quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Assembleia Geral do Clero da Diocese de Lamego

No passado dia 5 de Outubro, o presbitério da Diocese de Lamego reuniu-se em Assembleia, presidida pelo Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese, no Seminário Maior, em Lamego, no qual participaram 65 sacerdotes.

O encontro iniciou com a recitação da Hora Intermédia. Como comentário à leitura, o sr. Bispo, citando a Homilia que Bento XVI tinha proferido nas Vésperas com Sacerdotes e Consagrados na Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, no dia 12 de Maio deste ano, animou os presentes a serem "solícitos uns pelos outros", procurando viver fraternalmente o ministério.

Depois de terminada a oração inicial, a intervenção inicial ficou a cargo do Sr. D. Jacinto que procurou ilustrar qual o propósito do movimento de renovação da pastoral promovido pela Conferência Episcopal Portuguesa, e no qual se deve também inserir a Diocese de Lamego. O projecto "Repensar juntos a Pastoral da Igreja em Portugal" foi brevemente exposto pelo Sr. Bispo que, depois, acrescentou que, uma vez que completou 75 anos de idade no passado dia 11 de Setembro, já tinha escrito ao Santo Padre uma carta a pedir um sucessor, tal como previsto no Código de Direito Canónico. Afirmou ainda ter escrito essa carta no passado dia 15 de Agosto, dia em que completava 52 anos de sacerdócio.
Em seguida, o P. Adriano Cardoso, a partir de alguns textos que ele tinha previamente escolhido, passou a referir alguns aspectos que, na sua opinião e a partir da sua experiência, podiam enquadrar este projecto no qual deve intervir toda a Diocese de repensamento e renovamento da pastoral.
Ao final da manhã, e já depois de um breve intervalo, foi a vez de o Sr. Cón. José Manuel Pereira Melo, Director do Secretariado Diocesano da Educação Cristã, ilustrar detalhadamente em que é que consiste o projecto "Repensar juntos a Pastoral da Igreja em Portugal", delineando prazos e o que se pretende com este projecto.

Seguiu-se o almoço e alguns momentos de convívio, proporcionados pelo P. Marcos Alvim, o P. Abel Pires, o P. Manuel Pinto Moura e o Mons. José Guedes.

Sem comentários:

Enviar um comentário