segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Escola Profissional de Lamego celebra 20 anos

Para celebrar o seu 25.º aniversário, a Escola Profissional de Lamego (Escopal) promoveu uma festa no dia 26 de Outubro, associando à celebração a Escola de Formação Social de Lamego (Esfosol), a funcionar em Lalim, com um programa variado, que ainda englobou aulas, depois uma Eucaristia na Sé Catedral, um almoço para Professores, Alunos e Convidados e outras actividades.

A Eucaristia foi presidida pelo Senhor D. Jacinto, Bispo da Diocese, concelebrada por oito Sacerdotes, entre os quais o Director da Escola e do Centro Diocesano de Promoção Social, P.e Dr. Joaquim Proença Dionísio.
Os alunos encheram a Sé e participaram activamente na Liturgia, através do Grupo Coral, formado por alunos da ESCOPAL e da ESFOSOL, e a sua presença atenta e consciente do acto que se realizava.

O Senhor Bispo na sua homilia aliou a palavra de Deus à festa celebrada, sublinhando a atitude dos que estavam na sinagoga onde se realizou o milagre narrado por S. Lucas: o entusiasmo da multidão, do povo presente e a atitude crítica dos fariseus, sempre prontos a criticar Jesus pelo lado negativo. Pôs em destaque as figura do fundador, Mons. Ilídio Fernandes, a alma-mãe desta instituição.

O mesmo destaque foi dado pelo Director, aliando a esta figura de Sacerdote outras duas, D. Mariazinha Morgado e Prof. Osório, que tiveram uma acção preponderante no desenvolvimento do projecto inicial.

Nas instalações da Escola foi servido um almoço aos Professores, Alunos e Convidados, a que se associaram Dirigentes da DREN, que, mais tarde, haviam de usar da palavra para falar das Actividades Escolares na ESCOPAL. Houve actividades recreativas, a que todos puderam assistir, após o que foi apresentado um livro da ESCOPAL, que merecerá uma outra referência na próxima semana.

O encerramento foi feito com as palavras do nosso Bispo e uma surpresa: um bolo de aniversário, a comemorar vinte e cinco e a pedir outros tantos e os mais que a obra vai viver, pela vontade de Deus e pela acção dos seus Directores, Responsáveis, Professores e, claro, os seus Alunos, pois sem estes não haveria nenhuma Escola.

Mons. Armando Ribeiro, in Voz de Lamego, 2009.10.27

Sem comentários:

Enviar um comentário