segunda-feira, 19 de julho de 2010

Convívio Sacerdotal da Diocese de Lamego

P. André Pereira celebra Missa Nova em S. Joaninho

S. Joaninho, no concelho de Castro Daire, vestiu-se de festa para celebrar a Missa Nova do P. André Pereira. Marcaram presença 26 sacerdotes, alguns deles da Diocese de Viseu, amigos e condiscípulos do P. André.

A Eucaristia teve início pelas 16h, e foi animada pelo Grupo Coral de Castro Daire, acompanhado ao órgão por Marcos Mendes.

No início da Missa, o P. Vítor Rosa deu as boas vindas ao P. André e desejou-lhe os mais abundantes frutos no exercício do seu ministério. A homilia foi proferida pelo P. António Silva Mendes, também ele natural de S. Joaninho, e primo do novo sacerdote, que referiu que, nos últimos 53 anos, celebraram a sua Missa Nova naquela freguesia 3 sacerdotes da mesma família: o P. André, o P. António Silva Mendes e D. Manuel António, actual Bispo de S. Tomé e Príncipe.

No final da Eucaristia, o P. André agradeceu áqueles que o marcaram ao longo da sua vida, na sua formação humana, espiritual e sacerdotal. Uma referência especial mereceram o Sr. António e a Prof. Ana Maria, pais do novo sacerdote.

O Sr. Presidente da Câmara de Castro Daire também marcou presença e ofereceu ao P. André uma pequena lembrança em nome do concelho ao qual preside.

Depois da Missa, foi possível saudar o P. André. O convívio continuou depois da celebração, com o lanche a ser servido na casa de família do novo sacerdote de S. Joaninho.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

P. José Filipe celebra em Nespereira a Missa Nova

Há 65 anos que a Paróquia de Nespereira não celebrava a Missa Nova de um dos seus conterrâneos. Por isso, foi com grande alegria que, na tarde do dia 11 de Julho, a Paróquia do concelho de Cinfães se engalanou para o acontecimento.

O Pároco, P. José Augusto, e a população da freguesia não pouparam esforços para que tudo decorresse da melhor maneira. Por volta das 17h, o novo sacerdote, acompanhado dos seus condiscípulos, do Pároco, de cerca de três dezenas de sacerdotes e dois diáconos, fez o percurso entre a residência paroquial e o espaço onde foi montado o palco para a Eucaristia. Nesse percurso, as pessoas estenderam um lindíssimo tapete de flores.

No início da Missa, o P. José Augusto deu as boas vindas a todos os presentes e salientou a importância do momento que se estava a viver para a Paróquia que, desde o saudoso P. Vieira, não celebrava a Missa Nova de um sacerdote.

Na homilia, o P. José Filipe, comentando as leituras do dia, referiu-se à importância da Eucaristia na vida, não só do sacerdote, mas de todos os cristãos. Advertiu ainda todos os presentes sobre a necessidade que cada cristão tem de viver a caridade para com o próximo, como Cristo a viveu com cada um de nós.
No ofertório solene da Eucaristia, além dos dons necessários à celebração, foram ainda oferecidos ao novo sacerdote um conjunto de presentes, não só por parte da Paróquia, mas também por parte da Junta de Freguesia, dos Bombeiros, do Rancho Etnográfico de Nespereira e das várias associações presentes e operantes na freguesia. Também os sacerdotes do Arciprestado de Cinfães presentearam o novo sacerdote com dois livros.

Antes de terminar a Eucaristia, e depois dos agradecimentos do P. José Augusto Cardoso, o P. José Justino Lopes, anterior Pároco de Nespereira, recordou ao P. José Filipe que, no dia 11 de Julho, se celebra a festa litúrgica de S. Bento, padroeiro da Europa, e desafiou os jovens de Nespereira a seguirem o seu exemplo de doação a Deus e à Igreja.

Por fim, o P. José Filipe fez os seus agradecimentos, seguindo-se, depois da Santa Missa, o momento de beijar as mãos ao novo sacerdote de Nespereira.

O coro, que brilhantemente animou a Eucaristia, era formado por membros do grupo coral de Nespereira e do Coral Etnográfico de Cinfães.

O convívio continuou depois da Eucaristia, com o lanche servido no Adro da Igreja Paroquial de Nespereira, onde o P. José Filipe foi baptizado.