segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Igreja da Ermida do Paiva: Colóquio reúne investigadore




A Câmara Municipal de Castro Daire e o Instituto de Artes e Ofícios, nas pessoas do Arq. João Correia e do Prof. Mário Ferreira, promoveram, no passado dia 26 de Novembro um colóquio sobre a Ermida do Paiva, uma das Igrejas mais antigas da Diocese de Lamego.
Como pano de fundo e fio condutor, a forte possibilidade que a Igreja da Ermida é um dos poucos, se não o único, vestígio ainda visível da presença da Ordem Premonstratense em território português.
A Ordem Premonstratense foi fundada por São Norberto em 1121 no vale de Premontré, diocese de Laon, em França. Os “cónegos regulares de Prémontré contribuíram significativamente ao desenvolvimento e à vida da Igreja, sobretudo na Europa na tarda idade média.
Ao final da manhã do dia 26 de Novembro, o Sr. D. António Couto celebrou a Eucaristia na Igreja da Ermida, concelebrada pelo Sr. Vigário Geral da Diocese de Lamego, Mons. Joaquim Dias Rebelo, e por vários sacerdotes da Diocese. Esteve, ainda, presente o Fr. Terrence Lauerman, O. Praem., um dos maiores especialistas da presença da Ordem Premonstratense na Península Ibérica.
Na homilia, o Sr. D. António realçou a importância da fé dos simples e dos humildes que dão vida aos edifícios de pedra, e são sinal da presença do Amor de Deus no meio dos homens.
A Santa Missa foi animada pelo Coro da Paróquia de S. Pedro de Castro Daire e contou com a presença de várias autoridades civis e culturais.
Ao início da tarde, decorreu o Colóquio no Auditório Municipal de Castro Daire. O Sr. Presidente da Câmara, Sr. Fernando Carneiro, teve uma palavra de abertura, realçando a importância do património religioso dentro do espaço de Castro Daire.
Seguiu-se a intervenção de Fr. Terrence que, nalguns minutos, esboçou, em traços largos, a origem e a história da Ordem Premonstratense na Península Ibérica, e a sua possível relação com a Igreja da Ermida do Paiva.
A intervenção seguinte foi a da Eng. Fátima Morgado Parente, subordinado ao tema "Contributo do ADN na investigação arqueológica", na qual realçou como, através da análise do ADN resultante das escavações arqueológicas se podem obter resultados muito interessantes sobre a história de um determinado local.
O Eng. Carlos Beloto, do Instituto de Artes e Ofícios, abordou o tema "A importância das réplicas na difusão do património", centrando-se a sua intervenção na réplica do Báculo do séc. XII e da Mitra do séc. XIII do Abade da Ermida, cujos originais se encontram na exposição permanente do Museu de Arte Antiga. Estas réplicas ficarão expostas numa Exposição em Castro Daire, inaugurada no final do Colóquio.
A intervenção conclusiva coube ao Prof. Mário Ferreira, impulsionador do Colóquio que, depois de vários agradecimentos, fez o ponto de situação da investigação sobre a Ermida do Paiva.