segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Votos


D. António Couto presente na homenagem ao Pe. José Vieira, Sacerdote Comboniano


O Sr. D. António José da Rocha Couto, Bispo da Diocese de Lamego, deslocou-se, neste Domingo, dia 23 de Dezembro, à Paróquia de Cinfães que homenageou o Sr. Pe. José Vieira, Missionário Comboniano atualmente a trabalhar no Sudão do Sul.
Ao início da homilia que pronunciou, o Sr. D. António começou por manifestar o seu " profundo apreço pelo trabalho de quem se dedica à evangelização", e expressando a certeza que o Pe. José Vieira "não troca o seu trabalho evangelizador por nada deste mundo".
Mas, que trabalho é esse? Recorrendo à mensagem final do último Sínodo de Bispos, o Prelado de Lamego definiu-o como "mostrar Jesus ao mundo". E  continuou: «Nós estamos a dever, ao mundo, Jesus. E, por isso, devemos entregar Jesus ao mundo sem estratégias, sem burocracias e sem diplomacias. E quando entregamos Jesus ao mundo, entregamos a luz do mundo, respondemos àquelas pessoas que vêem ter connosco como foram ter  com os discípulos de Jesus à Sua procura. Elas não vêm à procura de teorias". E prosseguiu com um desafio: «É Jesus que as pessoas querem ver e então a nossa vida tem de ser completamente transparente para podermos mostrar Jesus em todos os momentos da nossa vida.»

Posteriormente, comentando as leituras do IV Domingo do Tempo de Advento, o Sr. D. António apontou Isabel e Maria como modelos de escuta: «. Ela e Maria foram mulheres que escutaram. Todos nós devemos ser ouvidores, só ouvidores, não das vozearias que andam por aí, mas da Palavra, da única Palavra que pode chegar à minha vida e pode transformar a minha vida. É o que diz aqui Isabel: Logo que a tua palavra bateu nos meus ouvidos, o menino exultou, dançou de alegria no meu ventre. Isabel ficou completamente exposta à novidade trazida por essa feliz anunciadora que é Maria.» E, a partir da Palavra de Deus, deixou um convite: «Estamos à beira do Natal. Temos a música dos Anjos, a música dos Pastores, a música de Maria, a música do Menino que vem ter connosco. Sejamos, amigos, grandes escutadores, também com coração.»
Já no final da sua homilia, o Sr. Bispo renovou o convite missionário: «Não podemos ficar descansados por termos um missionário, dois ou três. Só poderemos ficar descansados quando nós formos todos missionários, longe e perto. Há aqui tanta missão a fazer, há tanta alegria a levar, como Maria, que vai visitar a sua prima Isabel para lhe anunciar a notícia que é Jesus. Como Miqueias, esse vidente de olhar cristalino que, à distância de séculos, contemplou o Natal do Senhor. Não deixemos de levar esse Menino Jesus, que as pessoas querem, a todos aqueles que O esperam.»
A Eucaristia contou, também, com a presença do Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo emérito de Lamego, dos sacerdotes do Arciprestado de Cinfães e vários Missionários Combonianos, para além dos familiares e amigos do Pe. José Vieira.
No final da Eucaristia, o Sr. Pe. José Vieira deu um simples e tocante testemunho do seu trabalho missionário, resumindo a sua missão dizendo que era «missionário por vocação, sacerdote por ordenação e jornalista por profissão".
A ele, bem como a toda a Família Comboniana a Diocese de Lamego exprime os mais fervorosos votos de um fecundo trabalho missionário, com um renovado ardor.

Dados biográficos

No início da Eucaristia, o Sr. Pe. Francisco Marques, Pároco de S. João Batista de Cinfães referiu os dados biográficos mais salientes do Pe. José Vieira: nascido em Cinfães, a 4 de Fevereiro de 1960, foi ali que fez a sua caminhada cristã, depois de ter recebido o Sacramento do Batismo. Com apenas 12 anos, conheceu os Missionários Combonianos, que despertaram nele o desejo de ser Sacerdote. Recebeu a ordenação sacerdotal na Igreja Matriz de Cinfães a 19 de Julho de 1987, tendo depois exercido o seu ministério na dinamização missionaria, passando por países como a Etiópia, o México e, desde há vários anos, pelo Sudão do Sul, e dedicando os seus esforços a espalhar o Evangelho através do jornalismo. Foi, ainda, colaborador e responsável pelas revistas Audácia e Além Mar.

Sr. D. António Couto na homenagem ao Pe. José Vieira, Missionário Comboniano