quinta-feira, 16 de julho de 2009
Os padres não se regem pela popularidade
O bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho, considerou que os padres "não são embaixadores de popularidade, sempre sedutora e facilmente conseguida". Ainda que a mensagem cristã possa "incomodar os destinatários", os sacerdotes não estão autorizados "a mudar a belo prazer a verdade" que lhes foi confiada para ser guardada e transmitida.
Durante a homilia da missa do último Sábado, em que foram ordenados dois presbíteros, o prelado sublinhou que a exigência de fidelidade dos sacerdotes se deve ao facto de terem sido escolhidos para serem "santos e irrepreensíveis", na tarefa de modelar todas as realidades do mundo segundo o projecto de Cristo.
Para o bispo de Lamego, estas ordenações, além de serem a maior dádiva divina concedida à diocese durante o Ano Sacerdotal, constituem uma oportunidade para se reflectir no projecto que Deus tem para a humanidade, bem como na dimensão sobrenatural inerente à identidade de todos os padres, a qual ultrapassa "infinitamente a nossa limitação e fragilidade de criaturas".
Uma das vertentes mais acentuadas por D. Jacinto Botelho foi a necessidade de os sacerdotes estarem unidos a Cristo através de uma relação intensa e permanente.
Citando Bento XVI, o vogal da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios lembrou que "a oração é a primeira obrigação, o verdadeiro caminho de santificação dos sacerdotes, a alma da autêntica ‘pastoral vocacional'". Neste sentido, exortou os novos presbíteros a mergulharem, "através duma vida de piedade exigente e profunda, na torrente do sobrenatural", pois só desta forma se consegue transmitir "a alegria e a riqueza do Evangelho".
A eficácia da difusão da mensagem cristã não passa, em primeiro lugar, pela inteligência ou pela simpatia de quem anuncia, mas pelo "despojamento" e por uma "vontade generosa e desprendida de servir".
Depois de criticar uma "certa mentalidade surgida depois do Concílio Vaticano II que defendia que a prioridade da missão do sacerdote deveria ser em primeiro lugar a construção duma sociedade diferente", D. Jacinto Botelho afirmou que a palavra e o sacramento são as "colunas fundamentais" da missão desempenhada pelos padres.
Rui Martins, in Agência Ecclesia
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário