quarta-feira, 8 de julho de 2009

Encontro dos Secretariados Diocesanos das Migrações - Segundo Dia

No primeiro dia do Encontro dos Secretariados Diocesanos das Migrações, o dia iniciou com a Eucaristia, presidida por D. Manuel Quintas, Bispo do Algarve, e membro da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana da Conferência Episcopal Portuguesa.

Da parte da manhã, o tema tratado foi "Fundamentar a nossa acção Pastoral», em duas dimensões: a dimensão bíblica, tratada pelo Fr. João Duarte Lourenço, ofm, e a dimensão Catequética, abordada pelo Pe. Paulo Malícia, do Patriarcado de Lisboa. O moderador deste primeiro painel foi o Pe. Abílio Manuel Ferreira de Araújo.

Depois de um breve intervalo, seguiu-se uma Conferência palestrada pelo Sr. Pe. Valentim Gonçalves pela Irmã Júlia Barroso, subordinada ao tema «O Tráfico de seres humanos em Portugal».

Da parte da tarde, foi tratado o tema: "Como investir para qualificar a resposta de forma que não frustre as expectativas dos imigrantes»
"O papel da Igreja" foi exposto por D. António Vitalino, Presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana e Bispo de Beja. A moderação esteve a cargo de Maria Teresa Chaves.

Na segunda parte da tarde, realizou-se uma Mesa Redonda, moderada pelo Dr. Paulo Rocha, na qual participaram o Pe. António Estevinho, da Diocese de Bragança-Miranda, a Dra. Ana Maria Ferreira, da RTP, o Sr. Henrique Neto, jornalista da Rádio Renascença e o Pe. António Rego, Director da Agència Ecclesia. O tema da Mesa Redonda foi: «O papel dos Média na Integração dos Migrantes e na divulgação das questões ligadas às Migrações».

Algumas fotos da Mesa Redonda:



Sem comentários:

Enviar um comentário