimos Padres, a função e o nosso lado de funcionários que levam alguém a querer seguir-nos e a identificar-se connosco. É a unção e o nosso lado de missionários que darão frutos de identificação.» (n. 6).

A Carta Pastoral continua com um conjunto de interrogações lançadas ao presbitério lamecense e contém um premente convite: «Convoco todos os Padres e toda a Diocese para abrirmos de par em par as portas da escuta qualificada da Palavra de Deus, da formação, da fracção do pão, da comunhão e da oração.» E termina com um conjunto de indicações práticas que marcarão o rumo da Diocese nos próximos meses, e que passam por «ter a funcionar bem os principais órgãos da nossa vida diocesana: Conselho Episcopal, Conselho Presbiteral, Conselho Arciprestal, Conselho Pastoral. Precisamos de agilizar os primeiros. O último, o Conselho Pastoral, precisamos de o formar com a urgência possível. Como precisamos de valorizar igualmente o Conselho de Coordenação Pastoral articulado em Comissões, Departamentos e Serviços Diocesanos dinâmicos e funcionais, o Conselho de Assuntos Económicos, que nos possa ajudar a valorizar os bens da Diocese, a Comissão de Bens Culturais e Patrimoniais e Arte Sacra, que vigie atentamente todas as edificações, reedificações, ampliações, restauros em espaço sagrado, interior e exterior.» (n. 10). O Prelado lamecense também incentivou os sacerdotes a «rever a relação com a Cúria Diocesana no que se refere a Colectas Obrigatórias, actualizações de estatutos e ficheiros, intenções de missa, aprovações e licenças várias» recordando que «servir com amor Jesus Cristo, e servir a Igreja, nossa Mãe, com igual dedicação, passa também por pormos a nossa fidelidade nas pequenas coisas.» (n. 11).

A Carta agora apresentada pelo Sr. D. António Couto «pedindo a toda a Igreja Diocesana e aos seus primeiros servidores, o que S. Paulo pediu, no seu tempo, aos cristãos de Roma: «Lutai comigo na oração» (Rm 15,30).»

Depois da apresentação da Carta, seguiu-se um breve intervalo, seguido de um trabalho de grupos, nos quais os sacerdotes se reuniram por Arciprestados. O almoço levou a uma pausa nos trabalhos, que recomeçaram já da parte da tarde, com o plenário e o debate de algumas das ideias contidas na Carta Pastoral, onde algumas sugestões foram, também, feitas de maneira a dar pistas de actuação da vida diocesana nos meses que se aproximam.

O Encontro terminou com algumas palavras do Sr. D. António Couto, que agradeceu a presença a todos os sacerdotes e lembrou o retiro espiritual do Clero, que se realizará no Seminário Maior de Lamego, entre os dias 30 de Setembro e 3 de Outubro, e que será orientado pelo Rev. Sr. P. Manuel Morujão, S.J. Por fim, o Sr. Bispo a todos animou a que trabalhassem de maneira a envolverem os leigos da Diocese no trabalho missionário, procurando que vivamos unidos e reunidos em comunidade diocesana, lembrando que, sem Jesus Cristo, nada podemos fazer.



Diocese de Lamego
Gabinete de Imprensa

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Pe. Luciano Moreira apresenta livro


O Santuário de Santa Eufémia, em Penedono, acolhe a apresentação do livro "Santuário da Virgem Mártir Santa Eufémia em Penedono - História e Culto - Reflexões sobre a origem do culto de Santa Eufémia em Portugal", da autoria do Pe. Luciano Moreira, Reitor daquele Santuário.

A apresentarão ocorrerá no próximo dia 12 de Setembro, a partir das 14h30, e será apresentado pelo Doutor Alberto Correia, Director jubilado do Museu Grão Vasco, de Viseu.

Mais informações em http://www.santaeufemiapenedono.com/

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Movimento eclesiástico


A Vigararia Geral da Diocese de Lamego informa que o Sr. D. António José da Rocha Couto, Bispo da Diocese, procedeu às seguintes mudanças na Diocese:

- Dispensar o Rev. Pe. Acácio Nunes da Paroquialidade de S. Sebastião do Touro, no Arciprestado de Vila Nova de Paiva.

- Dispensar o Rev. Pe. José Alfredo Gonçalves Patrício da Paroquialidade de Nossa Senhora da Assunção de Pendilhe, no Arciprestado de Vila Nova de Paiva, dispensando-o também da função de Promotor de Justiça da Diocese de Lamego, mantendo os restantes encargos pastorais.

- Dispensar o Rev. Pe. Amadeu da Costa e Castro e o Rev. Pe. José Filipe Mendes Pereira da Paroquialidade de Santo Antão da Desejosa e de S. Gonçalo de Amarante de Valença do Douro, no Arciprestado de Tabuaço, mantendo os restantes encargos pastorais.

- Dispensar o Rev. Pe. Élio do Nascimento Ramos da Paroquialidade de Nossa Senhora da Conceição de Arnas, no Arciprestado de Sernancelhe.

- Dispensar o Rev. Pe. Rui Manuel Borges Ribeiro da Paroquialidade de S. Pedro de Aldeia de Nacomba, no Arciprestado de Moimenta da Beira, mantendo os restantes encargos pastorais.

- Nomear o Rev. Pe. António Pereira Duarte como Pároco de Nossa Senhora da Assunção de Pendilhe e de S. Sebastião do Touro, no Arciprestado de Vila Nova de Paiva, dispensando-o da Paroquialidade de Nossa Senhora de Entre as Vinhas de Arcozelos, S. Sebastião de Baldos e S. Bartolomeu de Vilar, no Arciprestado de Moimenta da Beira.

- Nomear o Rev. Pe. Ricardo Jorge Ribeiro Barroco como Pároco de S. Pedro de Aldeia de Nacomba, Nossa Senhora de Entre as Vinhas de Arcozelos, S. Sebastião de Baldos e S. Bartolomeu de Vilar, no Arciprestado de Moimenta da Beira.

- Nomear o Rev. Pe. Duarte Freire de Andrade de Sousa Lara como Pároco de S. Antão de Desejosa e S. Gonçalo de Amarante de Valença do Douro, no Arciprestado de Tabuaço, dispensando-o da Capelania das Irmãs Dominicanas Contemplativas da Sagrada Eucaristia, mantendo os restantes encargos pastorais.

- Nomear o Rev. Pe. Aniceto da Costa Morgado como Pároco de Nossa Senhora da Conceição de Arnas, no Arciprestado de Sernancelhe, mantendo os restantes encargos pastorais.

- Nomear o Rev. Cón.. Manuel Jorge Leal Domingues (Moderador) e o Rev. Cón. José Manuel Pereira de Melo como Párocos in solidum de S. João Baptista de Figueira, no Arciprestado de Lamego, mantendo os restantes encargos pastorais.

- Nomear o Rev. Pe. José Filipe Ribeiro como Capelão das Irmãs Dominicanas Contemplativas da Sagrada Eucaristia, dispensando-o da paroquialidade de S. João Baptista de Figueira, no Arciprestado de Lamego.

- Nomear o Rev. Pe. Ricardo Jorge da Silva Cardoso como Promotor de Justiça da Diocese de Lamego.

Lamego, 03 de Setembro de 2012, memória de S. Gregório Magno, Papa
Mons. Joaquim Dias Rebelo, Vigário Geral