quinta-feira, 22 de março de 2012

D. António Couto na comunhão pascal da Escopal

A Escola Profissional de Lamego - Centro Diocesano de Promoção Social (Escopal) celebrou, no passado dia 20 de Março, a Comunhão Pascal, reunindo professores, alunos, funcionários e contou com a presença do Sr. D. António Couto, Bispo de Lamego.

O programa incluiu, ao início da manhã, a celebração da Via Sacra. Em seguida, todos se deslocaram à Igreja Paroquial de Lalim, onde, pelas 11h30, teve início a Eucaristia, à qual presidiu o Prelado lamecense, e foi concelebrada pelo Mons. Joaquim Rebelo, Vigário Geral,  por vários sacerdotes responsáveis pela instituição ou que ali leccionam e pelo Pároco de Lalim.

Seguiu-se o almoço na Quinta do Portal do Chão, que também pertence à Escopal e, da parte da tarde, houve momentos recreativos e culturais.

A Escopal é um dos principais centros educativos de Lamego que, desde há mais de 20 anos, trabalha por proporcionar um ensino de qualidade aos jovens que ali estudam, nas mais variadas disciplinas.

Mais informação em: Site da Escopal e Escopal no Facebook

terça-feira, 20 de março de 2012

Seminário Maior de Lamego festeja S. José


Na Solenidade de S. José, o Seminário Maior de Lamego abriu as suas portas a todos aqueles que quiseram marcar presença na festa daquela instituição, no ano em que celebra o cinquentenário da construção do actual edifício.

Presentes estiveram, para além do Sr. Bispo da Diocese, D. António Couto, também o Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo emérito de Lamego e o Sr. D. António Rafael, Bispo emérito de Bragança-Miranda; os Srs. Bispos de Vila Real, D. Amândio Tomás; de Aveiro, D. António Francisco; e da Guarda, D. Manuel Felício.

A ocasião contou, ainda, com a presença de Sua Excelência D. Rino Passigato, Núncio Apostólico de Sua Santidade em Portugal.

Por volta das 09h30 começaram a chegar os convidados, familiares e amigos dos seminaristas, sócios da ASEL e sacerdotes da Diocese de Lamego e de outras Dioceses que quiseram marcar presença.

Pouco depois das 10h00, o Rev. P. Paulo Alves, Reitor do Seminário Maior, deu as boas vindas a todas as pessoas e, pouco depois, deu-se início à apresentação do livro "Nova Evangelização, um desafio contra a indiferença", da autoria de Rino Fisichella, editado, em Portugal, pela Paulus. A apresentação do livro esteve a cargo do Sr. D. António Couto que, foi percorrendo os vários temas e capítulos da obra, até concluir: «O Livro é acessível a todos. Oportuno para este tempo em que a Igreja prepara o Sínodo sobre “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”. Ajuda a despertar a consciência cristã contra todas as indiferenças paralisantes.»

Seguiu-se a conferência do Sr. D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro, subordinada ao tema: “Família e Seminário: novos contextos, desafios e caminhos”. Partindo da sua experiência e recorrendo frequentemente a memórias relacionadas com o Seminário de Lamego, onde teve a seu cargo várias funções educativas ao longo de alguns anos, o Sr. D. António Francisco alertou para a necessidade de a família ser novamente um foco de vocações para os mais jovens.

Por volta do meio dia, teve início a Eucaristia, presidida por Sr. D. Rino Passigato, Núncio Apostólico, concelebrada pelos Bispos e sacerdotes presentes, perante uma assembleia bastante numerosa. Na sua homilia, depois das saudações, o Sr. Núncio meditou sobre a figura ímpar de S. José, e propos aos seminaristas presentes, não só de Lamego, mas também de outras Dioceses, algumas passagens da Carta que Bento XVI escreveu aos seminaristas a 18 de Outubro de 2010.

Depois do convívio do almoço, seguiu-se uma sessão de canto lírico, proporcionado por professores e uma antiga aluna do curso de Música do Instituto Piaget, de Viseu.

As comemorações terminaram com uma breve e simples celebração mariana, presidida pelo Sr. P. Paulo Alves, Reitor do Seminário.