quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

D. António Couto: «A Paz é um desafio imenso e intenso»

Ao final da tarde do primeiro dia do ano, o Sr. D. António José da Rocha Couto, Bispo de Lamego e Presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, na tradicional homilia na Missa de Ano Novo, fez um premente apelo à Paz: «A Paz permanece, portanto, para nós um desafio imenso e intenso, dado que os índices de ódio, de intolerância, de corrupção, de desrespeito e de ganância são cada vez mais elevados motivando uma exploração desenfreada e irresponsável da bondade e da beleza do nosso planeta, decorrendo daí um aumento preocupante dos pobres e deslocados da terra e uma degradação cada vez mais acentuada do ambiente desta casa comum da humanidade.» 

No seu modo de ver, «é notório que cresce cada vez mais uma sociedade indiferente, insensível, demente, dormente e anestesiada, sem amor nem dor nem alegria, simplesmente adormecida no divã dos seus egoísmos, ideologias e comodismos!» Nesse sentido, o Bispo de Lamego afirma que «o serviço da Paz deve envolver-nos a todos e reclamar de todos, todos os dias, as nossas melhores energias. O serviço da Paz é um apelo permanente à nossa sabedoria, responsabilidade e pedagogia. O respeito e o amor mútuos cultivam-se, aprendem-se, praticam-se e ensinam-se. Têm de estar bem acesos no nosso humano coração.» 

No momento em que vivemos uma profunda crise de valores, o Prelado lamecense referiu a necessidade de todos procurarem uma justiça social digna e humanizadora: «Não pode ser esquecido, e tem de ser promovido, um verdadeiro clima de justiça social, para que todos os seres humanos se possam sentir irmãos e sujeito de dignidade na família, no trabalho, na escola, em toda a parte. Todas as instituições humanas, da família, à política, à justiça, à escola, à religião, têm a sua razão de ser no serviço desinteressado e apaixonado que prestam em prol da dignificação de cada ser humano.» 

Texto completo da homilia
Álbum fotográfico